segunda-feira, 22 de outubro de 2018

MACÁRIO - Capítulo 46: "A Mudança"

Olá.
Hoje, passaram-se 15 dias desde a publicação do último episódio de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO. Como ainda não recebi críticas negativas nesses tempos de polarização política, então acho que a história continuará nesse passo que esteve até o momento. Eis aqui um novo capítulo.
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos. Contém cenas de sexo bizarro e de sexo "normal". Enfim, contém sexo.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

8 anos de Blog da Letícia!

Olá.
Hoje, 16 de outubro, tem aniversário na Rede Rafelipe!
Depois do Blog do Teixeirão e do Estúdio Rafelipe, hoje o aniversário é do Blog da Letícia, que comemora 8 anos no ar!
Cliquem em "mais informações", que ainda tenho coisas para dizer a respeito...

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

MACÁRIO - Capítulo 45: "A Madrugada Antes da Mudança"

Olá.
Já deu 15 dias, desde a publicação do último capítulo de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO. Algo leve para depois da eleição... para tentar fugir do clima pesado que ficou.
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos. Contém cenas de consumo de bebidas alcoólicas e de tentativa de constrangimento.

domingo, 7 de outubro de 2018

Filme: NETTO PERDE SUA ALMA

Olá.

O assunto desse momento é eleições, e, no momento em que escrevo, estão sendo realizadas as eleições gerais para Deputados, Senadores, Governadores de Estado e Presidente da República, mas, sabendo que os meus 17 leitores já devem estar cansados de ouvir falar nesse assunto, não vou tratar disso. Em vez disso, vou tratar de filme – brasileiro.
Na última postagem, eu tratei, mesmo que fora do tempo, do romance Netto Perde Sua Alma, do escritor e cineasta gaúcho Tabajara Ruas, que versa a respeito da Guerra dos Farrapos (1835 – 1845), que costuma ser celebrada no mês de setembro.
Hoje, falarei do produto derivado do livro: o filme, é claro. Há muita gente que conhece mais o filme que o livro. De todo modo, NETTO PERDE SUA ALMA, o filme, marcou a carreira não apenas do seu co-diretor, mas também de seu ator principal.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Livro: NETTO PERDE SUA ALMA

Olá.

Hoje, vou novamente falar de livro. De romance ambientado no passado do Rio Grande do Sul.
O Dia do Gaúcho (20 de setembro) já passou, mas, devido a alguns problemas pessoais, não pude fazer uma postagem especial para esse dia. Queria ter feito a publicação no dia 20, mas não consegui. Paciência...
De todo modo, hoje vamos falar de Guerra dos Farrapos (1835 – 1845). De mídia ligada ao nosso maior movimento separatista. O livro em questão foi base para um filme cultuado e premiado. E, ao mesmo tempo em que falaremos desse livro, apresentaremos um escritor novo.
Hoje, vamos falar de NETTO PERDE SUA ALMA, de Tabajara Ruas.
Muita gente conhece NETTO PERDE SUA ALMA pelo filme. Mas ele foi baseado em um livro. Do filme falaremos mais tarde.

sábado, 29 de setembro de 2018

ALMANAQUE METEORO 7 - Depois daquela longa e maldita espera...


Olá.
Em eras de futuro incerto para vários setores da vida nacional, e quando se fala muito em crise no setor editorial brasileiro, que afeta até mesmo os editores independentes, nada como receber notícias de amigos dos quais há muito não recebíamos notícias.
No caso do mundo das HQ brasileiras, um desses amigos que não davam notícias era Roberto Guedes, o criador do super-herói Meteoro. Poucos são os fãs que realmente sabem o que ele esteve fazendo, entre maio de 2016 e agora. Porque só agora, em setembro de 2018, é que ele lançou um novo número do ALMANAQUE METEORO, o sétimo; uma saga das HQB que já está ganhando contornos dramáticos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

MACÁRIO - Capítulo 44: "O Novo Lar"

Olá.
Hoje, já se passaram 15 dias desde a publicação do último capítulo de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO. Mas não dá para fugir desse compromisso quinzenal: apesar dos problemas que atualmente estou enfrentando, tenho de escrever. E, agora sim, com a numeração correta dos capítulos. Este é o 44o. capítulo.
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos. Contém cenas de uso de magia e intimidação.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

DEMO VIA - O Lado B da busca pela cucagna

Olá.

Hoje, vamos tratar novamente de quadrinhos brasileiros. Desta vez, de quadrinhos que tem mais a ver com o Rio Grande do Sul e sua evolução histórica. Hoje, nos transportaremos mais uma vez para a região de Caxias do Sul, uma das principais representantes da imigração italiana no Estado.
E está tudo relacionado: o autor da HQ de hoje também é descendente de italianos, e o nome mais expressivo da produção local de HQ, humor gráfico e relacionados – aliás, já falei dele em postagem anterior. E seu personagem, do qual também já falei, é bem conhecido nacionalmente.
Trazemos então, de volta, Carlos Henrique Iotti e sua cria, Radicci, mas trataremos de um de seus mais raros trabalhos nos dias atuais: DEMO VIA.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

RADICCI - é daqui do RS, porco zio!


Olá.
Já faz muito tempo que não escrevo postagens longas neste blog, falando de livros, quadrinhos, filmes... Apesar de o blog já ter completado 10 anos, ele esteve um bom tempo parado. Pois hoje resolvi dar um jeito nesta situação. Hoje volto a escrever textos longos e informativos.
Hoje começo falando de um personagem, e de seu criador, que já se tornaram referência aqui no Rio Grande do Sul (já que, no momento em que escrevo, estamos na Semana Farroupilha), pois ajudaram a divulgar ao Brasil a região da Serra Gaúcha, mais precisamente Caxias do Sul, um dos maiores polos da imigração italiana no Brasil, e uma das regiões mais desenvolvidas no Estado.
Hoje, tratarei de RADICCI, e de seu criador, Carlos Henrique Iotti.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

MACÁRIO - Capítulo 43: "As Últimas 48 Horas Livre (Parte 8)"

Olá.
Depois de haver conseguido dar uma engrenada nas postagens do blog, chegou a vez do compromisso quinzenal: um novo capítulo do meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO.
Só hoje, quando escaneei as ilustrações, noto que existe um erro de continuidade - o número do capítulo na ilustração de entrada e no título da postagem diferem. Tarde demais para corrigir. Droga...
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos. Além do citado erro de continuidade, contém cenas de ataque pessoal.

domingo, 9 de setembro de 2018

Feira Pessoal de HQs e Livros 2018 - Esta é a Sexta Tentativa!

Olá.
Na primeira postagem do blog depois do aniversário do mesmo, sigo insistindo...
Vamos tentar mais uma vez o que venho fazendo há quase um ano: vender itens de minha coleção de livros e de HQs.
Como a crise ainda não passou - falo da minha crise financeira - eu continuo insistindo em divulgar esta lista de livros e de HQs de meu acervo, que sou obrigado a colocar à venda para tentar descolar alguns trocados a mais. Esta já é a sexta postagem atualizada, com os links dos anúncios pelo Mercado Livre atualizados. E, a partir de hoje, esta é que estará recebendo as atualizações - atualização em links ou substituição de fotos, além dos devidos informes de quando um item já foi vendido. Todos os itens aqui relacionados tem seus respectivos anúncios no Mercado Livre, que eu adotei como um método bem prático para vender - embora, nos dias que correm, as políticas do site estejam mudando constantemente e dificultando a vida dos vendedores, ainda mais com as constantes brigas com os Correios.
Os itens também estão sujeitos a negociação de preço (fazê-la no respectivo anúncio do ML, via perguntas ao vendedor). E a lista mantém a formatação da anterior, e já com os preços informados, bem como a possibilidade de frete incluso!
Cliquem em "mais informações" e vejam o que estou a oferecer... Ah, e não se deixem enganar por esta foto de entrada: esta era uma das aparências da minha prateleira antes de começar esse negócio de vendas...

UPDATE: alteração de status de anúncio em 13 de outubro!

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Estúdio Rafelipe: 10 anos no ar!

Olá.
Os dias que correm estão difíceis; temos recebido mais notícias ruins do que notícias boas.
Hoje, eu vou tentar dar uma notícia boa.
Este blog, o Estúdio Rafelipe, está completando, neste dia 3 de setembro de 2018, 10 anos no ar!
(Vocês, que estão acessando o blog pelo PC, cliquem em "mais informações" para continuar lendo o que tenho para dizer...)

sábado, 1 de setembro de 2018

6 anos do blog Na Estância do Teixeirão!

Olá.
Entrou, afinal, setembro - quem achou que agosto de 2018 foi um longo mês, está agora aliviado...
E, neste primeiro dia do mês de setembro, a Rede Rafelipe de blogs está em celebração: o blog Na Estância do Teixeirão está completando 6 anos no ar!
Clique em "mais informações" e leiam o que eu ainda tenho para dizer...

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

MACÁRIO - Capítulo 42: "As Últimas 48 Horas Livre - Parte 7"

Olá.
Duas semanas depois - ultimamente só estou conseguindo postar coisas de duas em duas semanas - volto com mais um episódio de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO. Que mais querem que eu diga?
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos. Contém cenas de mau comportamento, de coisificação do corpo feminino e de consumo de bebidas alcoólicas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

MACÁRIO - Capítulo 41: "As Últimas 48 Horas Livre (Parte 6)"

Olá.
Hoje, segunda-feira, 15 dias depois, entra no ar mais um capítulo de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO. Nos últimos dias, é tudo o que eu tenho conseguido produzir e publicar neste blog pecador...
ATENÇÃO: Leitura não recomendada para menores de 18 anos. Contém cenas de canibalismo, nudez, ressaca e agressão verbal.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

MACÁRIO - Capítulo 40: "As Últimas 48 Horas Livre (Parte 5)"

Olá.
Passaram-se outros 15 dias sem dar notícias, e, quando dou, é apenas para trazer mais um episódio de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO.
É no que dá querer insistir em publicar na internet uma série de fantasia adulta em pleno ano eleitoral... mas o que posso fazer? Apenas levar a coisa até o fim.
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos, terminantemente não recomendada para menores de 18. Contém cenas de consumo de bebidas alcoólicas e de sexo (o que estava fazendo falta nesta série - confessem, é a parte favorita de vocês desta série, as cenas de sexo...).

segunda-feira, 16 de julho de 2018

MACÁRIO - Capítulo 39: "As Últimas 48 Horas Livre (Parte 4)"

Olá.
Se passaram quinze dias desde a última postagem do blog. Por conta de assuntos complicados (sem relação com os resultados da Copa do Mundo), não deu para colocar no ar uma nova postagem antes de um novo episódio de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO. Desse modo, acontece novamente de haver dois episódios seguidos, colados um ao outro, em um intervalo de duas semanas. Mas tenho meus motivos.
E, de todo modo, está no ar mais um episódio.
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos. Contém cenas de transmutação humano-animal, ameaça psicológica, consumo de bebidas alcoólicas e chantagem emocional.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

MACÁRIO - Capítulo 38: "As Últimas 48 Horas Livre (Parte 3)"

Olá.
Nesta segunda, enquanto escrevo, o Brasil está em êxtase com a sua atuação na Copa do Mundo. Mas a minha preocupação foi outra: terminar, a tempo, mais um episódio de meu folhetim ilustrado para adultos, MACÁRIO. Devido a muitos encargos que peguei durante a semana, quase que não deu para escrever e fazer as ilustrações a tempo de entrar no ar ainda na segunda-feira... Mas está aí.
ATENÇÃO: leitura não recomendada para menores de 18 anos. Contém cenas de metamorfose animal, agressão a animais, poluição do meio ambiente e magia negra.

sábado, 30 de junho de 2018

MEMÓRIA DE ELEFANTE - Caeto, o nosso Art Spiegelman (ou Craig Thompson, ou Marjane Satrapi, ou...)

Olá.

Hoje, vamos tratar de HQ brasileira. Para hoje, escolhemos uma graphic novel, de um tipo de graphic novel que não é tão comum, pelo menos no Brasil, onde já é complicado lançar um álbum de HQ de ficção ou de reconstituição histórica; imagine então uma graphic novel autobiográfica, sobre a vida do próprio autor – ainda mais de um que os leitores mal conheciam até então.
Sim: hoje vamos falar de uma HQ onde a base da história é o seu autor falando de sua própria vida, sem rodeios ou inibições.
Hoje vamos falar de MEMÓRIA DE ELEFANTE, de Caeto.

domingo, 24 de junho de 2018

Livro: A DAMA DA LAGOA


Olá.
Hoje, para esquecer um pouco a Copa do Mundo e a política nacional, vamos tratar de livro novamente.
Mais um livro do atual especialista na história de Porto Alegre, Rafael Guimaraens.
Nesta ocasião, retrocederemos um pouco no tempo, em relação ao último livro dele, do qual tratamos aqui.
É mais um livro sobre um crime célebre ocorrido na capital do Rio Grande do Sul. Desta vez, um aparente crime passional, porém de grande repercussão em sua época – e, claro, tratado na forma de romance, tal como foi em Tragédia da Rua da Praia.
Hoje, então, trataremos de A DAMA DA LAGOA.