segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nota de falecimento: MOACYR SCLIAR

Olá.
Neste início de semana, estão acontecendo muitas coisas. Eu comecei um novo emprego de professor, desta vez como funcionário público municipal aprovado em concurso (algo que há muito minha família esperava); a festa do Oscar, que desta vez contou com uma disputa acirrada pelos melhores prêmios (mas alguém duvidava que a Natalie Portman fosse ganhar o Oscar de melhor atriz por Cisne Negro?). Porém, a semana também começa com tristeza: um de meus escritores favoritos, o gaúcho Moacyr Scliar, faleceu neste domingo, 27 de fevereiro de 2011, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) decorrente das complicações de uma cirurgia.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tempestade de Ideias 9

Olá.
Hoje, trago a vocês mais um descarrego de informações em uma única postagem. É a série Tempestade de Ideias.
Como uma pesquisa na internet mudou as ideias que eu tinha para a postagem de hoje, vai ser em forma de Tempestade de Ideias.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DIDI E LILI 6 - tudo tão estranho...

Olá.
Hoje reparei: a postagem que nesse momento está lendo é uma postagem palíndromo: é a de número 333! O número pode ser lido ao contrário que tem o mesmo sentido!
Bem. Hoje trago para vocês mais quadrinhos. E o controverso gibi DIDI E LILI GERAÇÃO MANGÁ chegou ao sexto número!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RAIO NEGRO no. 12

Olá.
Recentemente, recebi uma nova remessa de gibis da prestigiosa editora alternativa Júpiter II, comandada pelo incansável José Salles. Todas elas serão comentadas aos poucos.
E, incluído no pacote, recebi o décimo segundo número da coleção RAIO NEGRO, que traz ao público brasileiro a republicação das aventuras do personagem mais célebre do saudoso Gedeone Malagola.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Livro: LOBO-DO-MAR NO SUPERMERCADO

Olá.
Hoje, além de inaugurar no blog um novo gadget, o das postagens populares (e me sentindo meio constrangido de as postagens mais populares do Estúdio Rafelipe, nesses três anos, terem sido as dos animes hentai Bakunyuu Oyako e Super Sexy Andoroid Pinky), vou falar de livro.
Hoje, as novas gerações não conhecem a literatura do mar, ou seja, os livros que tratam de aventuras marítimas. Sejam elas as conhecidas histórias de piratas, navegadores heróicos, relatos fantásticos. O cinema ajudou a afundar a velha literatura do mar. Hoje, a moda literária do momento são os vampiros; mas houve um tempo em que faziam sucesso as aventuras de piratas heróicos - mesmo que essas aventuras se distanciem da realidade da pirataria, uma vida de combates cruéis, apreensões de navios, assassinatos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MUNDINHO ANIMAL

Olá.
Hoje, vou falar de uma agradável descoberta.
Depois de algum tempo lendo historinhas em quadrinhos insossas, encontro afinal algo que me faz abrir um merecido sorriso que evolui para o riso.
Trata-se desta coletânea: MUNDINHO ANIMAL, coletânea de algumas das melhores tiras de Arnaldo Branco.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Balanço da internet (ou dos blogs que acompanho)

Olá.
Hoje, como não tive assunto pronto para fazer uma postagem - nem livro lido, nem anime assistido, nem gibi adquirido - , hoje resolvi fazer um balanço da internet, ou seja, dos blogs que compõem meu blogroll.
Tenho reparado que muitos dos blogs que acompanho tem atualizações muito de vez em quando. Mas é preocupante se o espaço de tempo entre uma postagem e outra for grande - tipo, mais de um mês a mais de um ano. Afinal, um blogueiro também deve pensar nos seus leitores. Se montamos um blog, e este ganha fãs, o mínimo que podemos fazer é continuar correspondendo a esta atenção que estamos recebendo.
Eu tenho feito o possível para que o Estúdio Rafelipe e o Blog da Letícia não parem. Minha dificuldade, nesse momento, é arranjar tempo para desenhar - pois muito do meu tempo disponível está sendo tomado pelos meus dois sobrinhos, nestas férias.
Tá bom.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Livro: ENFIM SÓS!...

Olá.
Hoje, volto a falar de livro. E, pegando da minha estante, mais um livro da Série Diálogo, da editora Scipione.
O livro de hoje se chama ENFIM SÓS!..., escrito por Márcia Leite. Esta edição que vocês veem é de 1991 - é a primeira. Ilustrações (enigmáticas) de Mariângela Haddad.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Livro: MOLECAGEM

Olá.
Hoje vou falar de livro, e desta vez tirando o título de minha coleção particular. Geralmente, quando resenho livros, eu resenho os mais recentes que adquiri - e muitas vezes negligenciando o que está em minha estante.
Bem. Hoje vou começar a falar de uma coleção que foi marcante entre os leitores de literatura infanto-juvenil: a série Diálogo, da editora Scipione, cujos livros incitavam a reflexão para diversos temas de interesse geral.
Bem, o livro de hoje se chama MOLECAGEM, de Luiz Claudio Cardoso.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O início do ano

Olá.
Este início de 2011 não está sendo muito legal. O mundo está convulso com a semi-revolução que está ocorrendo no Egito. O estado do Rio de Janeiro ainda não se recuperou das enchentes em sua região serrana em janeiro. Ainda estamos ressentidos com o aumento do salário dos parlamentares. Enquanto isso, brigam para aumentar o nosso parco salário mínimo (grande diferença, R$ 545!). E a novela do Ronaldinho Gaúcho não terminou bem... para nós, os gaúchos. E agora, a notícia do barracão das Escolas de Samba do Rio de Janeiro incendiados, e de três Escolas de Samba afetadas.
E o carnaval este ano será em março. Dizem que o ano começa mesmo depois do carnaval. Logo, o verdadeiro início do ano foi adiado. Mas as aulas começarão bem antes (que bom!).

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Um blog inesperado!

Olá.
Quando fui olhar os comentários que recebi no Blog da Letícia (http://leticiaquadrinhos.blogspot.com/), acabei me deparando com mais um blog interessante.
Trata-se do Ely Santos Music, da Elisangela Santos. Como o nome diz, trata-se de um blog sobre música, trazendo clipes e letras de canções interessantes, antigas e modernas.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O mundo "encantado" do circo

Olá.
Semana passada, mais precisamente no sábado, fiz uma coisa que há muito tempo eu não fazia: fui ao circo.
É: um circo chegou à cidade. E minha mãe e eu resolvemos ir, já que agora temos carro e não precisamos depender de carona para ir e vir. E de carro podemos ir para onde quiser à noite.
Foram eu, minha mãe, minha tia, minha irmã e meu sobrinho mais velho.
Já faz pouco mais de dez anos que eu não ia a um circo. Foi um momento único - mas não muito satisfatório.
Aqui no Estado do Rio Grande do Sul, a lei não permite que se façam apresentações circenses com animais. Logo, o elenco do circo era humano. Palhaços, malabaristas, equilibristas e até um globo da morte. Ajudantes de palco com trajes um tanto sumários.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

História dos Quadrinhos no Brasil - 2a. edição - parte final

Olá.
Hoje, concluo a publicação da 2a. edição, revista e ampliada, da minha História dos Quadrinhos no Brasil.
Além de novas informações e ilustrações, tudo atualizado até o final de 2010, agora esta edição vem com a bibliografia, relacionando as fontes utilizadas para elaborar esse trabalho, tanto literárias quanto da internet.
Hoje, para mandar tudo para os ares de uma vez, as décadas de 90 e 2000.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

História dos Quadrinhos no Brasil - 2a. Edição - parte 3

Olá.
Hoje, continuando a minha História dos Quadrinhos no Brasil, edição revista e ampliada, trago para vocês as décadas de 70 e 80 - e mostrando para os que não sabiam que aqui no Brasil tínhamos uma indústria de HQ própria que nossa produção foi bem movimentada - e resumí-la em algumas poucas palavras, apesar de ser mais econômico e conciso, parece mais uma calúnia.