quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mensagem de fim de ano

Olá.
Aos leitores do blog, antes de tudo, um aviso: a partir do momento em que escrevo, até o início de janeiro do ano que entrará, o blog entrará em recesso. Motivo: férias.
Na volta, conto como foi.
Agora, a mensagem de fim de ano do Estúdio Rafelipe.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PAGANDO O PATO

Olá.
Hoje, para o post valer a pena, vou falar de quadrinhos.
Bem, como todo mundo sabe, a tradição natalina da ceia de Natal é o peru. Mas hoje, só para contrariar, vou falar de pato (é conhecida a piada: o pato fica frustrado no Natal porque não é o mais importante da festa: afinal, o peru é que é servido na ceia e a missa é do galo...).
Não. Não é o pato que vocês estão pensando. Não o da roupinha de marinheiro (o Donald). Não o pato preto e reclamão (o Patolino). Este pato é brasileiro. E, para falar a verdade, nem ao menos é a estrela desta HQ.
Trata-se de O PATO, tira criada em 1968 por Cecília Whitaker Vicente de Azevedo Alves Pinto, a Ciça. Nascida em São Paulo (mas que já residiu até em Nova York), é jornalista, cartunista e escritora, autora de livros, entre poesias, quadrinhos e livros infanto-juvenis (ela é autora de uma famosa coletânea de trava-línguas).

sábado, 19 de dezembro de 2009

As dilíças da discuberta do amor

Olá.
Hoje, por uma absoluta falta do que fazer, resolvi publicar no blog algumas piadinhas meio safadinhas. De vez em quando é bom, né? E todo mundo que tem blog faz isso de vez em quando. Por que não eu?
Acho que hoje eu quebro a cara. Vou perder leitores. Das outras vezes que publiquei material impróprio para menores no blog, sempre penso que vou quebrar a cara, perder leitores. Porém, como não recebi ainda nenhum comentário negativo a respeito de tudo o que faço, né...
O momento, o Natal, não é dos mais apropriados.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Livro: NA PRAIA DA FERRUGEM

Olá.
Pelo segundo dia consecutivo, falo de livro.
E este é mais um livro infanto-juvenil, sobre adolescentes. Lidando, é claro, com angústias da adolescência. Ou melhor, neste caso, da pré-adolescência.
Estou falando de NA PRAIA DA FERRUGEM, escrito por Marcelo Carneiro da Cunha, autor infanto-juvenil gaúcho conhecido pela trilogia Duda - composta por Codinome Duda, Duda 2 - A Missão e Duda 3 - A Ressurreição. NA PRAIA DA FERRUGEM foi publicado pela coleção Amarração, da editora Mercado Aberto, em 1988.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Livro: ÉRICA E SEUS CAMINHOS DE AMOR

Olá.
Hoje, volto a falar de livro.
Bem, este livro, no entanto, não é um dos melhores que já li. Mesmo assim, lida sobre um dos meus temas literários favoritos: o bildungsroman (romance de formação), os romances que lidam com o crescimento físico e emocional dos personagens.
ÉRICA E SEUS CAMINHOS DE AMOR, de Lúcia Pimentel Góes, é um bom exemplo de bildungsroman. Trata justamente do crescimento físico e emocional da personagem principal. Esta edição é de 2005, pela editora Paulus. Ilustrações de Andréia Rezende.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Let's groove nightsy!

Olá.
Estou de volta. Esta semana pareceu ter sido tão longa quanto a anterior...
Também, uma maratona de provas que estou aplicando neste fim de ano...
Bem, mas estou aqui, e hoje trazendo mais uma vez minhas homenagens ao Nights Yoru, do Nightsy the Comics (http://www.nightsy.com/).

sábado, 5 de dezembro de 2009

A GARRA CINZENTA - nossa primeira HQ de terror

Olá.
Hoje, vou falar de um clássico dos quadrinhos brasileiros.
Muito já se falou nos dias de hoje dessa história. Vou então me juntar à lista...
Vou falar de A GARRA CINZENTA, considerado por muitos especialistas a primeira HQ de terror do Brasil, antes mesmo de o gênero explodir por aqui em meados dos anos 50.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Livro: A LOUCURA DOS REIS

Olá.
Ultimamente o reino das celebridades não está sendo pródigo em boas notícias. Muitas personalidades faleceram recentemente: Leila Lopes, Lombardi, Herbert Richers... E, aqui na região do mundo onde vivo, uma personalidade faleceu. O ex-prefeito de Vacaria, Marcos Palombini, foi sepultado no mesmo dia em que escrevo (olha a data antes do título). Um dos mais conhecidos prefeitos da cidade, o que teria trazido a cultura da maçã para cá - Vacaria é a segunda maior cidade produtora de maçã do Brasil, sabiam?
Já que falamos de ex-prefeito, falaremos agora de poder. E, já que falamos de poder, vou falar de livro, agora.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Troca de favores favoráveis

Olá.
Sentiram minha falta?
Faz um tempo que não escrevo, mesmo. Mas agora, estou de volta!
E hoje vou divulgar um site.