domingo, 7 de novembro de 2010

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - você já viu a chuva caindo num dia de sol?

Olá.
Nos últimos dias, andei reparando: estão faltando pautas para eu falar no blog. E ilustrações inéditas. Já não sei mais sobre o que escrever, no momento em que sento na frente do computador. Talvez seja por causa das muitas atividades que eu ando exercendo ultimamente. Mal está dando tempo para ler os livros que comprei. A muito custo estou colocando as leituras em dia, para continuar trazendo até vocês cultura, informação e ilustrações.
Felizmente, ainda tenho pautas reserva. Aos poucos vou colocando tudo em seu devido lugar.
Bem. Hoje vou falar de CD. Desta vez, é uma coletânea de banda famosa.
O CD de hoje é uma das muitas coletâneas existentes no mercado da banda norte-americana CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL. Mas tive sorte de adquirir uma das melhores - apesar de a capa ser em papelão e não vir com encartes. Mas também, para que isso se o mais importante é o CD com as músicas?
Eis aqui CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - BEST OF.

Bem, para quem não conhece, CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL é uma banda norte-americana de rock n' roll, cuja música mistura o rock propriamente dito com a música country, criando uma combinação agradável e que torna a banda ouvida até hoje.
A carreira da banda foi de 1967 a 1972, e sua formação era: John Fogerty (guitarra e vocal); seu irmão mais novo, Tom Fogerty (guitarra); Stu Cook (baixo); e Doug Clifford (bateria). A banda começou no início dos anos 60, com John, Stu e Doug; mais tarde Tom entraria para o grupo, e formaria a banda, cujo nome é a junção dos nomes de Creedence Nubal, amigo dos irmãos Fogerty, e de uma marca de cerveja, Clearwater.
Os primeiros compactos saíram a partir de 1968. Para quem não sabe, os compactos compreendem aqueles LPs pequenos com duas músicas, uma de cada lado - às vezes, quatro músicas, duas de cada lado. É diferente dos álbuns, os LPs (os discos de vinil) grandes com mais músicas. Bem, os sucessos principais da banda foram lançados primeiro em compactos, depois em álbuns. E, entre compactos e álbuns, a banda ganhou nove discos de ouro e sete de platina.
A banda se separou em 1972. John Fogerty seguiu na carreira solo. Tom faleceu, e Stu Cook e Doug Clifford seguem em turnê com a banda Creedence Clearwater Revisited, onde tocam os antigos sucessos da banda.
Mas a melhor fase dos músicos foi mesmo quando estiveram juntos. Que o digam seus principais sucessos, ouvidos até hoje. E digo mais: até hoje nunca conheci ninguém que não tenha parado quando toca Have you ever seen the rain no rádio. E, convenhamos: as bandas que regravam as músicas do Creedence não chegam nem perto das versões sob os vocais roucos e poderosos de John Forgety e da guitarra de Tom Fogerty.
Bem. A coletânea.
Esta coletânea que vocês estão vendo foi lançada pela Universal Music, e traz 24 sucessos da banda. Todos os sucessos, e mais algumas menos conhecidas, todas no ritmo "rock sertanejo".
A coletânea começa bem, com cinco grandes sucessos: Bad Moon Rising, Born on the Bayou, Proud Mary (sucesso também na voz de Ike e Tina Turner), Travelin' Band e o grande sucesso Have you ever seen the rain. Esse não podia faltar! Depois vem: Green River, Down on the Corner, Lodi, Fortunate son, Lookin' out my back door e Run through the jungle, canções que tocam menos nos rádios, antes de voltar às mais conhecidas: a balada I put a Spell on You e Susie Q, que foram os primeiros sucessos da banda - e as responsáveis pelo primeiro disco de ouro da banda. A seguir, Sweet Hitch-hiker e It came out of the sky, antes de partir para o também grande sucesso (e uma das baladas mais bonitas da banda) Who'll stop the rain. A seguir, a balada I heard it through the grapevine, a movimentada Hey tonight, a rural Cotton Fields, a triste Long as I can see the light, a também movimentada Molina, a country-romântica Hello Mary Lou, a menos movimentada The midnight special e, fechando com chave de ouro, Up around the bend.
Apesar da capa de papelão e da falta de um encarte com as letras - um formato mais econômico de venda - , CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - BEST OF é uma das melhores coletâneas da banda. É possível também encontrar no mercado os outros CDs da banda, inclusive a série Chronicles, que juntam os melhores sucessos da banda.
Só a ressalva de CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - BEST OF é que ela não vem 100% completa: duas músicas tiveram de ser reduzidas por conta do espaço do CD. I heard it through the grapevine foi reduzida à metade - essa canção é uma das mais longas do grupo e trazia um impressionante e longo solo de guitarra; e Molina teve seu solo final de saxofone cortado. Ah: e nem se sabe direito se Susie Q é a parte 1 ou 2 - a música tem duas partes. Mas os outros sucessos da banda estão lá, completos.
Ah, e escolha bem o aparelho onde vai executar as músicas: em alguns aparelhos de CD, alguns solos de instrumentos podem "sumir" da audição, ou serem ouvidos em um volume muito baixo, sumindo entre a bateria, como os solos de baixo de Born on the bayou ou o impressionante solo de guitarra de I put a Spell on You.
Apesar de esses serem tempos de MP3 e outras mídias que podem ser carregadas em qualquer bolso, em um aparelhinho pouco maior que a tampa de uma caneta, comprar e ouvir CDs ainda é bom, é uma experiência interessante. E, apesar de esses serem tempos arriscados de pirataria, vale a pena. Desde que o CD seja original, ou as gravações feitas por terceiros serem só para uso doméstico, sem fins de comercialização. Pena que minha fala não vai mudar a situação, já que as pessoas ainda preferem pagar menos pelas músicas favoritas. Droga.

PARA ENCERRAR...
Mais duas tiras de Letícia, inéditas. Mais uma mostra da convivência da garota com seu gatinho novo.
E não se esqueçam: confiram a série desde o início no Blog da Letícia: http://leticiaquadrinhos.blogspot.com/.
Até mais!

Nenhum comentário: