sábado, 22 de abril de 2017

BENJAMIN PEPPE # 7 - Reedição para finalmente ser um clássico!

Olá.
Faz quase duas semanas que não escrevo no blog. Tudo por conta de problemas pessoais e de trabalhos que tem ocupado grande parte de meu tempo útil. Em breve darei mais detalhes a respeito desses trabalhos.
Bem. Hoje, vou anunciar a vocês uma novidade. Ligada tanto ao meu amigo Paulo Miguel dos Anjos, criador do personagem Benjamin Peppe, o qual tenho me dedicado bastante em divulgar, quanto a mim, Rafael Grasel. É que está chegando, afinal, o mais novo gibi do Benjamin Peppe pela Universo Editora Independente. E quase todo feito por mim, Rafael Grasel!

BENJAMIN PEPPE # 7, pela Universo Editora Independente, do editor Gil Mendes, terá seu lançamento oficial no mês de maio de 2017, mas já pode ser encomendado o quanto antes. Alguns exemplares já estão em circulação, em poder de seus responsáveis – e podem ser adquiridos, também, diretamente com eles. Mas, de todo modo, chega cerca de dois meses depois do gibi # 6, lançado entre fevereiro e março.
A Universo Editora Independente é a casa do Peppe desde maio de 2015, e faz parte do crescente catálogo de gibis da editora, que já pode ser considerada a sucessora da editora Júpiter 2 em dedicação exclusiva às HQ independentes brasileiras. Vale lembrar: Benjamin Peppe também teve cinco números lançados pela Júpiter 2.
Por sua vez, Paulo Miguel dos Anjos continua tocando o Projeto Benjamin Peppe, que visa o licenciamento do personagem. E vários talentos das HQ nacionais já colaboraram com pequenas HQ e ilustrações do personagem surfista-skatista-ecologista, entre veteranos e iniciantes, todos com liberdade de interpretar o personagem, livremente, em seu traço.
Neste presente número 7 (que já faz a coleção da Universo Editora ultrapassar, em quantidade, a série da Júpiter 2 [5 números], e a série independente, editada pelo próprio Anjos [também 5 números]), temos cinco colaboradores. A começar pelo próprio Paulo Miguel dos Anjos e por Gil Mendes, na edição. Depois, temos, responsáveis pela capa acima, Bira Dantas (desenho e logotipo) e Jânio Garcia (cores). E, finalmente, eu, Rafael Grasel, com o restante da edição – texto introdutório, roteiro da HQ principal, desenhos e cores.
Esta edição do Benjamin Peppe traz uma grande inovação: é totalmente colorida, e impressa em papel de maior gramatura, semi-couché. Esta edição também é a mais “gordinha” da coleção: o # 7 tem 44 páginas, contando capa. E não por acaso: em 2 de maio de 2017, o personagem Benjamin Peppe completará 44 anos de existência (ele foi criado em 1973). Logo, se optou por fazer um gibi que fecha 44 páginas, totalmente colorido, e isso justifica o fato de ser o mais caro: o exemplar custa R$ 18,00.
A atração principal é a reedição de uma história que já saiu anteriormente: Letícia e Benjamin Peppe Contra o Lixo, o maior crossover entre minha personagem, Letícia, e o Benjamin Peppe. Essa história havia sido publicada, na íntegra, em Benjamin Peppe Fanzine # 5, da coleção independente, em 2013 (capa abaixo - se você tiver um exemplar desse fanzine, guarde que ele pode, no futuro, ser valioso!).
Agora, para a nova edição da Universo Editora, a história foi totalmente reformulada - visualmente. Eu tive o trabalho de, entre outubro de 2016 e janeiro de 2017, restaurar completamente a história – reescanear as artes originais, retocar os traços que ficaram desajeitados, corrigir erros no desenho e nas letras, arredondar cabeças, e colorir a história, tudo no photoshop, todas as 39 páginas que compõem uma verdadeira graphic novel de Letícia e Benjamin Peppe, que se estende até a quarta capa. A princípio, para a reedição da aventura, a ideia, do próprio Anjos, era de que só a última página fosse colorida, mas, conforme examinei a situação, e vendo que esta edição deveria ser especialíssima, resolvi fazer um restauro de todas as páginas. Anteriormente, eram todas em tons de cinza preenchidos com lápis – que tive de apagar antes de reescanear. Elaborei, inclusive, versões em tons de cinza para as páginas internas, mas o Anjos decidiu que o gibi deveria ser inteiramente colorido, e Gil Mendes encampou a ideia! Sim: Mendes, em seu serviço de edição e impressão de gibis independentes de autores brasileiros, também oferece a opção de impressão de gibis com páginas coloridas, ainda que isso signifique o aumento do preço (vamos lembrar: o # 5 do Benjamin Peppe também trouxe quatro páginas internas coloridas, além da capa). E o resultado, vocês conferem no gibi.
Os desenhos foram levemente alterados em relação à versão “amadora” de 2013, mas, na história, nada foi alterado. É a mesma história, aliando os elementos que são caros ao Benjamin Peppe: ecologia e esporte. O grande motor da história é a necessidade da conservação do meio ambiente e o combate ao lixo nas praias – e, aproveitando o ensejo, contar a história do lixo, ou melhor, do conflito permanente entre o homem e a natureza, através da produção de lixo, e das providências tomadas para contê-lo (e que coincidência que, no momento em que escrevo, ser dia 22 de abril, o Dia da Terra!). Tudo baseado no trabalho que publiquei no blog em 2010, a postagem mais acessada do blog nesses quase 10 anos de Estúdio Rafelipe.
Bem. A história começa quando a turminha da Letícia vai passar as férias na praia. No entanto, um incidente não muito grave, porém muito incômodo – um dos amigos de Letícia acaba se machucando ao pisar em um pedaço de lixo – ameaça estragar essas férias, tudo causado por lixo deixado na praia pelos turistas. Letícia e seus amigos, para evitar que suas férias acabem arruinadas pela falta de consciência de outras pessoas, tomam a iniciativa de recolher o lixo na praia, e, nesse ínterim, encontram o Benjamin Peppe e seus amigos, igualmente envolvidos nessa atividade. A atividade leva dias, e, durante um “intervalo” nesse serviço, entra em cena a Tia Lily, a velha tia de Benjamin Peppe, que conta à turma a história do lixo através dos tempos, da pré-história aos dias atuais. E essas informações haverão de ser úteis mais tarde, inclusive para conscientizar pessoas sobre a importância de manter a praia limpa. Enquanto isso, Gustinho, o amigo de Letícia, vive uma “paixonite” por Lysa, a namorada de Luís, amigo de Benjamin. E não pode faltar um momento em que o Benjamin Peppe é visto na atividade que mais ama: o surfe...
Posso dizer que esta história foi feita com o máximo de esmero que consegui. Me esforcei em entregar uma história que fosse divertida, informativa e esteticamente mais agradável. Digam vocês, agora, se esses quatro meses que levei para restaurar a história valeram a pena... E se o grande mestre Bira Dantas fez um bom negócio elaborando uma bela ilustração de capa especialmente para esta edição.
Ao longo da postagem, coloquei para vocês algumas amostras da versão original da HQ e, ao lado, amostras da versão restaurada. Agora, o julgamento será com vocês. Garanto que não serão quase 20 reais gastos em vão, amigos, ainda que ainda estejamos em época de crise.
O gibi ainda conta com um texto introdutório escrito por mim, e uma página extra, inédita, feita especialmente para esta nova edição. Mas houve um porém, um deslize de edição: a página extra deveria ter ficado no final da edição, e não no início, pois se tratava de um apêndice. Mas tudo bem, eu perdoo o Anjos e o Mendes por isso...
De todo modo, eis aqui, BENJAMIN PEPPE # 7, com a versão 2017 de Letícia e Benjamin Contra o Lixo, já um pequeno clássico dos personagens! É o terceiro crossover entre Letícia e Benjamin. E vem mais por aí...
Reservem agora seu exemplar! Contatem: universoeditoraindependente@gmail.com; anjospaulo@zipmail.com.br; ou benjaminpeppe@gmail.com. Eu, Rafael Grasel, também tenho alguns exemplares para vender, quantidade limitada. Neste caso, contatem: rafaelgrasel@yahoo.com.br. Apoiem o quadrinho nacional!
E, como um extra, deixo a vocês uma ilustração – alheia. Há mais de um ano atrás, Bira Dantas divulgou, em seu Facebook, uma fanart da Letícia e de seu gato, o Gatudo, feita por ele. Não costumo receber fanarts de meus personagens com frequência, o que já seria uma forma positiva de feedback (a capa de BENJAMIN PEPPE # 7 já poderia contar como uma segunda fanart de Letícia por Bira). Porém, tive de “pegar emprestada” da internet esta ilustração, para divulgar a vocês. Desculpe, Bira, se infringi alguma regra de direito autoral ou coisa assim.
Quem não conhece a Letícia, o blog dela também ainda está ativo: https://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/. Confiram.
E, por enquanto, é isso. Fica a recomendação. Em tempos em que os melhores quadrinhos estão saindo em capa dura, a mais ou menos 60 reais o exemplar, investir quase 20 reais em um gibi formatinho é quase nada... Praticamente o preço de um mangá atual.

Até mais!

Um comentário:

Paulo Anjos disse...

Meu muito obrigado, Rafael Grasel! Por esta ótima resenha/matéria de apresentação do gibi Benjamin Peppe n° 7 com a "HISTÓRIA DO LIXO". Meus parabéns e agradecimentos a Você, Rafael Grasel, Bira Dantas, Janio Gârcia e Gil Mendes. Forte abraços de Paz e Luz a todos vocês. Paulo Anjos