terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ALMANAQUE SHOUJO MANGÁ

Olá.
Há algum tempo, deixo exarcebar o quanto sou fã de mangás e animes japoneses. O estilo de desenho japonês se tornou muito popular nos anos 90 e nos anos 2000.
O que mais chama a atenção na produção japonesa é a diversidade. Apesar de existir uma espécie de traço "standard", ou seja, os personagens precisam ter "obrigatoriamente" olhos grandes e traços caucasianos, vários tipos de histórias podem ser contadas. Existem mangás para todos os tipos de público: desde o mais popular, o shounen ou mangá para garotos, até o gekigá, de temática mais adulta, passando pelo mangá shoujo, destinado (primordialmente) ao público feminino.
Bem, não que eu goste de comprar mangás, mesmo. Eu sou meio seletivo com o que costumo comprar, afinal a diversidade de títulos é beeem grande, e, além disso, nem me interesso muito em comprar tudo o que vejo em mangá: às vezes,é um título do qual nem sei do que se trata. Uma boa constatação do que eu afirmo está na imensa quantidade de mangás shoujo recentemente nas bancas: títulos como Marmalade Boy, Kare First Love, Honey & Clover, Kare Kano, Sunadokei, Colégio Ouran Host Club, Colégio Feminino Bijinzaka, Nana, Full Moon Wo Sagashite... Muitos desses títulos eu nem compro, não por serem para garotas, mas por que nem sei do que se trata. Ou pelo menos não sabia até recentemente.
Informação é fundamental para adentrar no caudaloso e às vezes cheio de riscos mundo dos quadrinhos. Por isso, fãs de HQ não podem desprezar os livros teóricos, que além de informações preciosas, traz opiniões fundamentadas sobre a oitava arte.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

LULUTEEN especial - Depois do Crepúsculo

Olá.
Para concluir a série especial sobre a segunda temporada de LULUZINHA TEEN, vamos descer um pouco o pau.

LULUTEEN 8 - A escolha!

Olá.
No penúltimo capítulo da série especial sobre a segunda temporada de LULUZINHA TEEN, trazemos agora o número 8, lançado em janeiro de 2010.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

LULUTEEN 7 - o glamour!

Olá.
Continuando a série de postagens sobre a segunda temporada de LULUZINHA TEEN, trago agora o número 7, lançado em dezembro de 2009.

Strangers in the Nightsy...

Olá.
Interrompemos a série especial sobre Luluzinha Teen para um anúncio de efeméride, com o perdão da palavra...
Com o término do carnaval, finalmente as coisas começam a funcionar no Brasil. Sempre foi assim, infelizmente. Mas no terreno da internet, as notícias são boas: além da Chiquinha, do Chiqsland (http://chiqs.blog.uol.com.br/) ter atualizado sua página, outra pessoa tem atualizado seu blog, e com ótimas novidades - pelo menos para mim.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

LULUTEEN 6 - o enigma!

Olá.
Continuando a série sobre a segunda temporada de LULUZINHA TEEN, trazemos o número 6, lançado em novembro de 2009.

LULUTEEN 5 : o retorno!

Olá.
Hoje, vou falar novamente da série LULUZINHA TEEN.
Neste mês de fevereiro, a controversa série inicia sua terceira temporada. Mas vou falar é da segunda temporada, que eu não falei até agora. Porquê? Eu tinha parado de comprar a série após o quarto número. No entanto, voltei atrás agora em janeiro: comprei as cinco edições da segunda temporada de uma só vez. Cinco, sim: quatro da temporada normal, e um especial, "Depois do Crepúsculo", que foi lançado junto com o número 7. Foi bom que as edições de cada temporada permaneçam nas bancas até o final dela...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Trabalhitos de carnaval

Olá.
Já é tempo de carnaval. Mas não ligo. Descobri que não me dou muito bem com som alto, quanto mais com o carnaval. E, para dizer a verdade, nem me interessa ver o carnaval na televisão. Ver não é tão emocionante quanto participar.
Ah, mas não quer dizer que eu odeie o carnaval. Até porque já dei uma contribuição para esta festa há algum tempo atrás. E resgato essa contrinuição agora, de meus arquivos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SANDLAND - demônios, velhos e máquinas

Olá.
Hoje vou falar novamente de histórias em quadrinhos. Este eu comprei há algum tempo atrás em Santa Maria.
Trata-se de SANDLAND, um mangá de volume único, escrito e desenhado por ninguém menos que Akira Toriyama.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Estranho Caso de Robert Louis Stevenson

Olá.
Hoje, vou falar novamente de adaptações literárias para HQ.
Esta foi feita no exterior, e recentemente publicada no Brasil. Trata-se da adaptação literária de O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.
Antes, vou falar um pouco da obra em que a HQ se baseia.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Anime: BLADE OF THE IMMORTAL

Olá.
Hoje, para complementar a postagem que fiz sobre o magnífico mangá BLADE - A LÂMINA DO IMORTAL, vou falar do anime baseado na série.
Algum tempo atrás, lá pelo ano de 2007, li em umsite a notícia de que BLADE iria ser adaptado para o anime. Na verdade, não achava que BLADE pudesse ser transformado em anime. A arte de seu autor, Hiroaki Samura, é muito diferenciada. Como transformar em anime os desenhos de Samura, que mistura lápis e nanquim?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BLADE - A LÂMINA DO IMORTAL

Olá.
Enquanto ainda estou de férias, tenho tempo para ler e ver, mas não tenho aproveitado esse tempo tanto quanto deveria. Ah, mas deixe.
Hoje vou falar de mais um mangá espetacular.
Há algum tempo atrás, meu primo Luís Felipe resolveu me presentear com uma coleção de mangás. Dois boxes com sete revistas cada de uma verdadeira obra-prima dos mangás: BLADE - A LÂMINA DO IMORTAL.
Esse mangá, cujo nome original é Mugen no Juunin, foi criado em 1994, por Hiroaki Samura, e publicado na revista Afternoon, da editora Kodansha. Samura é um daqueles autores de mangá que nunca aparecem em fotos - avesso ao estrelato, ele recusa-se a ser fotografado ou aparecer em público. Até o momento, Samura está devendo o quinto e último arco da história. BLADE foi lançado no Brasil em 2004, pela editora Conrad, mas infelizmente a publicação foi interrompida na edição 38.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Passeio fotográfico por Vacaria by Rafael

Olá.
Já que estamos em época de Rodeio aqui em Vacaria, hoje vou fazer uma coisa ligeiramente diferente.
Hoje não vou postar desenho no blog. Em vez disso, vou postar uma série de fotos que eu fiz de alguns pontos da cidade, para um trabalho de faculdade. Uma espécie de passeio fotográfico por Vacaria, terra da maçã.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vacarianos e vacarianas

Olá.
No último sábado, dia 30 de janeiro, foi o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Mas aqui, em Vacaria, RS, foi o dia da abertura do XVIII Rodeio Internacional, o grande evento cartão-postal da cidade. O evento vai até 7 de fevereiro.
Não é segredo que Vacaria tem um dos maiores rodeios crioulos do RS. É a oportunidade em que nós, os vacarianos, podemos atrair muitos turistas, mostrar nossa cidade, divulgar ao mundo a tradição gaúcha.