terça-feira, 1 de março de 2011

Livro: MEMÓRIAS DE UM APRENDIZ DE ESCRITOR

Olá.
Hoje, continuando a homenagem ao falecido escritor gaúcho Moacyr Scliar, vou falar de um livro dele.
Resgato de minha estante uma antiga edição de um de seus livros infanto-juvenis mais marcantes: MEMÓRIAS DE UM APRENDIZ DE ESCRITOR.

Este livro foi publicado pela Companhia Editora Nacional, em 1984, dentro da coleção Passelivre. Bem, vocês podem reparar, pela foto que ilustra o post, o quanto esse livro é velho (foi publicado no ano em que eu nasci!); a capa foi inclusive remendada!
Trata-se de um livro de memórias, escrita com uma sensibilidade ímpar. Nesse livro, Scliar (no texto, seu prenome é grafado com y, "Moacyr"; mas na capa, aparece grafado com i, "Moacir") relata desde o seu nascimento, em 1937, em Porto Alegre, até a publicação de seu livro de contos O Carnaval dos Animais, em 1978. Portanto, é uma autobiografia bastante breve.
No entanto, Scliar vai perfilando, em ordem não-cronlógica, diversos fatos de sua infância e adolescência: sua infância humilde no bairro judeu do Bom Fim, em Porto Alegre (Scliar era judeu); sua convivência com os livros, e a influência que eles teriam na sua trajetória de vida; um pouco sobre seus descendentes, de origem russa, que emigraram para o Brasil fugindo da perseguição promovida aosjudeus em solo russo - os pogroms - ; seus tempos de escola; de quando ele participou de seus primeiros concursos literários; dos seus tempos do Curso de Medicina da UFRGS; e a publicação de seu primeiro livro, Histórias de Médico em Formação, em 1962. Daí em diante, o resto é História.
Várias histórias curiosas compõem o relato de Scliar, como as que ele precisou pagar pelos prêmios literários que recebeu, em duas ocasiões; histórias de infância, como a de quando ele recolheu baganas de cigarro debaixo de uma chuva, ou de quando, numa manhã, uma pomba que bicava a calçada o observou com um livro na mão. E, entre um fato e outro, Scliar inclui na narrativa quatro contos, trechos de seus livros publicados até então, que se confundem com sua história pessoal: Temporal, Os Mistérios da Vida, Relógio e As Ursas. Todos os fatos são analisados pelo próprio escritor, e ele tirou boas conclusões de todas essas experiências.
Desse modo, Scliar narra suas experiências até se consagrar como escritor. MEMÓRIAS DE UM APRENDIZ DE ESCRITOR é uma verdadeira aula para escritores: vários escritores, iniciantes - como eu, por exemplo - ou profissionais, podem se espelhar na trajetória de Moacyr Scliar. E a leitura ainda traz dicas valiosas para os futuros escritores. Não é à toa que esse livro fez parte da minha história, de um modo muito especial.
Não tenho conhecimento se este livro ganhou uma edição revista e atualizada em tempos recentes. Mas a ediçãode 1984 com certeza é valiosa. Não sei se o meu exemplar terá grande valor, visto o modo como foi remendado. Mas continuará tendo grande valor para mim.

Para encerrar, resolvi reproduzir um pouco do meu ambiente de trabalho, como desenhista. À frente da mesa, fazendo meus desenhos, cercado de diversos materiais, como lápis, caneta, papel e lápis de cor; e à frente do computador, utilizando o Photoshop para retocar alguns de meus desenhos.
Como não possuo mesa digitalizadora (tablet), meus desenhos são feitos no papel, depois escaneados; e alguns são retocados no Photoshop, especialmente para a publicação neste humilde blog.
Não é um ambiente muito diferente de quando eu comecei a desenhar. Eu fui evoluindo no desenho; mas, até hoje, prefiro desenhar em papel. O computador veio depois, mas ainda prefiro desenhar e arte-finalizar em papel. Pode ser anacrônico, mas as grandes obras de arte da humanidade - a exemplo da Mona Lisa - foram feitas à mão, na base do pincel.
Até mais!

Nenhum comentário: