terça-feira, 29 de setembro de 2009

Livro: DE AMOR E DE SOMBRA

Olá.
Hoje volto a falar de livro. E o momento não poderia ser mais oportuno.
Nesses dias convulsos, a crise em Honduras acabou resultando em uma ditadura de fato. Todos sabemos: um governo que de repente derruba o presidente em exercício, suspende as liberdades individuais e censura a imprensa só pode ser uma ditadura, certo? Pois é o que está havendo em Honduras, segundo o noticiário: uma ditadura!

sábado, 26 de setembro de 2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As Histórias em Quadrinhos no Brasil - 5a. Parte

Olá.
Dando continuidade à minha pesquisa sobre a história das HQ no Brasil, os anos 90, época de dificuldades em seu início e de retomada no seu fim.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

As Histórias em Quadrinhos no Brasil - 4a. Parte

Olá.
Dando continuidade à série que resgata a memória das HQ nacionais, os anos 80, um dos mais movimentados da produção nacional.

sábado, 19 de setembro de 2009

Livro: A DUPLA SERTANOJO

Olá.
20 de setembro é a data magna dos gaúchos: é quando comemoramos, junto com a Revolução Farroupilha, o nosso orgulho por essa terra e por nossas tradições.
Estou interrompendo momentaneamente a série sobre a História dos Quadrinhos no Brasil para falar de livro. Com o 20 de Setembro, nada é mais apropriado.
Muitos costumam gozar dos cartunistas gaúchos, que fazem questão de se dizerem gaúchos e cartunistas. Ainda mais aqueles que desenvolvem temáticas gauchescas.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

As Histórias em Quadrinhos no Brasil - 2a. Parte

Olá.
Hoje estou feliz, mais do que feliz: depois de três tentativas, consegui tirar a minha carteira de habilitação! Agora estou legalmente apto a dirigir automóveis!
E, como estou feliz, hoje vou postar a segunda parte da minha História das Histórias em Quadrinhos no Brasil, trazendo a segunda parte: os anos 50 e 60.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

As histórias em Quadrinhos no Brasil - 1a. Parte

Olá.
Durante a semana que passou, tive alguns problemas com minha internet. Mas agora, resolvidos todos os contratempos, começo a divulgar o meu mais ambicioso trabalho.
Em 2008, comecei a publicar a minha versão da História das Histórias em Quadrinhos. E daí, até o mês passado, me dedicava mais em editá-lo, acrescentando novas informações. Há tempos eu estava devendo a história dos Quadrinhos no Brasil.
Yes, nós temos HQ, sim! E agora, vocês conhecerão essa história!
HISTÓRIA DOS QUADRINHOS NO BRASIL, pesquisa de Rafael Grasel. Na primeira parte: do século XIX aos fim dos anos 40.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tempestade de idéias 4

Olá.
Há pouco mais de um mês, eu escrevi aqui no blog um artigo no qual justificava os motivos pelos quais não tinha ainda uma conta no twitter.
Pois é... tentei resistir ao inevitável. E no fim, recebo um convite de um amigo para integrar a tal rede dos 140 caracteres. E entrei.
Geralmente, eu só entro nessas coisas a convite... e vamos ver agora se dá certo.
Bem, já tenho conta no Orkut, no Hi5, no Facebook e agora no Twitter. Está bem.
Quem quiser, acesse: http://twitter.com/rafaelgrasel.
Não foi com muito entusiasmo... mas ainda bem que tenho o blog para as idéias mais longas... hehehe!

sábado, 5 de setembro de 2009

Livro: TOMATES VERDES FRITOS

Olá.
Faz algum tempo que não falo de livros aqui no blog. Pois hoje eu volto trazendo uma belíssima obra.
Todos vocês já devem ter ouvido falar do filme Tomates Verdes Fritos, dirigido em 1991 por Jon Avnet. Um drama muito sensível e delicioso. Pois recentemente vi as duas mídias: o filme e o livro no qual o filme se baseia, escrito por Fannie Flagg em 1987. No Brasil, o livro foi publicado pela editora Globo. Aliás, o nome completo do livro é TOMATES VERDES FRITOS NO CAFÉ DA PARADA DO APITO.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

LULUTEEN 4: A Redenção!

Olá.
Esta semana, chegou às bancas de todo Brasil o número 4 da revista Luluzinha Teen, o controverso projeto da Pixel Media que tranforma a clássica personagem em adolescente.
O mote dessa nova fase, tramada por Renato Fagundes e o estúdio Labareda Design, totalmente produzida no Brasil, é a aventura e o suspense. E é realmente o que acontece. O presente volume traz a conclusão da 1a. temporada da série. E com muitos sustos e emoções.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Novo cabeçalho! ou ESTÚDIO RAFELIPE: 1 ANO NO AR!

Olá!
Hoje é um dia especial para este singelo blog que começou como uma forma de combinar diversão com uma maneira de divulgar meus desenhos na web.
Hoje, o Estúdio Rafelipe faz 1 ano no ar! Uau!
Um aninho de plena atividade! E com gás para continuar por muito tempo!