domingo, 27 de junho de 2010

RAIO NEGRO E VELTA no. 2 - A Volta do Garra Cinzenta

Olá.
Na última postagem, falei sobre a primeira edição do crossover VELTA E RAIO NEGRO, promovido pelo quadrinhista paraibano Emir Ribeiro. Agora falarei do segundo número deste encontro.
RAIO NEGRO E VELTA número 2, assim como o número 1, foi publicado pela Editora Júpiter II, do perseverante José Salles - qual não foi minha surpresa, entretanto, ao descobrir que o Salles agora é seguidor deste humilde blog! Quando fui fazer mais um pedido de revistas a ele, resolvi também passar a ele um link para meu blog. E ele elogiou!
Desde já obrigado, Salles!

sábado, 26 de junho de 2010

VELTA E RAIO NEGRO - Dois Super Heróis

Olá.
Há alguns dias atrás, adquiri algumas revistas da editora Júpiter II, do lutador José Salles. Além de O Gaúcho, já comentado aqui, recebi também os dois números do crossover entre VELTA E RAIO NEGRO.
Neste momento, falarei do número 1 deste crossover interessante entre dois heróis brasileiros.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

HISTÓRIA DO LIXO

Pesquisa de Rafael Grasel.

Olá.
Hoje, nós vamos falar um pouco da história do lixo.
Vocês podem não acreditar, mas o lixo que produzimos diariamente em nossas residências e locais de trabalho, e que atualmente tem se constituído em um sério problema para o meio ambiente e para o ser humano, sim, tem uma história para ser contada. Na verdade, a história do lixo confunde-se com a história do ser humano. O lixo é uma das formas de como estudar a civilização humana, sabiam?


domingo, 20 de junho de 2010

O GAÚCHO de Júlio Shimamoto

Olá.
Depois de ver mais uma vitória sofrida mas ao mesmo tempo pouco empolgante da Seleção Brasileira de Futebol na Copa, vou resenhar mais uma HQ. Brasileira, já que o momento é oportuno.
É com muita satisfação que adquiri, dias atrás, a coleção completa, composta de quatro revistas, da série O GAÚCHO, a republicação feita pela editora Júpiter II da clássica série criada pelo mestre Júlio Shimamoto.

sábado, 19 de junho de 2010

TEMPOS DE GUERRA

Olá.
Hoje, volto a falar de quadrinhos.
Há alguns dias, quando eu estava esgravatando uma loja de revistas usadas daqui de Vacaria, me deparei com uma HQ da qual nunca tinha ouvido falar. Quando a folheei uma vez, achava que fosse um quadrinho europeu, publicado por uma editora menor. Mas qual não foi minha surpresa ao descobrir, mais tarde, que se tratava de uma HQ brasileira!
Trata-se de TEMPOS DE GUERRA, de José Duval. Esta graphic novel foi publicada em 1993, e foi escrita e desenhada por José Duval, com enredo de Luís de Abreu. Foi editada pela Editora Book.


domingo, 13 de junho de 2010

Livro: O CRIME DO PADRE SÓRIO

Olá.
Hoje, continuo a minha homenagem ao falecido professor Luís Eugênio Véscio. Ele foi sepultado hoje - porém, não pude comparecer ao velório por estar a quilômetros de distância de Silveira Martins, onde ele foi enterrado.
Em homenagem a ele, vou neste momento resenhar seu livro mais conhecido - O CRIME DO PADRE SÓRIO - Maçonaria e Igreja Católica no Rio Grande do Sul - 1893 - 1928.

sábado, 12 de junho de 2010

Nota de Falecimento: LUÍS EUGÊNIO VÉSCIO

Olá.
Hoje, vendo meus e-mails, recebi uma notícia que fez água nos planos que eu tinha para a postagem de hoje.
Neste dia 12 de junho, faleceu Luís Eugênio Véscio, professor do departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria. Segundo consta, faleceu devido a uma parada cárdio-respiratória em decorrência de complicações sofridas após cirurgia.
Bem, eu conheci Luís Eugênio Véscio. Tive aulas com ele na Faculdade de História da Universidade Federal de Santa Maria. Era um dos professores mais queridos da instituição.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começou a Copa do Mundo... e daí?

Olá.
O mundo inteiro, neste momento, está empolgado com o início de mais uma Copa do Mundo de futebol. Quer dizer, o mundo inteiro não.
Eu, por exemplo, não me encontro tão empolgado assim com essa Copa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O retorno do Cruzaltino

Olá.
Hoje, quando fui verificar os blogs de meus colegas desenhistas, tive uma surpresa.
Eu, meio que assim de brincadeira, após ver uma das piadas do blog As Aventuras de Cruzaltino (http://www.cruzaltino.blogspot.com/), resolvi refazer a história. Quer dizer, não com má intenção, mas é que eu pensei por um momento: "posso fazer bem melhor que isso".
Bem, eu fiz, tratei a tirinha do Teixeirão por Photoshop e enviei ao Henrique Dornelles, o roteirista das tiras do Cruzaltino. E não é que o Dornelles e a Greice Pozzatto (a desenhista da tira) gostaram, e acharam que ficou bem melhor que a original?

domingo, 6 de junho de 2010

Sobre os Quadrinhos

Olá.

"Cheguei, honestamente, à conclusão de que a História em Quadrinhos, em si, é uma forma de arte. Reflete a vida e o tempo com mais precisão e é mais artística do que a ilustração de revista, por ser inteiramente criativa. Um ilustrador trabalha com máquina fotográfica e modelos; um desenhista de história em quadrinhos começa com uma folha em branco e sonha inteiramente sua obra - ele, ao mesmo tempo, é roteirista de cinema, diretor, montador e ator".

sábado, 5 de junho de 2010

"Tá f(...), mas ainda há esperança"

Olá.
Hoje, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Dia de lembrar aos homens que eles não dominam a natureza, mas fazem parte dela. Que todo o mal que o homem fizer à natureza, mais tarde voltará contra ele.
Bem, é o que estamos vendo através das notícias do grande vazamento de petróleo no Golfo do México.