quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A "morte" do Quadritiras

Olá.
É, faz algum tempo que não escrevo, apesar de ter prometido retomar o ritmo normal. Mas já estou resolvendo isso. Em breve, cubro os assuntos que pretendo cobrir, retomando assim o ritmo do blog - agora que alcançamos mais de 1000 postagens, parar para quê?
Bem, mas hoje, venho com más notícias. Porque está decretado: o site Quadritiras, pelo que pude constatar, "morreu".


Já faz mais de dois meses, mais ou menos, que o site Quadritiras parou de funcionar. Clicando ou digitando o link do Quadritiras nos sites, ele não aparece - apenas a mensagem de erro do navegador.
Para quem não sabe, o Quadritiras era um site, criado por Daniel Campos em 2009, que permitia a criação e publicação de tiras de HQ. Havia duas opções de postagem: fazer o upload de uma tira do computador, ou criar uma tira através do software embutido - podia-se escolher tiras de três ou quatro quadros. Aí, era só desenhar e escrever textos, a partir do software, similar ao do Paint do Windows.
Eu, claro, fiz parte da história do Quadritiras. Fui convidado pelo próprio Daniel Campos para publicar trabalhos no site. E foi o que fui fazendo. Fui o único usuário do site a publicar mais de 1500 tiras - o nível máximo do ranking do site era, se não estou enganado, a partir de 500 tiras. Bem, concomitante às postagens da Rede Rafelipe - Estúdio Rafelipe, Blog da Letícia, Blog dos Bitifrendis e Blog da Teixeirão - eu publicava as tiras de meus personagens no Quadritiras. Uma vez, cheguei a ser homenageado no site, quando o Daniel pediu uma série especial de tiras - e as fiz, tendo como personagem o Rato, um de meus primeiros personagens. Eis as tiras aqui, como "vale a pena ver de novo":
Houve também o momento em que o Quadritiras engajou-se em uma campanha, o Projeto Sorriso, que envia sorrisos para pessoas hospitalizadas do mundo inteiro, como sinal de esperança. Colaborei, claro, com duas tirinhas com mensagens:
O Quadritiras mudou a aparência inicial, sofisticou-se, mas parece que o público usuário não entendia sua proposta. Foram muitos os usuários que, além de só terem postado uma única tira no site e ido embora, geralmente postavam tiras em branco, ou coloridas com uma só cor. De vez em quando, saía um trabalho mais elaborado, às vezes saía tiras profissionais. Pelo Quadritiras, conheci o trabalho de gente como Maurício Mazza, e sua hoje desaparecida série Armandinho e a Galera; Nights Yoru e seu Nightsy the Comics; e Ubirajara Sanchez e seu Âncora. Verdade também que Daniel Campos parece ter "abandonado" o site, pois desde a mudança do layout do site, por volta de 2011 (foto abaixo), ele nunca mais publicou tiras, ou deu notícias ao público que o acessava.
Não foi por eu ter sido o maior usuário do site. Não foi por eu ter alcançado mais de 1500 tiras no Quadritiras. A homenagem ao site se dá por eu ter feito parte de sua história. Por isso, a "morte" do site será lamentada. E fica neste blog como um memorial de sua existência, numa internet onde tudo é efemeridade - o site extinto acaba sendo logo esquecido.
Enquanto o Estúdio Rafelipe existir, existirá também a memória do Quadritiras.
E esperamos que, em breve, surja um substituto à altura do trabalho de Daniel Campos, cujo objetivo principal, ao criar e administrar o Quadritiras, era desenvolver um programa educacional para o desenvolvimento de HQs, uma ferramenta que podia ser usada por educadores e alunos para fazer HQs.
Posso estar sendo um tanto dramático, mas quem participou da história de um site deve de repente estranhar de porquê ele parou, e lamentar seu desligamento.
Bem, é isso. Caso dê algum sinal de vida, Quadritiras, nos avise.
Até mais.

Nenhum comentário: