sábado, 14 de março de 2009

Animação: ONEGAI TEACHER

Olá.
Hoje vou falar de mais uma animação japonesa (e aproveitando para mudar o visual do blog). Mas, desta vez, não se trata de um anime de ação, mas de um drama. Sim, tem animes de drama. E eis que falo de ONEGAI TEACHER.
Este anime é bem conhecido de quem costuma fazer download de animes da internet. Na verdade, chega a ser (não tenho como confirmar, no entanto, mas acho que chega a ser) um dos animes campeões em uploads. Por que será? Será pela qualidade de sua animação? De sua trama? Verdade seja dita, não é sem razão que vários sites de upload de animes oferecem ONEGAI TEACHER em seu "menu".
Bão. ONEGAI TEACHER (a tradução aproximada do título é "por favor, professora") tem 12 episódios e foi produzido no ano de 2002, pelo estúdio Bandai Visual - Please!, escrito por Yosuke Kuroda e com direção de Yasunori Ide. E trata de um assunto que é um dos favoritos dos animes de romance: o relacionamento amoroso entre alunos e professores. Esse assunto é tabu na sociedade japonesa, uma vez que alunos e professores não podem se casar - os infratores são punidos severamente, e os professores podem perder o direito de lecionar, inclusive. Mas, na área dos mangás e animes, isso não é tabu. Na verdade, é um prato cheio para o shoujo mangá (o chamados "mangás femininos") e para o hentai, em certa medida.
Mas, no caso de ONEGAI TEACHER, esse relacionamento é tratado com contornos absurdos. A começar, acrescenta pitadas de ficção científica ao romance, já que sua personagem principal, Kasami Mizuho, é uma alienígena. Isso mesmo! Fica a impressão de que já vimos algo assim antes. E vimos mesmo: no anime Tenchi Muyo, que já conferimos na televisão anos atrás.
Mas vamos falar da história, agora?
Os dois personagens principais da história são o estudante Kei Kusanagi e a professora Kasami Mizuho, que se conhecem e acabam se casando. Isso: casando! Mas sob circunstâncias absurdas.
A começar, Kei poderia ser um garoto normal, não fosse por sua condição: ele aparenta ter quinze anos, quando na verdade tem dezoito. É que Kei, aos quinze anos, sofreu de uma estranha doença que ele chama, "carinhosamente", de "tetai", ou "parada". Ele ficou em coma por cerca de três anos, e quando acordou, notou que tudo à sua volta mudara. Inconformado, e por não querer atrapalhar a vida das pessoas à sua volta, Kei muda-se para uma pequena cidade do interior, indo morar na casa de seu tio Minoru, um médico que não pode ver um rabo-de-saia, e sua ciumenta esposa Konoha. Lá, ele integra-se a uma turma de amigos muito interessante, formada pela tímida Koishi Erikawa; a não menos tímida Kaede Misumi; a rabugenta e quietona Ichigo Morino; o histriônico Hyousuke Magumo; e o banana Matagu Shidou. Todos eles vivem atravessando o caminho de Kei, mesmo quando ele quer ficar só, pois são unidos por fortes laços de amizade. Kei tenta, a todo custo, impedir de ter uma nova "parada"; ele decide avançar em sua vida, em todos os sentidos.
É aí que a bela Mizuho entra na sua vida. Ela é uma alienígena, de aparência humana, que integra uma federação galática cuja missão é observar o nosso planeta - mas sem pretensões de invadí-lo. A condição de Mizuho é mais especial ainda quando sabemos que seu pai era um terráqueo! Por isso, ela faz de tudo para esconder de todos sua verdadeira identidade. E ela escolhe um disfarce muito conveniente: o de professora, na escola de Kei. A chegada de Mizuho anuncia uma virada na sofrida vida de Kei e na de seus amigos (sabe aquela história de que "com a chegada da nova professora todas as meninas queriam ser lindas e todos os meninos queriam ser grandes para casar com ela"?). Só que Mizuho e Kei se encontraram uma vez, antes desta entrar em sala de aula: Kei viu Mizuho descendo na Terra, cai em um lago e é salva pela alienígena.
(Ah, sim: Mizuho gosta também de se "entupir" de doces, no caso seu favorito é o Pocchy, um palitinho de chocolate, cuja caixa é de grande valor sentimental para ela.)
Mizuho vai morar na casa... ao lado da de Kei! E, quando este se oferece para ajudar a professora com a mudança, descobre por acaso seu segredo - os dois acabam se reconhecendo, ele reconhecendo-a como a alienígena, ela reconhecendo-o como o rapaz que caiu no lago. E, numa série de mal-entendidos, os tios de Kei acabam pensando que os dois tornaram-se namorados!
(Aqui também conhecemos a mascote da série, o bonequinho Marie, o "computador" da nave de Mizuho, que dá à sua mestra, entre outras coisas, a incrível capacidade de se teleportar.)
Pior: em outra série de mal-entendidos, o diretor do colégio acaba descobrindo os "encontros" entre Kei e Mizuho. Para remediar a situação, Kei toma uma atitude radical: revela sobre sua doença ao diretor e... casa-se com Mizuho. A intenção é esconder a identidade de Mizuho a qualquer custo. Assim, Kei e Mizuho vão viver juntos (os tios arranjam inclusive um vestido ne noiva e uma "lua-de-mel" em uma praia...).
Mas não será nadinha fácil. Porque os dois precisam esconder o segredo do casamento de todo mundo. Os dois convivem, brigam, discutem, precisam justificar atrasos, olhares estranhos... enfim, uma bagunça só, que pode atrapalhar a vida dos dois. E, ainda por cima, a turma de Kei - Koichi, Kaede, Morino, Hyousuke e Matagu - sempre aparece nessas horas! O que é ainda pior. Só que há mais um probleminha: a convivência entre os dois torna-se "mentira que vira verdade": Kei e Mizuho acabam se apaixonando um pelo outro, com o passar do tempo, conforme vão convivendo.
Mas levar esse relacionamento adiante vai ser mais complicado ainda. Isso porque Koichi também apaixona-se por Kei - sem saber que ele já é casado - e faz de tudo para ser sua namorada. Ah, sim: a série não concentra-se apenas em Kei e Mizuho, mas também mostra as alegrias e tristezas dos outros personagens. Além da trama de Koichi, temos também o namoro entre Kaede e Hyousuke; a paixão de Matagu pela professora Mizuho; e o triste passado de Morino, que... também sofre de "parada". E, como forma de avançar, ela tenta fazer as amigas felizes - Koichi e Kaede. E a coisa fica ainda mais dramática quando Kei descobre sobre a doença de Morino.
Também integram a roda de personagens: a família de Mizuho, formada pela mãe desta, a "adorável" Hatsuho; Maho, a malcriada irmã mais nova da professora, que não gosta de Kei e vai fazer de tudo para eliminá-lo, se for preciso (e seu "computador" de bordo, Miruru, pela qual Marie se apaixona); e o professor Yamada, um professor fissurado por aeroplanos (até está construindo um).
Nesse contexto, Kei faz de tudo para não parar, ou seja, não se deixar derrubar por sua doença - e não faltam oportunidades dela se manifestar. E vai contar com todo apoio e auxílio de sua esposa. É na finaleira que descobrimos a causa da doença de Kei, pois a "parada" foi provocada por problemas de ordem espiritual - um suicídio de uma pessoa muito querida. Será que Mizuho conseguirá salvar Kei?
Como se pode perceber, ONEGAI TEACHER mistura romance, comédia, drama e ficção científica. Fascinante ainda porque os personagens são bastante humanos, com alegrias e tristezas, sentimentos e mal-entendidos. Não tem ação. É mais uma "novela", em cujos personagens podemos de repente nos espelhar. E sem prescindir do já tradicional erotismo japonês - curiosamente, no entanto, nessa parte eles priorizam muito mais as visões do rego entre os seios das mulheres, em decotes generosos. Podem reparar! Só a ressalva é de que a série é meio chatinha, parada em certos instantes, e muito dramática, quase como uma novela mexicana. Mas não podemos deixar de torcer pelo final feliz entre Kei e Mizuho. Em outras palavras: embora "paradinha", a história é muito boa, envolvente. E olha que ela foi desenvolvida em "apenas" doze episódios! Teria merecido muito mais? Decidam vocês.
Ah: a série também ganhou um OVA, de um episódio. Depois do dramalhão todo da série, este curta é a maior comédia. Só adianto que envolve novamente Hatsuho e Maho, muitos mal-entendidos e onde finalmente podemos ver Kei e Mizuho consumando sua união (ah, droga, indiretamente contei o final da série...)
Ah, sim: a série também já foi vertida para o mangá! E o mangá já foi publicado por aqui! Pela editora JBC. É o caminho inverso de muitas séries, que nascem primeiro em mangá e depois vão para o anime. ONEGAI TEACHER nasceu primeiro em anime, depois virou mangá, sacaram?
Para quem quiser conferir o anime, são vários os sites que o oferecem (a legendagem é do fansubber Anime Blade). Mas eu recomendo um em especial, dedicado totalmente à série: o Onegai2 (http://onegai.otakutopia.net/). Neste site, é possível baixar não apenas a série e o OVA de uma só vez, mas também a "continuação" da série, ONEGAI TWINS, da qual falarei mais tarde. Para quem acha que quem viu um anime japonês viu todos, ONEGAI TEACHER já é um bom começo para mudar seus conceitos.
Na próxima postagem: as diferenças entre ONEGAI TEACHER anime e mangá!
Fiquem agora com Letícia!
Até breve!

Nenhum comentário: