quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Mirem-se no exemplo, neste dia do professor

Olá.
Hoje, enquanto escrevo, ainda é 15 de outubro, Dia do Professor. Como eu também sou professor, não posso deixar de fazer uma pequena referência à data.
Escolhi, para este ano, fazer apenas uma ilustração alusiva a um antigo modelo de educação: a tradição oral. E os anciãos africanos seriam exemplos de antigos professores, cujo modelo não mudou muito até os dias de hoje.

Os anciãos africanos eram os que passavam pelas aldeias das antigas sociedades do continente, transmitindo conhecimento às crianças através de histórias, alegorias... a chamada tradição oral. Quando cresciam, muitas crianças também se tornavam anciãs transmissores de tradições orais. Um modelo que, na melhor das hipóteses, é parecido com o método tradicional de ensino, com a diferença de que, na África antes da chegada dos europeus, o conhecimento era mais limitado, a vida era mais simples, o povo só tinha de saber o básico para sua sobrevivência.
O mundo é que se tornou mais complexo, está exigindo mais dos jovens e dos velhos. Sendo assim, o papel dos nossos atuais anciãos não mudou: o conhecimento, antes de tudo, depende das pessoas mais velhas e experientes. O primeiro contato com as coisas do mundo ainda vem da transmissão oral - os meios eletrônicos vem depois.
Por isso, os professores precisam ser mais valorizados, por todos os setores da sociedade.
Pode não ser muito, mas é sincero. A mensagem também pode ser vista no blog Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/).
E é isso aí. Feliz Dia dos Professores a todos os educadores que leem este blog!
Até mais!

Nenhum comentário: