sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RAMMSTEIN - Deus sabe que não quero ser anjo

Olá.
Hoje, vou falar de música. Ou, na verdade, falar de uma banda musical.
Muita gente já deve ter ouvido falar da banda de rock alemã Rammstein. Pois é. É só ouvir uma música dessa banda para gostar dela - ou, no extremo, virar fã.
Não que eu seja fã de Rammstein. Mas desde que uma colega de faculdade me apresentou um clipe de uma das músicas da banda - a belíssima Wo Bist Du (Onde Está Você), passei a gostar dessa banda. Wo Bist Du é uma canção triste, mas com uma batida instigante e emocionante, e o que dizer da voz que entoa a letra?
Bem, não sei ao certo como é o estilo de Rock chamado Kraut Rock, o chamado Rock Alemão. Certamente, Rammstein dificilmente se encaixa nesse estilo. Eles são classificados como Industrial Metal, NDH e o chamado Tanz Metal - como eles mesmos definem. Mas é legal ouvir rock entoado em outra língua que não o inglês. Talvez deva ser por isso que o Rammstein fascine.
A banda.
O Rammstein foi formado em Berlim, em 1994. Sua formação: nos vocais, Till Lindemann (vozeirão potente!); na guitarra solo, Richard Kruspe; na guitarra base, Paul Landers; no baixo, Oliver Riedel; na bateria, Christoph "Doom" Schneider; no teclado, Christian "Doktor Flake" Lorenz. Essa é a formação atual, que atualmente excursiona - Rammstein já esteve no Brasil.
E continua conquistando fãs por onde passa. Como eu disse, é só ouvir uma canção, em alemão autêntico e melodias tocantes, para gostar!
Canções? Além de Wo Bist Du, tem também para citar: Engel, Amérika, Feuer Frei, e muitas outras.
Querem saber mais sobre a banda? Eis aqui o endereço do site do fã-clube oficial brasileiro da banda: www.rammsteinfan.com.br/. Em português. Lá tem tudo: notícias da banda, biografias dos integrantes, discografia, letras das músicas (com tradução)... Para os brasileiros que estiverem chegando agora, é um dos mais indicados. Principalmente aos que não são habituados com o alemão (apesar de a língua ser da mesma família do inglês).
Bom, eu trago hoje uma amostra da banda. Trata-se de um vídeo com a música Engel (Anjo), uma das mais belas da banda (depois de Wo Bist Du, na minha opinião). A música é do disco Sehnsucht (1997). No entanto, não se trata do videoclipe original.
Este vídeo, que eu encontrei no YouTube, foi montado com cenas do anime Neon Genesis Evangelion. Uma escolha muito acertada, pois a batida da música combina com o anime em questão, um dos mais cultuados pelos fãs de animação japonesa. E, pasmem, o encoding do clipe é perfeito! Dá mesmo a impressão que os personagens estão cantando a música! É divertido ver a Asuka (a menina de cabelos castanhos do vídeo) cantando com o vozeirão do Lindemann.
Bem, vídeos assim, de clipes de músicas famosas contruídos com imagens de animes famosos, são bem comuns no YouTube. Mas como esse, é bem difícil encontrar - muito se devendo a isso o amadorismo de gente que constrói esses clipes. Mas enfim.
A tradução da letra:
Quem durante a vida é bom na Terra
Tornar-se-á um anjo após a morte
Então você olha para o céu e se pergunta
por que não podemos vê-los
Apenas quando as nuvens se recolhem para dormir
Nós podemos ser vistos no céu
sofremos e estamos solitários
Deus Sabe, não quero ser anjo
Eles vivem além dos raios do sol
separados de nós, tão infinitamente distantes
eles precisam se segurar nas estrelas (bem forte)
para assim não caírem do céu
Apenas quando as nuvens se recolhem para dormir
Nós podemos ser vistos no céu
sofremos e estamos solitários
Deus sabe, não quero ser anjo
Deus sabe, não quero ser anjo
Entendam por que Rammstein é o que há!



ILUSTRAÇÃO
A ilustração de hoje é uma das mais malucas que já fiz.
Sim, trata-se de uma caricatura do Slash, o guitarrista cabeludo da banda Guns N'Roses (atual Velvet Revolver), metamorfoseado em um coelho.
Seguinte: depois que um amigo fez uma caricatura do Slash, eu, num momento emque estava assim de bobeira rabiscando um caderno, comecei também a rabiscar uma caricatura do Slash. Mas, como seria muito óbvio (já que o Slash é uma das personalidades mais fáceis de caricaturar que existem), de repente me deu a idéia de metamorfosear o cara em coelho, mas mantendo a cartola e o cabelo.
Agora, pensando em que ilustração eu ia colocar nos próximos posts do blog, me deu a idéia de fazer uma ilustração completa do cara. Eis aí. Uma das idéias mais malucas que tive.
Mas quem disse que no mundo do Rock as idéias são todas certas?

DIREITO DE RESPOSTA
Recebi um comentário sobre meu último post, que contestava a afirmativa que fiz sobre São José dos Ausentes ser a cidade mais alta e fria do Estado. E ainda quis colocar Quaraí como a mais fria.
Oras, eu tenho de responder: não fui eu que afirmei que São José dos Ausentes é a mais fria. É o que a própria cidade diz. Está nas placas das ruas!
Além disso, eu já senti na pele a diferença de temperatura da localidade...
Bem, eis minha resposta. Não fui eu que disse isso, foi a própria cidade.
Entendido? Então tá legal.

Até mais!

2 comentários:

Marcel Ibaldo disse...

Tamanho equívoco não é digno de uma discussão tão prolongada.

Sendo assim, encaminho de imediato à prefeitura de São José dos Ausentes (a verdadeira responsável por este notório e famigerado mal-entendido) um texto ressaltando a urgente necessidade de retratação quanto à informação errônea que é associada a essa cidade.

Fatos são fatos.
Quaraí é realmente a mais fria.
E tenho dito.
Agora estamos entendidos.

Fabrício disse...

bah, lôco! Não sabia que tu curtes o Rammstein!
Recomendo o útimo clipe deles, cujo nome não sei. É o primeiro clipe pornô da História. Me chama de pervertido, mas achei muito joía a entrega dos artistas à arte. Hoje pra despertar alguma reação na pessoa e ao mundo, é preciso quebrar tabus. Só fiquei meio de cara que esse pioneirismo poderia ter sido brasieleiro. Mas não! foi dos alemães.. logo eles com aquela frieza germânica. Mas a arte taí pra provar o mundo de possibilidades.