quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Velta!!!

Olá.
Digitando "Rafael Grasel" no Google (só para ver se havia algum site que me citava ou citava meu blog), fiz uma ótima descoberta (pelo menos, para mim).
É que, há algum tempo atrás, eu havia enviado ao paraibano Emir Ribeiro uns desenhos que eu fiz de sua personagem mais célebre, a Velta, a "musa dos fanzines nacionais" e uma das mulheres das HQ nacionais que eu mais aprecio (além da Niele, de Holy Avenger).
Bom, o caso é que a personagem me foi apresentada pelo meu colega do Núcleo dos Quadrinhistas de Santa Maria, Antônio Pereira Mello, que conhecia Ribeiro. E isso que Emir Ribeiro se trata de uma personalidade das HQ nacionais, pois foi um dos primeiros desenhistas brasileiros a desenhar para fora do país. Me apaixonei pela personagem, apesar de ela ter os seios desproporcionais à bunda... Mas e daí?
Bom, o Emir respondeu à minha carta, é claro, e me enviou um exemplar de um dos mais recentes livros da Velta, "Nova Identidade Paraibana". E autografado, com o pedido: "Posso colocar seus desenhos na Internet?". Por e-mail, eu autorizei, mas não sei se ele recebeu minha mensagem.
Bom. O caso é que os desenhos, junto com o texto que eu enviei, FORAM publicados na Internet, no site "Opinião 26". E parece que o Emir Ribeiro colorizou os desenhos (se não foi ele, não sei quem foi), que eu enviei em PB. Isso foi muito bom! Me deixou muito feliz!
Ah: tenho outra revista da Velta, a edição da extinta série "Graphic Talents" da Editora Escala, com quatro histórias de Velta (antes, Welta, a título de curiosidade).
Para quem quiser conferir o texto e os desenhos, aí vai o link:
E, em homenagem ao meu amigo roteirista de HQ e poeta santa-mariense Antônio Mello, que me apresentou Velta, eu posto hoje a piada favorita dele, que eu já mostrei para ele.
Viva as HQ Nacionais!