sábado, 30 de junho de 2012

Filme: MONSIEUR N.

Olá.

Hoje, vou falar de filme. Faz tempo que não falo de filme.
Este filme não é muito conhecido, mas está disponível em DVD no Brasil. Pode não ser apreciado por todos, pois se trata de um filme épico, com fato histórico verídico como pano de fundo – mas sem grandes garantias de fidelidade histórica. E, além disso, é com uma figura histórica que já foi retratada mais de uma vez no cinema.
Este filme pode ser encontrado sob dois títulos: MONSIEUR N., o nome original, ou o esdrúxulo (porém não destituído de sentido) nome dado pela distribuidora brasileira, NAPOLEÃO – A ÚLTIMA BATALHA DO IMPERADOR. Vamos chamar este filme, aqui, pelo nome original.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Luluzinha e Bolinha - edição especial surpresa!

Olá.
Continua no Brasil a republicação das histórias clássicas da Luluzinha pela Pixel Media.
Ainda não chegaram novas edições do gibi, mas a editora - como todos sabem, selo da Ediouro - largou nas bancas, de surpresa, uma edição especial de Luluzinha e Bolinha.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Teixeirão - e avisos!

Olá.
Hoje é quinta-feira, dia de Teixeirão no Estúdio Rafelipe, no blog do Cruzaltino e no Quadritiras.
E continua o arco sobre a cuspida do primeiro mate. Este arco vai ter mais de vinte tiras! Eu não aprendo mesmo: enquanto vou desenhando, novas ideias vão surgindo para tiras relacionadas àquela; e, no fim, só paro com o arco quando já tiver sido encerradas todas as possibilidades de piadas que um tema oferece.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Livro: O MÁGICO DE OZ

Olá.

Hoje, volto a falar de livro. E, desta vez, trago um livro clássico. E infantil, ainda por cima.
Para começar, este clássico é bastante conhecido desde sua publicação em 1900. Ganhou uma memorável adaptação para o cinema. Está sintonizado com as concepções pedagógicas da época em que foi escrito.
Hoje então vou falar de O MÁGICO DE OZ, de Lyman Frank Baum.

domingo, 17 de junho de 2012

VIDEO JACK - O videota mais esperto do mundo

Olá.
Hoje, vou falar mais uma vez de quadrinhos. Desta vez, vai ser de uma série bastante antiga, publicada há mais de vinte anos, nos EUA e no Brasil.
Lançada nos anos 80, esta série tinha tudo para ser uma HQ inovadora, tal como foi Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, e o Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons. Mas, hoje, ela parece datada, ultrapassada, clichê e, por isso, nunca foi republicada por aqui.
Estou falando de VIDEO JACK.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Livro: O MUNDO DE DISNEY

Olá.

Hoje, vou falar de livro.
Este livro é um pouco antigo, foi lançado há mais de dez anos atrás. Mas se tem uma coisa que aprendi nesta vida é que, por mais velho e datado que possa ser um livro, ele ainda pode servir para alguma coisa. E não falo de usá-lo como apoio para um móvel capenga da sala. Falo que uma informação que conste em um livro desatualizado pode ser útil para pesquisas ou simplesmente para recortar as imagens.
Bão. Como eu disse, este livro foi lançado há mais de dez anos, mas ainda pode ser facilmente encontrado nas bancas de descontos de lojas e sebos. Estou falando de O MUNDO DE DISNEY, de Álvaro de Moya.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mais Luluzinha e Bolinha

Olá.
Chega mais um mês. E a Pixel Media, selo do grupo Ediouro (vocês já sabem disso há tempos) nos garante mais uma edição dos gibis LULUZINHA e BOLINHA clássicos!
Nas edições deste mês, fica cada vez mais evidente a variedade de estilos dos artistas que trabalharam na série desde que os personagens criados por Marjorie H. Buell, a Marge, foi parar nos gibis em 1945.
Destaques deste mês nas revistas:

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Teixeirão...

Olá.
Hoje é Quinta-feira, dia de Corpus Christi.
Mesmo assim, também é dia de Teixeirão, no Estúdio Rafelipe. no blog do Cruzaltino e no Quadritiras.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Novos números dos gibis da Abril!

Olá.
Na semana que passou, chegaram às bancas novos números das novas revistas infantis da Editora Abril. Nesse momento, UFFO - Uma Família Fora de Órbita, Garoto Vivo na Villa Cemitério e Gemini 8 estão na quarta edição. Se a aceitação do público aos novos gibis - brasileiros, frise-se - é boa, isso eu não sei dizer. Mas, com a aproximação do resultado do segundo Prêmio Abril de Personagens (cujas inscrições terminaram em 31 de maio, data que fora prorrogada), a Editora Abril possivelmente não vai abrir mão deste novo investimento. A editora continua firme e forte nos quadrinhos Disney, mas já está arriscando, como fez outrora, voos em outras paragens quadrinísticas.

domingo, 3 de junho de 2012

A volta d'O GARRA CINZENTA!

Olá.

Hoje, volto a falar de quadrinhos. Mas, desta vez, refazendo novamente uma matéria já publicada. Isso porque, recentemente, tive acesso a um material que eu cobiçava muito, sobre o qual já havia escrito anteriormente e que, agora, com uma lida mais atenta, posso falar como se deve.
Estou falando sobre A GARRA CINZENTA.