domingo, 31 de julho de 2011

Animação: QUEEN'S BLADE - parte 1

Olá.
Hoje, volto a falar de anime. E já faz algum tempo que eu queria falar desse anime, mas só recentemente voltei a assisti-lo.
A produção japonesa da qual vou falar hoje é uma das mais polêmicas dos últimos tempos, por isso é bom fazer algumas considerações iniciais antes de partir para a análise.
Em primeiro lugar, é bom apontar algumas diferenças entre o hentai, ou pornográfico, e o ecchi, ou quase-hentai. Isso porque esse anime costuma ser classificado como hentai por alguns sites, quando na verdade é um ecchi, ou “mostruário de calcinhas”, como eu gosto de chamar.
O ecchi e o hentai são estilos dirigidos primordialmente ao público adulto masculino. No ecchi há muita nudez e seminudez feminina, além das pródigas poses sensuais e “constrangedoras”. Por algum motivo, os japoneses gostam disso, seja o que as tais garotas estão fazendo nas HQ, nas telas ou nos livros. Já o hentai contém tudo isso, mas acrescido de sexo explícito e closes genitais. Entenderam?
Bem. O anime em questão se chama QUEEN’S BLADE. E ele é um ecchi – e dos mais safados já produzidos. Mas alguns sites e blogs insistem em classificar esse anime como um hentai. Tá, tá certo que as personagens são quase todas mulheres gostosas, usam trajes, digamos assim, sumários, e esses mesmos trajes são destruídos ou rasgados em combate, deixando os seios delas à mostra – e “otras cositas más” – porém esse anime não pode ser classificado como hentai porque NÃO CONTÉM SEXO EXPLÍCITO. Mas chega muito perto de ter, é claro.
Bem. Agora, o anime.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Filme: O SEGREDO DOS ANIMAIS

Olá.

Hoje, volto a falar de filme.

Já faz algum tempo que eu queria falar desse filme, mas estava faltando oportunidade. Trata-se de um dos filmes de animação mais divertidos que eu já assisti, embora seja um filme em computação gráfica - técnica mais que banalizada hoje em dia, e que traz resultados variáveis.

Geralmente, os longas-metragens de animação 3D costumam trazer personagens divertidos, tramas elaboradas e humor inteligente, o que compensa o trabalho dos animadores. E os estúdios que mais tem obtido bons resultados com a animação 3D são a Pixar - atualmentebraço artístico da Disney, responsável por filmes como Carros, Procurando Nemo, etc. - e a Dreamworks - da franquia Shrek. Mas há empresas dispostas a fazer concorrência com essas duas, e concorrência à altura.

É o caso da Nickelodeon Movies, braço do conglomerado Nickelodeon. É desse estúdio que saiu o filme do qual vou falar: O SEGREDO DOS ANIMAIS.

domingo, 24 de julho de 2011

Nota de falecimento: AMY WINEHOUSE

Olá.

No último sábado, dia 23 de julho, uma notícia pegou o mundo de surpresa, após os atentados na Noruega: a cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres.

sábado, 23 de julho de 2011

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, de Moya e Sganzerla

Olá.
Hoje, trago a vocês uma descoberta que fiz dia desses no Youtube.
Trata-se de um raro curta-metragem de documentário, sobre Histórias em Quadrinhos. Aliás, o nome do documentário é bem esse mesmo: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
Este mini-documentário foi produzido em 1969, por Álvaro de Moya e Rogério Sganzerla.
Os cinéfilos brasileiros conhecem Rogério Sganzerla como um dos maiores expoentes do cinema marginal brasileiro - seu filme mais conhecido é O Bandido da Luz Vermelha, de 1968.
Já Álvaro de Moya é conhecido pelos quadrinhófilos brasileiros. É um dos maiores pesquisadores e especialistas sobre HQ do Brasil e do mundo. E sua importância vai além disso.

domingo, 17 de julho de 2011

PRIVATE SCHOOL - militares e estudantes, ambos idiotas

Olá.

Lembrei, dia desses, de uma aula da faculdade, na qual o saudoso professor Luís Eugênio Véscio tinha dito, a seus alunos, que não há gente mais idiota que os militares. É opinião dele, claro, visto que, quando os militares assumiram o poder de muitos países, os governos deles não foram o que chamaríamos de "exemplar". Vide Pinochet, Médici, Rafael Videla...

