quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Duas vezes Laerte, sempre Laerte

Olá.
Ser autor de histórias em quadrinhos no Brasil é muito complicado - não pela arte em si, mas pelo reconhecimento do público. O problema do brasileiro é que ele é dado a desconfiar dos próprios conterrâneos. Mesmo quando os artistas brasileiros fazem quadrinhos de qualidade, capazes de fazer frente aos melhores quadrinhos estrangeiros.
Existem, é claro, os quadrinhistas que não se rendem, continuam produzindo apesar das vicissitudes, porque acreditam na sua arte. E que não se impõem às exigências do mercado.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Letícia em: como comer pipoca no ar - parte 2

Olá.
Dando continuidade à série de tiras interligadas que formam uma historinha da Letícia, a segunda parte da saga da pipoca.
Comecei essa série sem nenhuma pretensão, pois se fosse publicada em algum jornal, nem sei se ia sair na íntegra, quanto mais for aceita, sabem como é. Mas é que, já que eu comecei, tenho de terminar. Não gosto de deixar as coisas incompletas.

sábado, 24 de outubro de 2009

Letícia em: como comer pipoca no ar - parte 1

Olá.
Aos leitores de Letícia: vocês já devem ter reparado.
Atualmente, estou postando um arco de tiras da Letícia no Quadritiras (http://www.quadritiras.com.br/). Mas aqui, no Estúdio Rafelipe, o arco está muito deslocado. Também, por causa da grande variedade de assuntos abordada no blog... cada um exige um desenho apropriado, diferente. Com isso, o público não percebeu que há tiras de Letícia que formam uma história, quando juntas. Uma espécie de novela seriada. Algo que não sei por que me ocorreu de fazer...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Letícia desenhista

Olá.
Estou de volta neste fim de semana, novamente postando conforme o avisado no último post!
Bem, eu percebi, vendo as tiras de Letícia, que há um pequeno descompasso entre as tiras publicadas no blog e as publicadas no site Quadritiras (http://www.quadritiras.com.br/). Inclusive, postei lá um arco de tiras que não foi anteriormente publicado no Estúdio Rafelipe: o arco da Letícia desenhista. Nesse pequeno e singelo arco de tiras, Letícia mete-se a desenhar tiras.

domingo, 18 de outubro de 2009

Pequeno aviso

Olá.
Aos que estão chegando agora, vocês já devem ter reparado que o layout do blog foi aperfeiçoado.
Agora, além das atualizações do meu twitter que podem ser lidos abaixo, os posts contém marcadores para facilitar o acesso aos tópicos anteriores e relacionados. Levei quase duas horas para aplicar os marcadores em cada post, até porque eu até então não sabia que era assim que funcionava. Mas tudo bem. Postando e aprendendo.

sábado, 17 de outubro de 2009

Anime: SEXFRIEND

AVISO: a postagem a seguir e o anime resenhado não são recomendáveis a menores de 18 anos. Fique avisado.
Olá.
Ultimamente, no blog, tenho resenhado muitos animes hentai. Antes que me linchem por causa disso, eu uso meu direito de resposta: eu só resenho, dou minha opinião crítica sobre esse tipo de anime, coisa que na Internet é difícil de se achar. Ainda mais tratando-se dos desenhos animados eróticos japoneses. Os sites para baixar são inúmeros, mas falta alguém para dizer com o que o internauta desavisado está lidando quando entra nessa de baixar animes.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Mestre McCay

Olá.
Hoje o Estúdio Rafelipe será mais cultura. Porque hoje vocês vão presenciar o que é desenho animado bom mesmo.
Este filme é um dos primeiros trabalhos de animação produzidos por ninguém menos do que Winsor McCay, o criador da célebre série de HQ Little Nemo in Slumberland. Este filme foi encontrado - é claro! - no YouTube.
Este curta-metragem, de 1911, mostra uma história curiosa. McCay, então cartunista do jornal New York Herald, apostou com os amigos que faria suas criações ganharem movimento. Ou seja, produziria um desenho animado com seus personagens. É preciso lembrar que, na época, o cinema de animação ainda estava engatinhando. Não havia computador: os desenhos eram feitos um por um e depois fotografados pela câmera de cinema em forma de película.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jessé

Olá.
Já faz algum tempo que não atualizo o blog. É porque comecei a trabalhar como professor. É!
Como ainda não sei como vai ser daqui por diante, ainda não posso dizer com que frequência farei as atualizações no blog. Aguardem novas notícias.
Por enquanto, vou recomendar a vocês mais um blog. O blog do Jessé.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Livro: LYTHANDE

Olá.
Hoje, vou falar de livro. Faz algum tempo que não falo de livros, né...
Bem, mas vou falar de um dos meus livros favoritos.
Há algum tempo atrás, meu primo me ensinou, junto com amigos dele, a jogar RPG (Role-Playing Game). Jogo que eu aprecio, inclusive, pela possibilidade de criar-se um personagem e jogar com ele, interagindo com um mundo especialmente criado para aventuras. Quem é do ramo sabe que os cenários medievais, cheios de magia, são os preferenciais desse tipo de jogo. Sabe, os cenários tipo Senhor dos Anéis.