domingo, 22 de julho de 2012

Saiu! BENJAMIN PEPPE 3!

Olá.

Hoje anuncio de novo uma novidade.
Neste mês de julho de 2012, saiu, pela editora Júpiter 2, do sempre insistente batalhador pelas HQ nacionais José Salles, um novo gibi do Benjamin Peppe!

Como vocês já devem saber, ao menos os que acompanham este humilde blog, Benjamin Peppe é um personagem criado por Paulo Miguel dos Anjos. Relacionado aos esportes e à ecologia, Benjamin Peppe, surfista, skatista, namorador e jogador de bola, é um personagem cativante, apesar de seu desenho deixar um pouco a desejar. Desde 2009, Anjos, como ele assina, iniciou um projeto para levar seu personagem ainda mais longe. O Projeto Benjamin Peppe inclui, além de ações de licenciamento para diversas mídias, a colaboração de artistas brasileiros, desenhando ilustrações e histórias com o Benjamin Peppe no seu traço. Esse projeto rendeu, até agora, quatro fanzines (já resenhados aqui), um site na internet (http://www.benjaminpeppe.webnode.pt/) e os até agora três números do gibi do personagem pela Júpiter 2.
O presente gibi, de número 3, aproveita material do Projeto Benjamin Peppe. Quer dizer, nesse número, ao invés de histórias desenhadas pelo próprio Anjos, as histórias foram feitas por colaboradores do projeto. E, entre os colaboradores está... bem... eu.
Isso mesmo! Eu, Rafael Grasel, estou participando desta revista! Eu já havia participado do projeto anteriormente, e meu primeiro trabalho foi publicado no fanzine número 4. Um crossover entre o Benjamin Peppe e minha personagem, a Letícia.
Eu havia anunciado anteriormente que haveria um segundo crossover entre Letícia e Benjamin Peppe (o primeiro pode ser visto também no blog da Letícia - clique aqui). E, bem, ele esta aqui, no gibi número 3. E é a historinha, de um total de três, que abre este número.
O segundo crossover entre Letícia e Benjamin Peppe tem cinco páginas, sem contar a ilustração de entrada, colorida (que vocês podem ver acima). E, quem ver, poderá notar que José Salles promoveu também um trabalho de edição que fez algumas alterações na história original. Primeiro, porque a minha arte, pintada a lápis, foi reduzida aos contornos pretos, por causa que se baseou em uma cópia enviada pelo Anjos, diferente da arte digitalizada que eu enviei anteriormente; e, segundo, Salles fez algumas alterações no texto original. Mudou até as letras dos balões. Quem conhece meu trabalho saberá. Mas eu não levei essas alterações a mal, pois Salles manteve a essência do texto, não mexeu demasiado nas ilustrações. O próprio Salles já se justificou.
De toda forma, em breve, estarei colocando, no blog da Letícia, minha personagem, as páginas com a arte original da história.
Mas do que trata a história? Ah, sim: na primeira história, mostrei Letícia, Gustinho e Manél tendo aulas de skate com Benjamin e seu amigo, o barbudo Luís. Nesta história, mostro Benjamin, Luís e Diana, a namorada do Peppe, jogando bola com Letícia, Gustinho, Aristeia e Simoninha. De um jogo de vôlei, a brincadeira evolui para uma partida de queimada. Mais não conto aqui, para não estragar a surpresa. De toda forma, adquiram a edição para saber. Informações abaixo.
A minha história é a única inédita da edição. Já as outras duas histórias já foram publicadas anteriormente nos fanzines do projeto Benjamin Peppe.
A segunda história, que saiu no fanzine número 3, também é um crossover: entre Benjamin Peppe e o super-herói Icfire, de Chagas Lima (texto e arte). Na aventura Salvando o Meio Ambiente, o herói Icfire, com capacidade de disparar rajadas de fogo e gelo pelas mãos, com a ajuda do Peppe, investiga uma tragédia ambiental causada por um vazamento de petróleo. Esta história também passou por um trabalho de edição, que alterou as letras dos balões e escureceu os detalhes em cinza. Mas a arte de Chagas Lima é o melhor da história, com seu efeito semi-tridimensional nas figuras.
E a terceira e mais longa história saiu no fanzine número 1: A 5ª. Copa Magdalena-Peppe de Handebol Feminino, escrita por Anjos e desenhada por William Raphael Paraizo. No traço simpático de Paraizo, que já havia trabalhado anteriormente com José Salles (pela então SM Editora, antigo nome da Júpiter 2, saiu o gibi infantil Pedro e a Turma do Barulho, de Paraizo), as meninas que integram o universo do personagem (Diana, Lysa, Luci, Olívia, Bell e Sandy) enfrentam o time das vilãs Monique e Malvina no handebol. E as meninas contarão com a ajuda de Peppe e Luís para levar o time adiante. Participação especial da Tia Lily, dando orientações sobre o destino adequado do lixo. Paraizo, de alguma forma, usou todos os 19 personagens criados por Anjos, mas a maioria não teve participação ativa. O problema da história ficou mesmo com o uso exagerado dos planos de meio-corpo para os personagens, bem como a eliminação dos cenários, tirando muito da emoção da história. Ah: e ela também passou pelo trabalho de edição, mas apenas nos textos doa balões, que ganharam letras novas em substituição dos textos manuscritos do original.
A revista tem capa de Anjos, e ainda conta com uma ilustração extra de Rafael Grasel (eu). Olha ela aqui embaixo:
Bão. Para adquirir este gibi, escrevam para José Salles: smeditora@yahoo.com.br. Apenas R$ 3,00. Conheçam otras publicações da editora em http://jupiter2hq.blogspot.com.br/.
É isso aí! Vamos prestigiar mais um personagem brasileiro! Paz, amor e HQB, como diria Anjos!
Até mais!

2 comentários:

Paulo Anjos disse...

Olá, Rafael Grasel!
Parabéns e obrigadôôô por participar do gibi BENJAMIN PEPPE N° 3!
Tá muito legal, a matéria de divulgação no seu blog e bem explicado.
Fique com um forte abraço com muitas HQBs para todos.

Paulo Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.