Bem. O assunto de hoje é quadrinhos, meu bem. É que eu lembrei dessa afirmativa quando li o quadrinho do qual vou falar hoje: PRIVATE SCHOOL.

sábado, 16 de julho de 2011

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Teixeirão inédito - 2

Olá.
Continuando o negócio com o Henrique Madeira, as novas tiras do Teixeirão estarão sendo publicadas no Estúdio Rafelipe. no blog do Cruzaltino e no Quadritiras, quase que simultaneamente, às quintas-feiras.
Clique na tira acima para ampliar, aliás.
Fica o recado, então: às quintas feiras, Teixeirão inédito!
Até mais!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Anime: IKKITOUSEN XTREME XECUTOR

Olá.
Já faz mais de um ano, eu resenhei, aqui no blog, a série japonesa IKKITOUSEN (conhecida nos EUA como Battle Vixens). Representante dos animes ecchi (ou “quase-hentai”), essa série, baseada no mangá de Yuji Shiozaki (publicada desde 2000, totalizando até este momento 17 volumes), compreende uma franquia, que neste momento soma quatro séries.
A primeira, de 2003, foi produzida pelo estúdio JCStaff – Genco, com direção de Takashi Watanabe.
A partir da segunda série, Ikkitousen Dragon Destiny (2007), quem assume a produção da série animada é o Estúdio ARMS, especializado em animes “mostruário de calcinhas”. Quem dirigiu a segunda série foi Koichi Ohata, que também dirigiu a terceira série da franquia, Ikkitousen Great Guardians (2008).
Pois, em 2010, meio que de surpresa (não estava previsto no final da série anterior), o Estúdio ARMS lança a quarta série da franquia, IKKITOUSEN XTREME XECUTOR (a grafia é assim mesmo, embora também se possa escrever Extreme Executor). Também sob a direção de Ohata, que desta vez também assume os roteiros.

sábado, 9 de julho de 2011

ALMANAQUE DA LULUZINHA - mas de novo!!!

Olá.
Aproximam-se as férias de inverno aqui no Brasil. E eis que, sem aviso, uma nova revista chega às bancas.
Para quem chegou agora, a Pixel Media, selo da editora Ediouro, trouxe de volta as histórias clássicas de Luluzinha e do Bolinha. Nesse momento, cada um deles tem a sua própria revista, tal como nos anos 90 do século XX.
Bem, até aí nada de especial, quem acompanha este blog sabe dessas revistas, publicadas concomitantemente à versão adolescente da personagem. Mas, além das edições número 4 de Luluzinha clássica e número 2 de Bolinha clássico, a Pixel largou nas bancas uma edição extra: o ALMANAQUE DA LULUZINHA E DO BOLINHA!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Negócio bagual!

Olá.
Hoje, venho anunciar a vocês uma novidade. É com relação ao meu personagem, o Teixeirão.

O Henrique Madeira, do blog do Cruzaltino, me fez uma proposta, há algum tempo atrás, para retomar o Teixeirão em tiras inéditas. Já faz algum tempo, mas só agora é que estive em condições de levar essa proposta adiante.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

THAIS PINA - Atendendo a pedidos...

Olá.

Hoje, tenho uma surpresa para alguns dos leitores deste blog.

É algo que não pude fazer antes por alguns problemas que tive por esses dias. Mas agora, que consegui resolver um pouco desses problemas e fazer a fila andar, posso atender alguns pedidos que me fizeram por esses dias.

sábado, 2 de julho de 2011

Luluzinha, Bolinha e... Letícia!!!

Olá.

Nesta semana que passou, chegaram às bancas duas novas revistas: o quarto número de LULUZINHA Clássica e o segundo de BOLINHA clássico.

Para quem chegou agora, os dois gibis estão sendo lançados pela editora Pixel Media - selo do grupo Ediouro - que, numa iniciativa louvável, está republicando, junto com a versão adolescente da clássica personagem, as histórias da personagem criança, tais como escritas e desenhadas pela dupla de ouro estadunidense, John Stanley e Irving Tripp, que cuidaram dos gibis dos persoagens criados por Marjorie Henderson Buell.