sábado, 18 de novembro de 2017

BENJAMIN PEPPE # 9 - Ele e Letícia atacando novamente!

Olá.
Nesses dias isentos de boas notícias, para este que vos escreve, ao menos, chegou uma.
O setor dos quadrinhos independentes brasileiros é um dos que se recusam a parar nesses tempos de crise – mesmo sendo um investimento de risco. Ainda mais da parte de meu amigo Paulo Miguel dos Anjos, criador do Benjamin Peppe, personagem surfista e ecologista que tanto tenho propagandeado aqui – e para o qual tanto tenho colaborado com desenhos e ilustrações para sua maior empreitada artístico-comercial, o Projeto Benjamin Peppe.
Bem, um dos braços mais notáveis do Projeto é o dos gibis, já que os colaboradores do Projeto se empenham mais no envio de pequenas HQs e ilustrações com o Benjamin Peppe e sua turma – e, pela Universo Editora Independente, que atualmente está cuidando dos gibis do Benjamin Peppe, chega aos leitores o número 9! Saibam no seguimento deste texto porque ele é o mais especial até agora...


BENJAMIN PEPPE # 9, pela Universo Editora Independente, lançada em novembro de 2017 (três meses após a edição número 8), se não for a melhor edição até o momento, é uma das melhores já produzidas pela parceria entre Paulo Miguel dos Anjos e o editor Gil Mendes. E a sua elaboração foi um desafio... para mim.
É porque sou eu, Rafael Grasel, quem ocupa a maior parte da revista com minha colaboração. Já explico...
Quem acompanha a coleção de gibis do Benjamin Peppe, sabe que Rafael Grasel costuma colaborar com bastante frequência com o Projeto Benjamin Peppe – tantas vezes tenho dito aqui, o Projeto visa o licenciamento do personagem para a maior quantidade de mídias possíveis. E o Benjamin Peppe, criado em 1973, é um personagem de grande potencial para licenciamento, sendo um personagem icônico – em seu uniforme hippie habitual, macacão e gorro vermelhos – e que incentiva a ecologia e os esportes saudáveis, logo, um personagem positivo e “para cima”, ideal, portanto, para o pessoal que se preocupa com a educação e com o que é aceitável dentro de nossa sociedade, nesses tempos de pessimismo e revolta.
Eu já colaborei com diversas ilustrações e quadrinhos para os gibis do Benjamin Peppe – e, nessas colaborações, lanço mão, em grande parte, de colocar o Benjamin Peppe atuando ao lado de minha personagem infantil, a Letícia, cruzando ambas as turmas. O primeiro crossover entre os personagens foi publicado em Benjamin Peppe Fanzine # 4, de janeiro de 2012. O segundo, em Benjamin Peppe # 3, pela editora Júpiter 2, de julho de 2012. Aí, veio o mega-crossover educacional Benjamin Peppe e Letícia Contra o Lixo, publicado em Benjamin Peppe Fanzine # 5, em maio de 2013.
O primeiro crossover foi republicado em Benjamin Peppe # 2, da Universo Editora, em outubro de 2015, no original em preto e branco; Benjamin Peppe e Letícia Contra o Lixo foi restaurada, colorizada e republicada pela Universo Editora em Benjamin Peppe # 7, de maio de 2017.
E, agora, vem a edição número 9. No presente número de BENJAMIN PEPPE, ele e Letícia se encontram novamente, em mais um mega-crossover, agora inédito – e sem pretensões didáticas!
Letícia Volta a Encontrar Benjamin Peppe é uma história de 40 páginas, contando as ilustrações de entrada – logo, ocupa quase todo o gibi de 44 páginas, contando capa, totalmente colorido em papel semi-couché, capa cartonada com laminação fosca, uma nova experiência da Universo Editora Independente e seus serviços de impressão e publicação de gibis independentes a condições módicas.
A HQ principal foi escrita, desenhada, editada e colorizada por Rafael Grasel, em um trabalho que consumiu cinco meses! Pouco depois que terminei de trabalhar na restauração das páginas de Letícia e Benjamin Peppe Contra o Lixo, no início de 2017, me pus a elaborar uma nova HQ longa com os dois personagens. O roteiro estava pronto a uns quatro anos, mas resolvi desengavetar. E foi laborioso: só para corrigir os desenhos e colorir cada página no Photoshop, consumia de três a quatro horas!
Mas consegui entregar a HQ. Mas quebrei não só as minhas pernas como as do Paulo Miguel dos Anjos, que se encarrega da edição do gibi a ser publicado (selecionando o que vai entrar em cada número do gibi de seu personagem) e dos custos de impressão do gibi... Pois a HQ foi além do que havia sido planejado. Em princípio, deveriam ser 26 páginas... Mas resolvi estender um pouco a “prosa”, pois quis, nesta HQ, colocar o máximo de elementos que fazer parte do universo do Benjamin Peppe. Bem, vai caber agora ao leitor em potencial dizer como ficou, se foi à toa ou não que gastei papel, lápis, canetas Stabilo ponta 0,4 e energia elétrica para fazer funcionar os computadores que rodam o Photoshop...
Bem. Nesta HQ, eu procurei fazer uma aventura sem muito compromisso, que fosse a um só tempo divertida e emocionante, com grande foco nas interações entre os personagens, e colocando como elemento principal o esporte – neste caso, o surfe, uma das maiores paixões do Benjamin Peppe... ainda que isso implique deixar as pessoas queridas de lado. No caso do Peppe, a história está focada em seu relacionamento com a namorada, Diana, enquanto tenta consertar uma encrenca em que Letícia e seus amigos se envolvem. Da parte da Letícia, seu foco, além do surfe, está no seu relacionamento com o melhor amigo, Gustinho. Confiram alguns trechinhos da HQ ao longo da postagem...
Em uma continuação quase direta dos acontecimentos de Letícia e BP Contra o Lixo, a história começa com a grande expectativa de Letícia e seus amigos. Em férias na praia, Letícia, Gustinho, Manél, Aristeia e Simoninha vão prestar um curso de surfe com Benjamin Peppe e seu amigo Luís. Enquanto isso, Gustinho continua em sua paixonite por Lysa, a namorada de Luís – enquanto tem de ouvir o racional Manél dizer que nada vai dar certo. E, por causa disso é que se iniciam as encrencas da história.
Letícia e Gustinho aprendem rápido a dominar a prancha de surfe, mesmo tomando vários “caldos” – e empolgam os amigos. Logo, Diana e Lysa entram em cena. Diana logo fica enciumada porque Benjamin acaba largando-a na areia para pegar onda, quando ela queria sair para passear; e Gustinho, a fim de tentar chamar a atenção de Lysa, resolve se arriscar a surfar em uma zona de maior perigo, levando Letícia consigo. Mas um acidente ocorre, e, enquanto Gustinho é jogado pelas ondas de volta à areia, a menina acaba ficando à deriva, tendo de depender dela mesma, e de sua prancha, para sair daquela situação... e da ajuda do Benjamin Peppe, é claro. Mas não se pode subestimar Letícia... Se todos saírem vivos de tamanha situação de risco, terão uma chance de revisarem seus sentimentos uns pelos outros... Letícia e Gustinho, Benjamin Peppe e Diana.
Mais não posso contar para não estragar a surpresa dos leitores. Mas o mais que posso dizer é que é uma história focada em sentimentos, na amizade, no amor, nas relações humanas, na confiança – tentar mostrar que ainda é possível acreditarmos nas pessoas. A aventura nas ondas é um pano de fundo. E é um tanto complexa, na verdade. Reconheço que não vai ser a melhor das experiências aos leitores, visto que a HQ é cheia de texto, os personagens falam muito (é uma dessas HQ que devem ser lidas com atenção, pois a perda de um mínimo detalhe compromete todo o resto), tem quadros pequenos, com muitos desenhos espremidos e cheios de pequenos detalhes, e é fortemente colorida, ajudando no contraste entre os elementos de cena – mas a impressão deixou as cores originais mais escurecidas. Porém, quem ler não vai se arrepender – assim espero. Busquei colocar tantos elementos que fazem o Benjamin Peppe ser quem é – esporte, surfe, namoro, amigos. Mas não ficar demais focado no próprio Benjamin Peppe, todos os outros personagens tem o seu espaço para mostrar do que são capazes, conseguem me entender?
Tantos autores conseguem passar sua mensagem em menos de cinco páginas, enquanto eu precisei de quarenta para passar a minha! Infelizmente, não consigo me livrar da prolixidade textual (excesso de texto). Snif.
Com esta HQ, as minhas colaborações para o Projeto Benjamin Peppe, contando apenas os crossovers entre Letícia e Benjamin, já contabilizam 90 páginas! 91, se contarmos ainda a ilustração extra feita especialmente para a edição, na 3ª capa do gibi! Contando tiras e ilustrações só com o Benjamin, as colaborações já ultrapassam 100 páginas!
Mas não é apenas Rafael Grasel quem domina o gibi. Tem mais colaboradores! Além de Rafael Grasel (ilustração, roteiro, desenhos e cores da HQ), de Paulo Miguel dos Anjos (edição e fotografia na 2ª capa) e Gil Mendes (edição), temos: Bira Dantas, com a ilustração da capa acima (desenho e cores); uma ilustração de Marcos Venceslau na 2ª capa, e outra de Ed Oliver na 4ª capa.
Agora, a avaliação é com vocês. Quero saber agora se esses cinco meses de trabalho valeram a pena... e se o mestre Bira Dantas fez um bom negócio em fazer mais uma capa para um trabalho de Rafael Grasel. O gibi já está à venda!
Por ser colorido, o preço é um pouquinho salgado: R$ 16,90. Mas não é um gasto em vão.
Encomendem o seu junto a Universo Editora (universoeditoraindependente@gmail.com), com Paulo Miguel dos Anjos (anjospaulo@zipmail.com.br ou benjaminpeppe@gmail.com), ou com Rafael Grasel (rafaelgrasel@yahoo.com.br). Edições limitadas!
Conheçam mais a respeito do Projeto Benjamin Peppe visitando o site oficial (www.benjaminpeppe.webnode.pt) ou o Facebook (www.facebook.com/benjaminpeppe).
E é isso aí, por hora. Aguardem novidades.

Até mais!

Um comentário:

Paulo Anjos disse...

Ao meu amigo Rafael Grasel, colaborador e participante dos gibis do Benjamin Peppe. Meu muito obrigado!!! Por esta maravilhosa resenha e esta HQ com 40 páginas coloridas com o Benjamin Peppe e a Letícia. Ficou muito legal! Meus parabéns a você e a todos participantes. Gratidão, gratidão e Gratidão!!! um forte abraço a todos com Tudo HQBs. Paulo Anjos