segunda-feira, 27 de junho de 2011

CAPITÃO MACNAMARA - Faroeste Bleeekt!

Olá.

Hoje, volto a falar de quadrinhos - e, com essa, mando para os ares a última remessa de revistas novas adquiridas da editora Júpiter 2, do insistente José Salles.

No entanto, este quadrinho mostra que nem tudo o que a Júpiter 2 publica tem alta qualidade. Alguns caras por aí não apenas se contentam em criticar o quadrinho brasileiro, mas também esculacham-no. CAPITÃO MACNAMARA E A INVASÃO EXTRATERRESTRE, a HQ em questão, infelizmente, é uma das séries que dão razão aos detratores da nossa nona arte.

Que me perdoe o José Salles, mas CAPITÃO MACNAMARA é, possivelmente, o pior material já produzido pela editora. Vou explicar.

domingo, 26 de junho de 2011

Filme: MOONWALKER - long live to Jacko!

Olá.

Neste mês, precisamente no dia 25 de junho, faz dois anos que perdemos o rei do pop, Michael Jackson.

E, justamente hoje, atrasado, por conta de algumas coisas que aconteceram, resolvi postar uma homenagem a este artista (tenho de postar, afinal neste blog há um marcador que diz "Michael Jackson": clicando nele, acessam-se os outros posts que fazem referência a ele). São fatos que ajudaram a mudar o rumo dos planos que eu tinha para hoje.

Devido a uma oportunidade que tive, hoje então vou falar de um dos produtos mais icônicos da carreira de Michael Jackson: o filme MOONWALKER.

sábado, 25 de junho de 2011

VELTA E MIRZA - duas gostosonas

Olá.

Hoje, embora o feriado seja religioso, vou falar de um quadrinho profano.
Quando leio alguma opinião sobre quadrinhos brasileiros, acabo constatando: o brasileiro ainda não sabe valorizar nosso material. É o que Nelson Rodrigues chamou de "síndrome de vira-lata", a tendência de achar que tudo o que vem de fora é melhor que o material local.

Esse sentimento ainda está arraigado no nosso povo. Nos consideramos inferiores que os estrangeiros, e, enquanto continuarmos nessa síndrome de vira-lata, enquanto não olharmos para dentro e vermos a qualidade de nosso material, aí sim, seremos sempre inferiores. E parece ainda que o brasileiro QUER ser inferior.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Laerçon J. Santos, o Sr. Boca Suja

Olá.
Da nova leva de gibis que adquiri da editora Júpiter 2, do sempre persistente José Salles, recebi mais duas muito interessantes – uma delas foi obtida com muita sorte.
Quem costuma estar ligado nos meios alternativos dos quadrinhos brasileiros – comprando fanzines, por exemplo – já deve ter ouvido falar de Laerçon J. Santos, ou simplesmente Laerçon.
Ele é desenhista e escritor marginal, como muitos artistas gráficos do nosso país. Marginal, claro, no bom sentido. Ele é editor, desde o final dos anos 90 do século XX, do zine Boca Suja. Esse zine é uma miscelânea de quadrinhos e textos underground (ou udigrudi, como conhecemos). Foi no Boca Suja onde Laerçon lançou alguns de seus personagens mais conhecidos.

domingo, 19 de junho de 2011

VULTO - ENCHENTES - brutal ironia do destino

Olá.
Da nova leva de revistas que recentemente adquiri da editora Júpiter 2, do teimoso José Salles, um deles é de um personagem conhecido do público alternativo.
Sim: nesse momento, o VULTO, o herói criado pelo mineiro Wellington Santos, chega ao seu quinto número!
Lembrando: o Vulto, criado em 1990 por Well (como o autor é conhecido), foi publicado pela primeira vez em um gibi lançado pelo autor em 2005. Em 2007, o herói ganha um gibi pela editora Júpiter 2, com três números lançados até agora. As edições não são numeradas, mas têm títulos. Enquanto o quinto VULTO não saía, Well também colaborou com ilustrações e capas para as revistas da Júpiter 2.
VULTO – ENCHENTES, lançado no início de junho de 2011, é diferente das demais edições lançadas, em termos artísticos. Mas peraí, vamos por partes.

sábado, 18 de junho de 2011

ALMANAQUE METEORO 3 - Voo alto e terraplanagem

Olá.
Recentemente, adquiri uma nova leva de revistas, todas do meio alternativo brasileiro, que é o que mais se mantém ativo apesar das vicissitudes.
O gibi de hoje é um dos mais esperados. Estou falando do ALMANAQUE METEORO NÚMERO 3!!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

DBRIDE - A História do lobisomem com alma de carpa

Olá.


Da leva de livros e revistas que adquiri recentemente, na minha última viagem a Santa Maria, vou falar de mais um volume.

Recentemente, escrevi alguns posts sobre algumas das primeiras obras escritas por Marcelo Cassaro, um dos maiores roteiristas de HQ que o Brasil já teve (se não for O maior). Pois hoje, além da obra em questão, vou retratar uma de suas parceiras mais fiéis: Érica Awano.

Isso porque a HQ de hoje, brasileiríssima, foi feita pela dupla: DBRIDE - A NOIVA DO DRAGÃO.

sábado, 11 de junho de 2011

Dia dos namorados à moda gaudéria

Olá.

Dia 12 de junho é o Dia dos Namorados.

Para os casais apaixonados que acompanham este blog, eis uma ilustração especial para essa data, estrelada pelo casal Teixeirão e Liriana.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PENÁPOLIS - o mundo segundo as galinhas

Olá.

Hoje, devido a alguns eventos que alteraram meus planos para esta noite, resolvi escrever no meu blog. E hoje trago a vocês mais um livro adquirido em Santa Maria, RS, por ocasião da Feira do Livro.

Tal como Xirú Lautério e os Centauros, esta publicação nem recente é. Porém, impressiona até hoje pela vivacidade e pela atualidade.

Estou falando de PENÁPOLIS - O MUNDO, SEGUNDO AS GALINHAS, de Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio.

domingo, 5 de junho de 2011

XIRU LAUTÉRIO E OS CENTAUROS - aviões, mitologia grega e gaúchos baguais

Olá.
Hoje, volto a falar de quadrinhos gaúchos.
Na minha última viagem a Santa Maria, trouxe um novo lote de revistas e de livros. Entre eles, um gibi lançado há algum tempo atrás, e por um velho colega do grupo Quadrinhos S. A., o meu amigo Jorge Ubiratã Lopes, o Byrata.
Trata-se da edição especial XIRU LAUTÉRIO E OS CENTAUROS.

sábado, 4 de junho de 2011

Luluzinha voltou - e agora não está só!!!

Olá.

O mês de junho entrou trazendo boas novidades.

Nas bancas de todo o Brasil, nesta semana, chegou o terceiro número da revista LULUZINHA clássica!