domingo, 28 de janeiro de 2018

Tempestade de Ideias 15

Olá.
Hoje, devido ao tanto que tenho a dizer, resolvi colocar tudo em uma Tempestade de Ideias, seção do Estúdio Rafelipe a qual faz tempo não mexo. Meu esvaziamento da cabeça sem necessidade de trepanação. É isso aí.



OBITUÁRIO
Começo este descarrego com uma triste notícia: no último sábado, dia 27 de janeiro de 2017, faleceu o cartunista estadunidense Mortimer Addison Walker, o Mort Walker, criador do Recruta Zero.
Mort Walker, nascido em 3 de setembro de 1923, em El Dorado, Kansas, contribuiu substancialmente aos quadrinhos dos Estados Unidos e do Mundo, em geral. Desde 1950, quando deu vida ao personagem Beetle Bailey, que, de uma tira sobre a vida universitária, evoluiu para a mais divertida sátira às Forças Armadas de seu país, Mort Walker sempre esteve em atividade. Viu sua tira alcançar um sucesso quase estratosférico graças à famosa polêmica da censura de um órgão das Forças Armadas; viu uma tentativa de devolver seu personagem à vida civil se transformar em um bem-sucedido spin-off, Hi & Lois (Zezé & Cia.); Criou e ajudou a desenvolver outras tiras conhecidas, como Boner's Ark (a Arca dos Bichos), Sam's Strip (mais tarde, Sam & Silo); e ainda criou um museu, o National Cartoon Museum, atualmente desativado. Desde o início dos anos 2000, Mort Walker estava semiaposentado, e quem estava cuidando de Recruta Zero era seu filho, Greg, com a supervisão do pai.
É possível que Greg Walker agora siga o caminho de seu colega na King Features Syndicate, Chris Browne (que assumiu Hagar, o Horrível após a morte de seu pai e criador do personagem, Dik Browne, também "segundo pai" de Zezé & Cia), e continue desenhando a tira sozinho. Afinal, Recruta Zero ainda é uma instituição americana - já que foi a segunda comic strip norte-americana da História a alcançar a marca de 2000 jornais a publicá-la.
Quem acompanha o Estúdio rafelipe, saber que já falei bastante a respeito de Recruta Zero - e de toda a coleção de gibis e álbuns do personagem lançados pela Pixel Media. Então, nem preciso falar muito a respeito da importância de Mort Walker e do Recruta Zero aos quadrinhos mundiais. Reler os álbuns do personagem já me serve de estímulo para continuar desenhando as minhas tiras de HQ.
Sentiremos sua falta, Mort Walker.
Ficam aqui as condolências do Estúdio Rafelipe, que tanto ajudou, à sua maneira, a lhe divulgar.

ALEGRIA
Passemos agora a um fato alegre. Neste momento, anunciamos que, um ano e três meses depois, o Estúdio Rafelipe conseguiu atingir mais uma marca...
Sim! 1200 postagens! É muito empenho de minha parte não deixar a peteca blogueira cair, apesar de tudo, das intempéries. Apesar das crises pessoais, faço como todo brasileiro: esqueço tudo em um pequeno detalhe. A maioria esquece os problemas nos copos de cerveja; eu esqueço os problemas escrevendo e desenhando.
Após a euforia da postagem 1000, e da fossa após a postagem 1100 (recebi críticas negativas após a publicação da mesma), a postagem 1200 é um indicativo de que este blog não vai parar. E ter iniciado a publicação das séries O Açougueiro e Macário certamente contribuiu para a manutenção desse pique.
E sigamos em frente! Vamos ver se chegaremos a 2000 postagens - e se chegaremos realmente aos 10 anos completos de atividade blogueira, apesar de a moda agora é ser YouTuber, se uma pessoa quiser ser influente.

AVISO
Já que falamos de Macário, meu folhetim ilustrado parta adultos, eu tenho um aviso para dar.
Neste domingo, no momento em que escrevo (dia 28 de janeiro), deveria entrar no ar um novo episódio da série. Porém, uma série de fatores me fez mudar os planos anteriores...
O primeiro fator é que Macário deverá completar 1 ano de publicação quinzenal em 29 de janeiro. Por isso, o episódio que deveria entrar no ar neste domingo entrará no ar em 29 de janeiro, uma segunda-feira.
O segundo fator foi o planejamento das postagens desta semana. Acabou que, devido a uma série de apertos não-esperados, a postagem 1200 do blog acabou entrando no ar no domingo que deveria ser o do episódio inédito de Macário. Por conta desses mesmos apertos, não consegui concluir, em tempo, a redação do episódio (costumo escrevê-los no espaço das duas semanas entre um e outro, previamente) e as ilustrações.
E, devido ao aniversário da série, anuncio agora uma mudança: Macário passará a ser publicado ainda quinzenalmente, mas agora às segundas-feiras, ao invés dos domingos! Isso mesmo!
A partir desta semana, portanto, Macário deverá sair às segundas-feiras. A exemplo do 27o capítulo que entrará no ar numa segunda-feira, em seu aniversário.
E esperamos não haver novos imprevistos neste momento. Isto é tudo.

E, por enquanto é isso.
Continuem acompanhando nosso blog!
Até mais!

Nenhum comentário: