domingo, 29 de agosto de 2010

O ÙLTIMO MESTRE DO AR - enquanto não assistimos o filme...

Olá.
Como é de conhecimento de muita gente, o filme O ÚLTIMO MESTRE DO AR, escrita e dirigida por M. Night Shyamalan, estreou nos cinemas. Trata-se da adaptação cinematográfica de Avatar, a incrível série animada do canal Nickelodeon, já resenhada aqui no blog. (confira as matérias referentes ao desenho clicando no marcador "Avatar").
E, ao que parece, o filme não vai muito bem. De crítica. A crítica americana quase destruiu o filme, que pretensamente tenta resumir, em pouco mais de uma hora e meia, os 20 episódios da primeira temporada da série, o Livro 1 - Água. Ora, até eu não acreditei, visto a expectativa que eu tinha. Embora a bilheteria, até agora, esteja indo bem, é provável que o filme não tenha uma sequência.
Eu entendo o porquê do filme não ter ido assim tão bem. Quer dizer, eu ainda não assisti ao filme. Assistir como, se aqui em Vacaria não tem cinema?
Mas eu tenho uma base do que é o filme graças a outro material: os mangás.

sábado, 28 de agosto de 2010

POLICARPO QUARESMA de Laílson de Holanda Cavalcanti

Olá.
Hoje volto com mais quadrinhos. E é mais uma adaptação de obra literária para HQ, em moda hoje no Brasil. E a salvação para os artistas nacionais de HQ.
Hoje falarei de TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, de Lima Barreto.
DISPONÍVEIS NO MERCADO:
O livro mais conhecido de Lima Barreto, além de diversas edições por outras editoras, possui até o momento três adaptações para HQ - quatro, se houver uma adaptação anterior pela Edição Maravilhosa da EBAL ou pela Romance em Quadrinhos da RGE. Mas não tenho conhecimento se houve uma adaptação anterior às realizadas neste século XXI.
No mercado, estão disponíveis: a criticada adaptação feita por Ronaldo Antonelli e Francisco Vilachã, pela editora Escala Educacional; a elogiada adaptação de Flávio Braga e Edgar Vasques, pela editora Desiderata; e a que eu vou falar agora, feita por Laílson de Holanda Cavalcanti, pela Companhia Editora Nacional - IBEP.

domingo, 22 de agosto de 2010

ALMANAQUE DE QUADRINHOS!

Olá.
Continuando a série especial sobre Meteoro, hoje vamos mexer um pouco no passado, e recuperar um capítulo perdido da história das HQ nacionais.
Porque hoje vou falar do ALMANAQUE DE QUADRINHOS. Para entender bem este especial, precisamos voltar ao início da década de 2000.
No final da década dee 90, as HQ nacionais iniciavam uma retomada, quer dizer, os gibis produzidos no Brasil voltavam às bancas graças às iniciativas de editoras como a Trama (atual Talismã), a Opera Graphica e a Escala. A Trama/Talismã tinha uma linha de quadrinhos em estilo mangá, e com influência nos RPGs (Role-playing Games). Claro: pois a Trama era quem publicava a revista Dragão Brasil, a maior revista especializada em RPG daquela época, e de onde surgiu o maior sucesso não-infantil dos quadrinhos nacionais: Holy Avenger. (Por sinal, este é meu gibi favorito dentre os "mangás brasileiros").

sábado, 21 de agosto de 2010

ALMANAQUE METEORO

Olá.
Na segunda postagem da série especial sobre Meteoro, hoje falarei do ALMANAQUE METEORO.
Com dois números publicados até agora, ALMANAQUE METEORO, que sai pelo selo independente Guedes Manifesto (cujo logotipo imita o da Marvel Comics), foi lançado agora, em 2010. Foram dois números até o presente instante.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

METEORO COMICS - Guedes, Agora e Sempre!

Olá.
Hoje, tem início uma nova série de postagens interligadas aqui no blog. A bola da vez agora é um dos heróis mais conhecidos da geração independente de quadrinhos do Brasil: o Meteoro.

domingo, 15 de agosto de 2010

Com vocês, A TURMA DO GABI!

Olá.
Hoje, vou falar de quadrinhos - porém, esta é uma postagem recomendável às crianças. Porque hoje falarei de um quadrinho infantil muito conhecido.
O gênero infantil, hoje, está em decadência em todo o mundo - o perfil do leitor de HQ mudou, e o público hoje exige mais dos quadrinhistas. Querem qualidade acima de tudo. E as HQ deixaram de ser "coisa de criança" desde meados dos anos 60 do século XX.
Bem: no Brasil, o único gibi infantil expressivo que ainda faz sucesso nas bancas, todo mundo sabe, é a Turma da Mônica de Maurício de Souza. Longe se vai o tempo em que os leitores mirins tinha muito mais opções nas bancas: além da mônica, tínhamos Menino Maluquinho, Turma do Arrepio, os gibis mensais da Luluzinha e do Bolinha, Xuxa, Os Trapalhões, Sérgio Mallandro... enfim.
Bem, neste fim de década de 2000, a Turma do Arrepio foi relançada pela editora As Américas; a editora HQM lançou, por breve período, o gibi de Xaxado; mas continua reinando absoluta nas bancas a Mônica, nas versões infantil e jovem. Luluzinha, agora é Luluzinha Teen - e totalmente afastada do conceito original. Outros gibis infantis lançados recentemente não resistiram ao terceiro número.

sábado, 14 de agosto de 2010

OS LUSÍADAS de Fido Nesti

Olá.
Hoje, vou falar novamente de HQ. E de livro, também.
Como muitos sabem, hoje em dia se multiplicaram, aqui no Brasil, as adaptações de obras da literatura mundial para HQ. Esse filão explorado pelas editoras, além de atender às demandas do PNBE - Programa Nacional de Bibliotecas das Escolas do Ministério da Educação - a fim de possibilitar a utilização de HQs como reforço na educação, também tem representado uma tábua de salvação para artistas nacionais. Sim: como é muito difícil encontrar HQs brasileiras nas bancas, e as publicações independentes têm sido a melhor forma de artistas talentosos da nossa terra divulgarem seu trabalho, pelo menos podemos encontrar HQs brasileiras, de artistas brasileiros, nas livrarias, como literatura. Ou como um primeiro contato para os jovens conhecerem clássicos da literatura, que apesar de serem os mais recomendados nas escolas, não são muito palatáveis por causa da linguagem rebuscada dos autores - os escritores escreviam para o público adulto e culto, não para os jovens - no século XIX e início do século XX, por exemplo, a maior parte da população brasileira era analfabeta e dificilmente tinha acesso à educação de qualidade.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

BRIGADA DAS SELVAS

Olá.
No momento em que escrevo, ainda é Dia dos Pais. E hoje ajudei meu pai a fazer o churrasco de domingo - é o mínimo que eu podia fazer, como filho.
E, hoje, vou falar de quadrinhos. Não é lá muito apropriado, certamente, mas falarei.
Do novo pacote de quadrinhos que adquiri do persistente José Salles, da editora Júpiter II, hoje vou falar de BRIGADA DAS SELVAS, lançamento recente. E tive motivos para adquirir esse exemplar.
Antes de tudo, vamos falar um pouco do que se trata BRIGADA DAS SELVAS.

sábado, 7 de agosto de 2010

Livro: A FILHA DO FABRICANTE DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Olá.
Amanhã será um domingo, Dia dos Pais. E a data vem a calhar para eu hoje falar de livro.
O livro desta semana é um infanto-juvenil dos mais saborosos: A FILHA DO FABRICANTE DE FOGOS DE ARTIFÍCIO, de Philip Pullman.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

RAIO NEGRO 11

Olá.
Esta semana foi marcada, além do reinício das aulas, pela neve que caiu na Serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Vocês podem não acreditar, mas caiu neve em São José dos Ausentes, e eu presenciei! É pena que naquele momento eu não tinha uma máquina fotográfica decente para registrar o momento... buá! Mas foi legal presenciar neve depois de mais de dez anos!
Esta semana, também, acabo de receber um novo lote que adquiri de revistas da editora Júpiter 2, do sempre persistente José Salles.
Entre o lote, está a recém-lançada edição número 11 do gibi RAIO NEGRO.
Eis a resenha da edição: