quarta-feira, 11 de junho de 2014

Então, a Copa já vai começar...

Olá.
Nesse momento em que publico este texto, a Copa do Mundo no Brasil ainda não começou de fato. Ainda estamos na véspera do evento.
Está tudo como o governo e uma grande parcela da população brasileira queriam. Houve muito trabalho para que pudéssemos sediar uma nova Copa do Mundo no Brasil (a primeira, como todo mundo sabe, foi em 1950).
Porém, vendo os gastos finais para a organização do evento, as críticas e os protestos, o caos na saúde e tudo mais, os mais estudados podem concluir: no início parecia uma boa ideia, mas no fim, demos foi com os burros n'água.

Espero que a Copa no Brasil tenha mais pontos positivos que negativos. Não que eu realmente espere que o Brasil ganhe - quanto a isso, sou indiferente. Só espero que o país tenha um resultado favorável nesta Copa. Tipo, chegar, no mínimo, ao terceiro lugar. No máximo, ao hexa.
Sinceramente, tenho uma absurda previsão pessimista sobre esta Copa. Tomara que eu esteja errado: se o Brasil perder a Copa, o país entrará em colapso. Porque, com o povo cansado da farra da FIFA e do governo, os protestos vão aumentar, os black blocs vão tomar as ruas, a violência pode ser generalizada, vidraças e caixas eletrônicos continuarão sendo quebrados, ônibus continuarão sendo incendiados e aí, o Brasil perderá a confiança internacional. Nenhum turista vai querer se aproximar do Brasil. E, com a violência e o caos generalizado, ficará praticamente impossível pensar em futebol - que aliás será renegado. Quebra-quebras nas grandes cidades. Caos no transporte. A sociedade se entregando ao instinto animal. Destruição. Perseguição ao governo. Guerra civil. Batalhas campais. Violência policial. Desorganização das instituições - hospitais, escolas, empresas... Nem carnaval vai ter mais. O Brasil se transformará em cenário de apocalipse zumbi. Todos lutando para sobreviver. E tudo por causa da estúpida ideia que tivemos de querer sediar a Copa do Mundo...
Bem, é só uma ideia. Uma ideia absurda, porém não distante da realidade, que tive ao ver as notícias, ao ler artigos na internet... tudo vindo de opositores do governo e da Copa. O patrulhamento ideológico voltou a ser tão forte como nos anos 70 - e, se você estiver alienado, só pensando na Seleção brasileira, leitor, pode se preparar para perder amigos. Porque seus melhores amigos podem ter se convertido às ideologias de esquerda, que se opõem à vidinha pequeno-burguesa.
Bem, por que estou escrevendo assim, em um tom pessimista e politizado, estas linhas? Temo que, passada a Copa, o Brasil acabe entrando no colapso previsto acima. Temo que os turistas, ao voltarem para seus países, digam: "Que país horrível, o Brasil. Nunca mais volto lá". E não haverá propaganda do governo que resolva.
Então, tudo o que espero é que tudo corra bem nesta Copa. Não espero que seja "a Copa das Copas", mas que o Brasil saia bem dessa Copa. E que os pessimistas que diziam "não vai ter Copa" estejam... errados. Espero que tenhamos conseguido, se não fazer a melhor das Copas, que ela não tenha sido a pior de todos os tempos. Que o pessoal de fora do país não saia daqui pensando que o Brasil não passa de uma grande sucata, como tem sido ultimamente, com o perdão da palavra.
Desculpem, não sou bom em comentarismo político. Não sou o Alexandre Garcia (se vocês tem a oportunidade de ouvir os comentários desse jornalista nas principais rádios brasileiras, sabem do que ele fala, e em que tom). Dessas coisas, eu prefiro me manter afastado. Prefiro apenas desenhar e publicar, traquilamente, minhas tirinhas, textos e desenhos, sem que uns malvados, uns Alexandres Garcias da vida, fiquem jogando realidade na minha cara a todo instante, no rádio, na TV, nas redes sociais da internet. Quero esquecer um pouco o caos na saúde e no transporte público e coisas assim - mas não sou muito ligado em futebol, antes que perguntem. O patrulhamento ideológico dos outros me chateia. M-e c-h-a-t-e-i-a.

Para encerrar, já que falamos em Copa do Mundo, lanço mão de um desenho antigo de meus arquivos pessoais. Há alguns anos, trabalhei fazendo ilustrações para uma já encerrada revista, chamada Altos da Serra, publicada aqui em Vacaria, RS. Na segunda edição, lançada em 2010, uma das matérias girava em torno da Copa do Mundo. E também da reserva natural de Aracuri, em Esmeralda - RS, e também de vinhos. Tudo isso, abordado em uma única ilustração a ser usada no editorial da revista - que, infelizmente, não foi usada na edição. É o que tem mais a ver com a Copa do Mundo nesse momento.
No mais, as postagens no blog seguem no ritmo normal: não foi programado nada especial com relação à Copa nos blogs da Rede Rafelipe, o Blog da Letícia, o Blog dos Bitifrendis e o Blog do Teixeirão. As tiras de cada um desses blogs continuarão na sequência, salvo se eu realmente planejar algo referente à Copa.
A propósito: de especial, mesmo, anuncio o início da quarta temporada de tiras dos Bitifrendis! Vejam em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.

Agora é com você, Brasil: não vamos fazer feio. Não vamos falhar. Vamos fazer por merecer a confiança que a Fifa depositou na gente. Vamos recuperar o investimento e as perdas com toda essa folia!
Por hora, boa Copa a todos.
Até mais.

Nenhum comentário: