domingo, 26 de setembro de 2010

Trabalho de colégio

Olá.
Hoje vou falar novamente de trabalho. Quer dizer, dos meus trabalhos.
Foi pedido a mim um novo trabalho de ilustração. E desta vez, quem solicitou que eu fizesse o desenho foi o local onde estou trabalhando atualmente: o Colégio Antônio Inácio Velho, de São José dos Ausentes, RS.

sábado, 25 de setembro de 2010

Um VULTO ronda a cidade...

Olá.
Hoje, volto a falar de quadrinhos. E de quadrinhos brasileiros.
Hoje vou falar de um super-herói do tipo que a gente anda precisando muito em nosso país.
Hoje vou falar de VULTO.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Segunda parcela de Teixeirão!

Olá.
Na última postagem, eu publiquei, para comemorar o dia 20 de setembro (dia do gaúcho), a primeira e a segunda partes do arco A Moto do Compadre, do meu personagem gaúcho, o Teixeirão.
Pois hoje vou trazer a terceira parte. Foi publicada na revista Quadrante X, do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria, RS, em maio de 2006. Na verdade, eu produzi A moto do compadre como uma série em duas partes; porém, eu li o material de novo, e resolvi produzir mais doze tiras para completar o ciclo, e complementar a "historinha" sobre um capricho de um dos compadres do Teixeirão.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Teixeirão de volta!

Olá.
Hoje é dia 20 de setembro, a data magna para os gaúchos: foi o dia em que, durante a chamada Revolução Farroupilha (1835-1845), foi proclamada a República Rio-Grandense. Apesar de ter sido um acontecimento de curtíssima duração, foi importante na história do Rio Grande do Sul: tentar estabelecer um governo republicano em um tempo em que o restante do país vivia sob uma monarquia.

domingo, 19 de setembro de 2010

O IMPEACHMENT de Geandré

Olá.
Hoje, vou falar mais uma vez de política. Através de cartuns. O clima é de eleições, só poderia ser.
Há algum tempo atrás, adquiri, num sebo daqui de Vacaria, uma raridade: uma revista de cartuns chamada O IMPEACHMENT. Só charges do artista gráfico Geandré.

QUEM?
Infelizmente, pouco se sabe sobre Geandré nos dias de hoje. Tudo o que consegui saber sobre esse artista é que ele editava uma revista de humor, a Ovelha Negra, entre os anos 80 e 90. Segundo informações, Geandré ainda participa de eventos cartunísticos pelo Brasil.


sábado, 18 de setembro de 2010

PIZZARIA BRASIL de Cláudio

Olá.
Como é de conhecimento de todo mundo, o ano de 2010, além de ser ano de censo, e ano de Copa do Mundo, é ano de eleições para Presidente da República, Governador de Estado, Senadores, Deputado Estadual e Deputado Federal.
E os tempos para a política parecem estar negros: há um descrédito nacional com relação aos políticos. Os brasileiros não estão dando muita confiança aos candidatos, depois de mais de um século de desencanto com a política. E o motivo não pode ser outro: corrupção, corrupção, corrupção. E também a impunidade. E a corrupção.
O pior: somos um povo que se acusa não ter memória. Reelegemos os mesmos, mantemos os mesmos políticos no poder, mesmo com tudo o que eles fizeram no passado. Oras, nós reelegemos o Fernando Collor senador! E o Sarney, hein?
Bem, não querendo desmerecer a política, amigos. E não vamos generalizar, pois existem (acreditem!) exemplos de políticos que fogem da imagem consagrada e se preocupam com o povo. E é sempre necessário reavivar a memória das pessoas, a fim de que eles não cometam erros - pelo menos desta vez.
Esta introdução nervosa, desabafo de brasileiro, é justamente para falar do livro de hoje: PIZZARIA BRASIL.

domingo, 12 de setembro de 2010

CAPOEIRA NEGRO, o herói que nós precisávamos!

Olá.
Hoje, voltando a falar da remessa de novos gibis que recebi da editora Júpiter II, do sempre ativo e visionário José Salles, hoje vou falar de um amigo meu.
Desde que entrei no Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., de Santa Maria, RS, estava, até 2008, acompanhando de perto o trabalho do desenhista Alex Cruz. Alex Sandro Cruz, além de um desenhista formidável, também é um excelente pai de família. Esse desenhista eu posso dizer: sou amigo dele, conheço-o pessoalmente.
Pois Alex Cruz, esse cara batalhador, criou e conseguiu consagrar, através da editora Júpiter II, o seu personagem, o CAPOEIRA NEGRO.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RAJADA, a loira fatal

Olá.
Na semana que passou, adquiri e recebi mais um pacote de revistas da prestigiosa Júpiter II, do sempre persistente José Salles - um dos poucos brasileiros que, pelo visto, acreditam nos quadrinhos nacionais.
Hoje, dessa remessa, vou começar falando de RAJADA.

domingo, 5 de setembro de 2010

MOBY DICK - do mar para o livro, do livro para HQ

Olá.
Hoje, vou falar de mais uma adaptação de obra literária para HQ.
Mas hoje, vamos de adaptação de obra estrangeira. Hoje vamos falar de MOBY DICK, de Herman Mellville.

sábado, 4 de setembro de 2010

WHO FIGHTER e O CORAÇÃO DAS TREVAS

Olá.
Hoje, passado o aniversário do blog, vou falar de mangá. Quadrinhos japoneses, mas publicados no Brasil.
A editora HQM (que publica o gibi de Xaxado) também entrou na onda de várias editoras em lançar mangás. Sob o selo HQMangá, a editora já lançou três: os brasileiros Vitral e O Príncipe do Best Seller (ambos produzidos pelo Futago Estúdio: o primeiro com texto e arte de Shirubana; e o segundo com texto e arte de Soni) e o japonês WHO FIGHTER E O CORAÇÃO DAS TREVAS, de Seiho Takizawa, do qual falo agora.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hoje mais uma vez é dia!

Olá.
Nesta linda noite de 3 de setembro de 2010, o Estúdio Rafelipe está completando dois anos de atividade! Encaminhando-se nesse momento para o Ano III!
Não com o sucesso que se espera de algo do gênero, já que este blog pretende reunir informação e diversão, e está sendo feito mais como um hobby. Mesmo assim, já obtenho algum reconhecimento na internet.
Bem, o importante é que este blog já está desde 2008 no ar, e sem sinais de que vai parar! Rumo à milésima postagem!