domingo, 31 de março de 2013

BÍBLIA EM AÇÃO - Os super-heróis da Palestina antiga

Olá.
Hoje, venho falar de livro. O livro mais vendido de todos os tempos, em novo formato.
Como estamos em tempo santo – no momento em que escrevo, ainda é Domingo de Páscoa, importante celebração para cristãos e judeus (para os judeus, a lembrança da fuga dos israelitas do Egito; para os cristãos, a morte e ressurreição de Jesus Cristo) – o tema é propício.
Hoje, então, vou falar de BÍBLIA EM AÇÃO.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Mensagens de Páscoa

Olá.
Hoje, enquanto escrevo, ainda é Sexta-feira Santa. Hoje, e o Sábado de Aleluia, precedem a Páscoa, a tradicional data de troca de chocolates.
Mas nem só de chocolates, ovos ou coelhos é feita a Páscoa. Para os judeus, é a comemoração da fuga dos israelitas do Egito, liderados por Moisés; para os cristãos, é a ressurreição de Jesus Cristo.

quinta-feira, 28 de março de 2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

AVENTURAS NO CANGAÇO - Mílton Ribeiro e Gedeone Malagola na terra do sol

Olá.

Hoje, volto a falar de quadrinhos da editora Júpiter II.
A editora, do teimoso / insistente / polêmico José Salles, atualmente é a única editora brasileira empenhada em trazer às novas gerações de leitores a obra do mestre Gedeone Malagola, o criador do herói Raio Negro.
Depois da série de republicações e de dar vida a aventuras inéditas do herói do anel de luz negra, e de uma edição especial com aventuras inéditas da Patrulha do Espaço, a Júpiter II traz de volta outro personagem dos tempos da Editora Júpiter original, que o próprio Malagola e mais alguns colegas fundaram no início dos anos 50, mas que teve seu fim decretado antes do fim da referida década.
Hoje, então, vamos falar das AVENTURAS DE MILTON RIBEIRO, AVENTURAS NO SERTÃO ou AVENTURAS NO CANGAÇO.

sábado, 23 de março de 2013

PATRULHA DO ESPAÇO - Brasil, potência espacial desde 1953

Olá.

Dando segmento a falar das minhas últimas aquisições de gibis da Editora Júpiter II, do polêmico José Salles, hoje volto a falar do saudoso Gedeone Malagola.
Atualmente, a Júpiter II é a única editora brasileira empenhada em trazer para as novas gerações a republicação das centenas de páginas de quadrinhos produzidas pelo criador do Raio Negro e do Homem Lua. E também de dar vida aos roteiros inéditos que ele deixou antes de seu falecimento em 2008.
Hoje, a revista da qual falarei pertence ao segundo grupo – a dos roteiros inéditos.
Em janeiro de 2012, a Júpiter II trouxe a público um gibi exclusivo com a PATRULHA DO ESPAÇO.

terça-feira, 19 de março de 2013

A volta do RAIO NEGRO - o antigo e o moderno!

Olá.

Hoje, trago para vocês mas gibis da Júpiter II. Como já dito na última postagem, comprei recentemente uma nova leva de gibis da editora do polêmico e persistente José Salles, o que há muito tempo não fazia.
Por conta do tempo que levei para tomar a resolução de voltar a comprar gibis da Júpiter II, dois gibis recentes do RAIO NEGRO passaram por mim.
O clássico super-herói de Gedeone Malagola continua tendo suas aventuras clássicas republicadas pela editora. Ao mesmo tempo, estão sendo escalados artistas talentosos para desenhar os roteiros inéditos que Malagola deixou antes de sua morte, em 2008 – não apenas do Raio Negro e do Homem-Lua, mas também da Patrulha do Espaço, personagens que ele lançava pela editora Júpiter original, nos anos 50. A Patrulha do Espaço ganhou, recentemente, uma edição especial só dela, mas disso falamos depois.

domingo, 17 de março de 2013

A volta do CORCEL NEGRO!

Olá.
Recentemente, fiz algo que há muito tempo não fazia: comprei uma nova leva de gibis da editora Júpiter II, a mais prestigiada editora alternativa de quadrinhos nacionais, capitaneada pelo polêmico José Salles.
As revistas que encomendei, agora, vou comentando aos poucos aqui no blog. Já faz tempo que não fazia comentários das revistas da editora.
E hoje, vou começar com um que foi lançado há pouco tempo.

quinta-feira, 14 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

O novo Papa

Olá.
Depois da postagem anterior, profana por ser a de número 666, o blog, na postagem 667, volta ao terreno do sagrado.
Nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, o mundo, depois de um início de ano decididamente maluco - renúncia de um Papa, morte do Hugo Chavez, etc. - ganhou um novo chefe da Igreja Católica.
Jorge Bergoglio, cardeal argentino, foi eleito Papa. Vai se chamar Francisco. Papa Francisco.
O mais surpreendente, mesmo, foi o fato de o Papa ser argentino, o primeriro da América Latina. E foi realmente a zebra desse conclave: Bergoglio nem estava entre os preferiti, os mais cotados a serem eleitos Papa. Ganhou até dos brasileiros que estavam concorrendo.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Postagem 666

Olá.
Este blog chegou a um momento bastante assustador.
Esta postagem é a de número 666. Não é de nenhuma marca alcançada.
É a postagem com o chamado número da besta. E em plena Quaresma!
Por isso, resolvi bancar o profano, e postar aqui algumas imagens que evocam o... vocês sabem.
Mas calma, não vou ser tão radical assim.
O diabo marcará sua presença, mas da forma mais sutil que eu consegui.
Começando com este desenho.


domingo, 10 de março de 2013

ZUMBIS E OUTRAS CRIATURAS DAS TREVAS - monstros sagrados e criaturas pop em edição popular

Olá.

Hoje, volto a falar de quadrinhos. E, infelizmente, estamos na Quaresma, às vésperas de receber um novo Papa, tornando o álbum do qual vou falar um assunto um tanto, digamos assim, inapropriado.
Mas como este blog não tem religião por pano de fundo, e eu não costumo usar religião para debater os assuntos os quais costumo fralar, não importa. Embora estejamos na Quaresma, vou entrar no terreno do demônio.
O álbum de hoje é um lançamento recente, de um gênero o qual os brasileiros há quase um século são craques.
O álbum de hoje é o recente ZUMBIS E OUTRAS CRIATURAS DAS TREVAS.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Mais um Dia da Mulher

Olá.
Enquanto escrevo, ainda é 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
E, como já tem sido tradição aqui no Estúdio Rafelipe, costumo postar sempre alguma coisa em homenagem a elas. Eu, pelo menos, nunca deixo a data passar em branco. Tenho respeito pelas mulheres. Quero demonstrar que sei respeitar as mulheres.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Tempestade de ideias - 11

Olá.

Como é muito o que planejei escrever para este momento, começa mais uma vez a série Tempestade de Ideias. Esvaziamento da cabeça sem necessidade de trepanação do crânio (abrir um buraco para deixar sair o excesso de líquido).

terça-feira, 5 de março de 2013

Gasparzinho, Riquinho e Brasinha - as piores do mês

Olá.
Hoje, continuo falando sobre os gibis clássicos da Pixel Media, selo do grupo Ediouro, deste mês.
Já chegaram às bancas os gibis clássicos dos personagens da Harvey Comics. Gasparzinho, Riquinho e Brasinha. E, confesso, fiquei decepcionado, pois este mês escolheram as histórias mais mal boladas para preencher as revistas: roteiros malfeitos, soluções muito fáceis para resolver as tramas, histórias que acabam rápido. Até mesmo as crianças que lerem as histórias destes gibis vão sentir, apesar de não ser exigência em gibis infantis historinhas muito bem escritas. Poucas historinhas se salvam em cada gibi, infelizmente. Produzir gibis mensalmente, visando mais o mercado que a qualidade, dá nisso: uma hora, a qualidade cai, apesar do esforço dos roteiristas e desenhistas. Está certo que as histórias desses gibis foram produzidas há anos atrás, mas a regra acima citada é universal. Vale para quadrinhistas de todos os estilos, de todas as épocas.

domingo, 3 de março de 2013

Luluzinha, Bolinha e as Harvey Girls

Olá.

Depois de uma semana muito confusa, em que até mesmo desenhar se tornou praticamente difícil para mim, aproveito os breves momentos de paz para trazer novidades a vocês.
Esta semana, na virada do mês, chegaram às bancas mais duas novas edições dos gibis da Luluzinha e do Bolinha clássicos! O gibi da versão adolescente da personagem também chegou, mas por hora me interessa o gibi clássico.
E o pessoal da Pixel Media, selo do grupo Ediouro, resolveu enlouquecer um pouquinho: incluiu, nos gibis deste mês, histórias com personagens da Harvey Comics! Bem, é certo que tanto Luluzinha quanto Gasparzinho, Riquinho, Brasinha e os outros personages da Harvey são distribuídos pela mesma empresa, a Classic Media, mas cada coisa em seu lugar, certo? Se cada um tem seu gibi, não faz sentido colocar histórias de um personagem de uma produtora diferente no gibi de outro. Dá confusão para os leitores. Desta vez passa, mas que isso não se repita.