terça-feira, 28 de julho de 2015

Minhas aulas de artes - 13: ROSTOS CÔMICOS

Olá.
Hoje, para colocar um pouco mais de movimento no blog, vou divulgar mais uma de minhas aulas de artes, já ministradas nas escolas. Para complementar os estudos sobre HQs nas escolas, iniciados quando comecei a divulgar a apostila Quadrinhos - Conceito e Prática, atualmente em publicação no blog da Letícia (http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/). E, como não poderia deixar de ser, a aula também vai ser divulgada no blog Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/), onde também colaboro, de vez em quando.



ROSTOS CÔMICOS
Aos que já iniciaram as explanações sobre conceitos das HQ para os alunos, como atividade complementar, propomos a confecção de rostos cômicos - um treino aos alunos para a confecção de caricaturas.
Abaixo, está um exemplo do como se pode aproveitar a folha de moldes apresentada acima (clique na imagem acima para ampliar, imprimir e depois copiar). Cada molde representa o formato de uma cabeça cômica, usadas na confecção de caricaturas. A partir desses moldes, os alunos devem desenhar rostos engraçados. Algumas formas podem ser usadas como chapéus, mas o mais importante é que os alunos caprichem nos diferentes olhos, narizes, bocas, cabelos e orelhas, adaptados ao biotipo dos moldes. Constitui, desse modo, um treino para a confecção de caricaturas, visto que as mesmas são elaboradas partindo do mesmo princípio: cada figura a ser caricaturada tem um formato diferente de rosto, baseado geralmente em uma forma geométrica (triangular, oval, arredondado, quadrado, etc.), bastando ao desenhista definir qual forma se encaixa com o rosto do retratado.
Opcional: o aluno arte-finaliza a caneta e pinta os rostos obtidos.

Em breve, mais aulas de artes para vocês, estudantes ou não.
Até mais!

Nenhum comentário: