sexta-feira, 21 de novembro de 2008

TÁ LOUCO! - o desabafo de uma geração

Olá.
Hoje vou falar de livro. Mas antes, faço uma pergunta a vocês: alguma vez vocês desejaram, de todo o coração, mandar sua vida e toda a situação tediosa, ruim e detestável pela qual vocês passam atualmente... vocês sabem pra onde? E nunca puderam fazer isso por motivos de força maior - sejam quais forem?
Pois bem. É esse o sentimento do narrador do livro TÁ LOUCO!, de Fernando Bonassi. A vontade de mandar a sua vidinha chata à... vocês podem imaginar para onde.
O livro foi escrito em uma linguagem bem coloquial, num tom amargo e bem-humorado - ou melhor, mal-humorado, como preferirem - e trata da "primeira vez" do narrador - o próprio Bonassi. Bom, no livro, ele se auto-intitula "o virgem", alcunhado pelos amigos, "embora ele fosse de escorpião". Pequenas pistas ao longo do livro permitem constatar que é um livro autobiográfico - não parece, mas é, devido ao tom e a impressão de mundo que o autor faz de sua realidade, quando ele tinha dezesseis anos.
Bonassi despeja muito de sua raiva nas páginas do livro. Afinal, ele tem mesmo motivos para sentir raiva da vidinha chata que leva: dezesseis anos, sem namorada, com um empreguinho chato em uma loja de discos, os pais um tanto negligentes, um irmão desgraçado, as garotas às quais ele gosta não querem saber dele... e os únicos momentos em que ele pode mesmo sentir-se bem são quando ele se masturba e quando está em companhia dos amigos do grupo de teatro. E ele descreve, com detalhes escabrosos, até os detalhes mais escabrosos do seu dia-a-dia - inclusive, a sua tentativa frustrada de suicídio, masturbando-se após o almoço -, num mix de ódio e ironia pesada.
O objetivo de Bonassi é relatar como se deu sua primeira transa - em uma viagem à praia, com os amigos. E, até chegar lá, ele vai passar por maus bocados, maus mesmo, que o fazem gritar o tempo todo: "tá louco!" Lendo esse livro, é a frase que você mais ouvirá dele.
O livro é pesadinho em todos os sentidos. Se PRIMEIRA VEZ e QUEDA LIVRE também tratam do sexo na adolescência, porém o fazem de uma forma mais leve - e até antisséptica - que TÁ LOUCO! Isso porque Bonassi não está a fim de fazer orientação sexual. Ele está a fim de desabafar - algo que nós também temos vontade de fazer. Por isso, esqueça o moralismo típico desse tipo de obra - renda-se ao fluxo caótico de idéias raivosas de Fernando Bonassi. Ele não saiu inteiro, e cheio de cicatrizes, da adolescência para nada. Afinal, "adolescência, às vezes, é igual a comer um x-salada: incômodo no começo e muito gostoso no finalzinho!"
Interessante é que o livro faz parte da coleção Veredas, da Editora Moderna, conhecida por obras de teor pedagógico. O radicalismo de TÁ LOUCO! serve como um contraponto... mas leiam, eu recomendo. Se gostarem, tudo bem. Se não gostarem... como diz Bonassi, "se você não gostar, escreva o seu, oras!"
Eu, aqui, ainda é cedo para escrever o meu. Mas estou divulgando teu livro, Bonassi.
E, para concluir, mais desenhos da série "Somente Com Camisinha".



Nenhum comentário: