sexta-feira, 17 de junho de 2016

Obituário: RÚBEN AGUIRRE

Olá.
O mundo da televisão mundial, e as infâncias de muita gente, terminam este dia 17 de junho mais tristes.
Foi divulgada hoje, enquanto escrevo, a notícia do falecimento de outro membro do elenco original do programa Chespirito, que celebrizou os personagens El Chavo del Ocho (Chaves) e Chapolin Colorado. A vítima da vez foi o ator Rúben Aguirre Fuentes, intérprete do Professor Girafales.


Rúben Aguirre faleceu aos 82 anos, de causa ainda não divulgada até o momento.
O ator, que nos anos 1960 e 1970 era facilmente reconhecível pelos seus impressionantes quase 2m de altura, além do Professor Girafales - que praticamente se tornou sua marca registrada - também encarnou personagens memoráveis dentro do programa criado por seu amigo e colega de trabalho, o também finado Roberto Gomez Bolaños, como o louco Lucas Pirado, parceiro do ainda mais louco Pancada Bonaparte, da esquete Los Chifladitos, e o Sargento Refúgio, da esquete Los Caquitos (Xaveco).
Talvez o que pouca gente saiba é que o Professor Girafales nasceu bem antes de Bolaños iniciar o Chaves, em 1971: o personagem e seu intérprete já faziam parte de um dos primeiros esquetes cômicos criados por Bolaños em 1968, Los Supergénios de La Mesa Cuadrada. Nessa esquete, já aparecia também o Dr. Chapatín, interpretado por Bolaños.
Todos os fãs de Chaves - incluindo este que vos escreve - ainda tem em mente o Professor Girafales, o muito paciente professor da escola onde Chaves e seus amigos estudam. E a grande paixão da irritadiça Dona Florinda (-"Professor Girafales!" -"Dona Florinda!" -"Mas que milagre aparecer por aqui!" -"Vim lhe trazer este humilde presente!" [entrega o ramalhete de flores] -"Ah, muito obrigada, mas não devia ter se incomodado!" -"De maneira alguma." -"Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?" -"Não será muito incômodo?" -"Ah, mas é claro que não! Queira entrar!" -"Depois da senhora.").
Enfim. O Professor Girafales é um exemplo de personagem: alguém que conseguia ser sério mesmo sendo cômico, e vice-versa. Rubén Aguirre nos entregou um personagem que conseguia unir a irreverência de um tipo caricatural à solenidade e à inteligência de um professor de escola, que sabia ser paciente mesmo com a zoeira de seus pupilos. Após o encerramento do programa, Aguirre continuou interpretando o personagem no circo com o qual excursionava pela América Latina.
Para lembrar o ator, a ilustração acima coloca em cena os três icônicos objetos usados pelo personagem: o chapéu, o charuto e o ramalhete de flores. E, cercando os objetos, os chapéus usados pelos outros atores já falecidos do elenco original de Chaves: os intérpretes de Seu Madruga, Dona Clotilde (A Bruxa do 71), Chaves, Jaiminho e Godinez.
Mais uma parte da infância dos mais velhos entre meus 17 leitores, e da minha, se foi. Fazer o quê, é a vida.
Fica o registro. E no mesmo mês em que perdemos o ex-pugilista Muhammad Ali (porém, por quê não fiz também um obituário para este?).
Até mais.

Nenhum comentário: