sábado, 4 de janeiro de 2014

Luluzinha, Bolinha, Natal, Férias... e blog!

Olá.
Hoje, é a primeira postagem de 2014 falando de quadrinhos. E, como em todo mês, falando do gibi clássico da Luluzinha, que continua saindo pela Pixel Media, selo do grupo Ediouro.
Ainda tenho na mente as notícias recentes sobre o polêmico aplicativo Lulu, aquele em que as mulheres classificam homens na internet. Há alguns meses, foi noticiado o surgimento de um aplicativo em que homens classificavam mulheres, o Tubby - uma resposta ao Lulu. Mas o Tubby não passava de um boato - o aplicativo nem existe. Sabem da maior? Os nomes dos aplicativos remetem justamente às criações de Marjorie "Marge" H. Buell: "Lulu" é Luluzinha; "Tubby" é o nome em inglês do Bolinha. Nada mais apropriado, pois quem acompanha a coleção clássica dos personagens, sabe que Lulu e Bolinha viviam num eterno conflito de sexos. Luluzinha, fazendo valer a posição feminina na sociedade frente ao Bolinha e os meninos do clubinho "Menina Não Entra", protótipos de machistas. Os personagens surgiram nos anos 30 do século XX, época de machismo e "lugares de cada um na sociedade definidos desde o berço".

Bão. Saindo do terreno das divagações, vamos ver as histórias do mês de cada gibi?
LULUZINHA 34 chega em clima de férias de verão, pois todas as histórias são da série Camping, onde a turminha vai para um acampamento de férias, entrar em contato com a natureza - houve um tempo em que acampamentos eram mesmo muito populares entre as crianças - bem como o contato com a natureza. Well, as histórias deste mês são: após uma pequena página introdutória com uma história curta de Lulu e Alvinho, em A Grande Armação, Bolinha e os meninos do clubinho decidem não ir para o acampamento, mas as meninas chegam para atrapalhar os planos que eles tinham, e os fazem mudar de ideia - sem saber que tudo não passa de uma armação; em Tudo por um Assento, após cair na esparrela de Lulu, Bolinha, já no ônibus para o acampamento, faz de tudo para não ficar sentado ao lado dela - ainda que isso cause a maior confusão no ônibus; em A Voz Acusadora, na chegada do acampamento, Bolinha destrata Lulu, e começa a ser perseguido por uma vozinha - se vocês entenderem a história inteira, ganham um docinho; em Dedos Cintilantes, Lulu pretende chamar a atenção durante uma excursão a uma fazenda com seus dedos do pé pintados, mas quem acaba reparando não é uma pessoa; em A Trilha Bem Marcada, os meninos vão explorar a mata, mas terão de se livrar das meninas - mas os cuidados que eles tomam acabam se voltando contra eles mesmos; A Bruxa Alceia e o Cata-Vento do Espirro é mais uma história maluca de Lulu para Alvinho - mesmo no acampamento; e, encerrando, em O Aranha e a Cama Bagunçada, o detetive alter-ego de Bolinha investiga no acampamento mesmo - mas será que Seu Jorge, o pai da Lulu, mesmo a quilômetros de distância, é o culpado pelo mistério? Resposta: sim. Completa o gibi uma história curta com o Bolinha.
Já BOLINHA 32 ainda está em clima de Natal. Algumas das histórias ainda tem a passada data festiva como tema. E a série Camping não continua aqui (que esquisito...). Histórias: em O Peru Roubado, Seu Jorge decide fazer uma surpresa para a filha Lulu, mas graças a Bolinha e à própria Lulu, ele consegue mais do que planejava inicialmente - ainda que acabe tendo de passar pela polícia por conta de um mal-entendido; em Ladrão de Boneca, Bolinha entra numa encrenca com a Turma da Zona Norte, por conta da irmã do líder dos mal-encarados - e o que acontece a seguir é uma série de infortúnios que envolve até o pessoal do clubinho; em Ajudantes de Papai Noel, Bolinha e os seus amigos de Marte (faz tempo que os homenzinhos do disco voador não apareciam na coleção) se envolvem numa inacreditável aventura para ajudar o Bom Velhinho - sonho ou realidade? As Brincadeiras de Meméia é outra história surreal de Lulu para Alvinho para passar o tempo; em Cheiro de Bolinho, numa trama que envolve Carlinhos, o mini-Bolinha, os meninos do clubinho armam um plano para filar os bolinhos feitos por Glorinha - com maus resultados; em O Menino na Árvore, o gordinho arma um novo plano para conquistar a Glorinha - pelo cansaço. Será que vai dar certo desta vez? Em O Dono do Pedaço, Plínio arma um novo plano para entrar para o Clubinho - "comprar" o terreno onde está o barracão - e o plano dos meninos para reverter o jogo envolve um bode; e, concluindo, em Pesca no Gelo, uma injustiça: é Lulu quem fica chateando o Bolinha, e é ela quem se dá bem no final! Completa o gibi uma história curta com o Alvinho.
O preço de R$ 3,10 cada continua. Entretenimento para a viagem, para o engarrafamento, para a fila da lotérica, do banco...
Para encerrar, como tem sido há tempos desde que esta coleção começou a sair, mais tirinhas com a minha Luluzinha, a Letícia, a partir do ponto em que parou no ano passado. Enquanto isso, confiram as outras tiras da série em http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/.




BLOG NOVO
Peraí: antes de encerrar, vou recomendar um novo blog para vocês, a pedido.
O parceiro Rodrigo Sousa, do blog Desenho Artístico e Arquitetura (http://desenhoartisticoarquitetura.blogspot.com.br/) criou um novo blog: é o O Mundo em Desenho Animado, sobre desenhos e HQs. As análises que ele faz a cada postagem são muito breves, mas vejamos se com o tempo a qualidade dos textos fica mais satisfatória. Confiram: http://somosloucospordesenhos.blogspot.com.br/.
É isso aí.
Fiquem com a gente em 2014 e aguardem novidades!
Até mais!

Nenhum comentário: