sábado, 12 de maio de 2012

QUADRANTE X 12 - compre antes que (o mundo) acabe!

Olá.

Hoje, véspera do Dia das Mães, vou falar de quadrinhos.
Quem passou por Santa Maria, RS, nas semanas anteriores, sabe que aconteceu a Feira do Livro, tradicional evento que precede as comemorações do aniversário da cidade. E quem passou pela Feira do Livro sabe que o Núcleo dos Quadrinhistas de Santa Maria – Quadrinhos S. A., coletivo de artistas dedicados à produção e divulgação da Nona Arte brasileira – e que, em 2012, completou 10 anos de existência – lançou o 12º número de sua mais tradicional publicação, a revista Quadrante X.

Não é coincidência, infelizmente: para 2012, está marcado, segundo os fatalistas de internet, o fim do mundo segundo os maias. E a Quadrante X, que desde há algum tempo vem sendo lançada em edições anuais, está no número 12. Portanto, a temática central desta edição é o Fim do Mundo na visão de vários artistas.
A presente edição é a maior já produzida, tanto no sentido superlativo das qualidades quanto no tamanho – desta vez, são 68 páginas, sem contar capa!
E a revista é diferente desde o início, a começar pela capa-pôster (uma só ilustração ocupando a 1ª e a 4ª capas).
Bem sabem os fãs que, no ano passado, o Quadrinhos S. A. não parou – houve muitas atividades em que seus membros se envolveram. E são essas atividades que são passadas a limpo nas seções Quadrinhos Em Ação e Traçando Todas, que abrem a revista. A seguir, na seção Nona Arte, artigo de Antônio Pereira Mello, roteirista e poeta. E, terminando a parte “burocrática” antes de partirmos para os quadrinhos, artigo de Leandro Rodrigues na seção Macroscópio da História.
E partimos para os quadrinhos. Quase todos com o tema Fim do Mundo.
Sete artistas se revezam nas quatro primeiras histórias, interligadas, que abrem os trabalhos. Estas histórias interligadas, todas escritas por Marcel Ibaldo, trazem os super-heróis da revista tentando evitar um plano sórdido de adiantar o apocalipse, perpetrado por um grupo de políticos (crítica à política embutidaaa!), sendo que o chefão tem um segredo ainda mais sórdido. O resultado haverá de ser trágico. O prólogo, que abre o drama, foi desenhado por Bruno Ferreira, atual sócio à distância do Núcleo. O desfile de heróis que vão lutar até o fim para evitar a destruição começa com os Super-Anões, desenhos de Rafael Grasel – o garotão aqui – e arte-final de Marcel Ibaldo; a seguir, a missão é confiada ao Chicken-Man, com arte de Marcel Ibaldo, Elton Keller, Alex Cruz e Bício; e a última tentativa de adiamento do apocalipse é confiada ao Putzman, com arte de Ibaldo e Guiga Hollweg. Já virou tradição ver esses heróis, que estrearam na edição número 10, todos juntos numa missão em comum.
Depois da tragédia, o humor de reflexão com Vênus e Velho, de Felipe Novato. O velho e sua cadela de estimação refletindo sobre a vida.
A seguir, é a vez de Marcel Jacques em sua história mais elaborada até o momento: Fome Zero, um pesadelo envolvendo zumbis e crítica à política nacional. Os desenhos são impressionantes, ainda mais com as técnicas de referências fotográficas utilizadas.
A seguir, Bira Dantas, o mais novo sócio do Núcleo, dá a sua visão cômica do fim do mundo. Até o momento, a Quadrante X 12 é uma edição pessimista, que pode não agradar a todos.
Outro anti-herói da Quadrante retorna a seguir: Abysmo, o coletor de almas, criação de Milton Soares. Nesta edição, a história, escrita por Marcel Ibaldo, conta a origem do anti-herói.
A seguir, a seção Caricultura, com Elias Monteiro, chargista do jornal Diário de Santa Maria e integrante do Grupo de Risco.
O próximo a destruir tudo na Quadrante é Rafael Corrêa, o criador do personagem Artur, o Arteiro e mais novo sócio a distância do Núcleo.
A seguir, mais comicidade, com os Cartuns Ecologistas para Salvar o Mundo, de Fabrício Réquia Parzianello, o Bício (autor dos livros de cartuns best-sellers The Formosos e Bobonecos).
A seguir, a Galeria do Leitor: desenhos de leitores da revista. Alguns muito promissores.
Para terminar a parte dos quadrinhos, o retorno do personagem Cid Legal, o mascote do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria, em uma nova história informativa produzida pelos Marcéis, Ibaldo e Jacques.
A qualidade da revista está aumentando, graças ao esforço de seus integrantes. Aguardem novidades para a próxima edição! Nossa pretensão é sempre fazer uma edição melhor que a anterior – e pior que a próxima.
A partir de agora, para adquirirem a revista – já que a Feira do Livro termina nesta domingo – escrevam para o e-mail quadrinhos.sa@ibest.com.br. A revista custa R$ 5,00.
Saibam mais sobre o Quadrinhos S. A. no site: http://quadrinhossa.blogspot.com/. Ou siga-nos no Twitter: @quadrinhosqsa.
É isso aí. Apoiem o quadrinho nacional!
Para encerrar: para aqueles que possam estar preocupados com o possível fim que nossos heróis levaram depois da verdadeira surra que levaram dos agentes do apocalipse, eis aqui um desenho com os Super-Anões saindo dos escombros. Será o fim? Ou apenas o plano para um recomeço? Detodo modo, perdoem a qualidade da ilustração e da pintura a lápis.
Sim: no fundo, estão o Putzman, o Chicken-Man e o Abysmo saindo dos escombros também. Ah: nesta edição não tivemos o herói dos políticos corruptos, o Super-Tramposo. Já tivemos problemas que chegue com os políticos, mesmo.
Aproveitem: esta pode ser a última Quadrante de todos os tempos. Se bem que eu não acredito no calendário maia. 
Até mais!

2 comentários:

Guilherme Hollweg disse...

Muito massa!
Parabéns pela postagem Grasel!
Quanto a tua vinda para Santa Maria, peço desculpas por não ter comparecido na segunda-feira no QSA, infelizmente acabei saindo bem tarde da UFSM, o que me impossibiltou de dar um pulo lá.

De qualquer forma, um forte abraço, e parabéns pela Quadrante X 12!!!

Milton Soares disse...

ótima resenha! Parabéns!