quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Gasparzinho, Riquinho e suas garotas - 2

Olá.

Depois de um fim de semana difícil, estou de volta! Nos últimos dias, estou tendo dificuldades até para desenhar. Será a tensão pela proximidade do possível fim do mundo? Ainda mais que tive, de novo, de trocar o modem do meu computador. Como muitos, já não consigo ficar sem internet muito tempo.
Bem. Mas agora posso fazer o que queria e não pude neste fim de semana: resenhar os mais novos gibis de GASPARZINHO e RIQUINHO!

É a Pixel Media, selo do grupo Ediouro, que está se encarregando de trazer de volta ao Brasil os clássicos personagens da editora americana Harvey Comics, sucesso também nos desenhos animados (GASPARZINHO está passando, no momento em que escrevo, no canal por assinatura Tooncast, às 16h – e o desenho do RIQUINHO ainda deve estar passando no horário matinal do SBT, eu acho). E, desta vez, não houve rolo: os dois gibis vieram juntos no início da semana passada.
E, pela segunda vez consecutiva, as Harvey Girls – Tininha, Brotoeja e Bolota – são destaque dentro do gibi do Riquinho. Já o gibi do Gasparzinho... bem, continua trazendo aquelas aventuras ingênuas e descompromissadas sob medida para os leitores pequenos.
Destaques de cada gibi:
GASPARZINHO # 5 traz as seguintes histórias: Soluços Gigantes, o fantasminha camarada tentando ajudar sua amiga, a bruxinha boa Luísa, a salvá-la de um gigante com um grande problema; Proibido Rir, o Trio Assombro, os tios malvados de Gasparzinho, às voltas com um parente rabugento; na história de quatro partes deste mês, O Trenzinho Tuu-tuu, o fantasminha precisa ajudar um trenzinho falante a voltar para os trilhos e depois entregar um carregamento de pregos em uma cidade – mas os pregos acabam sendo muito mais úteis no meio do caminho. Uma aventura envolvendo índios, ursinhos, nevoeiro e soluções absurdas para os obstáculos do caminho, enquanto Luísa dá uma ajuda ao maquinista; O Fantasma de Um Milhão, o travesso Lelo imaginando como é ter uma vida semelhante à do Riquinho; Levando o Bolo mostra como Luísa, mesmo sendo uma bruxinha boa, consegue ganhar um prêmio numa convenção de bruxas más; e, em Bons Sonhos, Gasparzinho vive uma aventura insone, envolvendo um personagem do folclore mundial – João Pestana, o Sandman, um ser que seria o encarregado de espalhar, com sua areia, o sono e os sonhos sobre as pessoas. Completam o gibi histórias curtas com Lelo, o gigante Miudinho e o Gasparzinho.
Já em RIQUINHO # 5 as histórias são as seguintes: É Um Presente, num clássico enredo sobre a perda da memória depois de levar uma pancada na cabeça, o menino mais rico do mundo mostra como consegue multiplicar seu dinheiro sem perceber (inclusive a ganância das pessoas ao seu redor); em O Maior Espetáculo Já Era, Brotoeja, a menina do vestido de Bolinhas, Bolota, a gordinha superforte, e mais um amigo, após serem logrados pelo dono de um circo, decidem assistir o espetáculo de qualquer maneira; em Corrida de Bicicleta, a espertinha Tininha vive um enredo do tipo “a tartaruga e a lebre”, quando o amigo travesso Sardento resolve tirar vantagem do terreno; em Reginaldo e Nós, Riquinho, ao levar os amigos humildes Sardento e Pee-Wee para conhecer a sede dos escoteiros, precisam encarar as sacanagens do malvado Reginaldo; em Na Maior Água, Bolota se diverte muito mais na piscina do que o garoto valentão que quer expulsá-la dali; em Piscina Maravilha, Riquinho, mesmo estando com os amigos em uma piscina cheia de recursos, sente que falta alguma coisa; em O Tio Alpino, Brotoeja, ás voltas com mais um de seus parentes excêntricos, vive uma aventura que hoje poderíamos chamar de parkour pela cidade; e, na história em duas partes deste mês, O Mistério da Coroa, Riquinho e seu mordomo Duarte, num enredo de agente secreto, precisam ajudar um jovem a localizar uma valiosa coroa e impedir que elas caiam nas mãos de bandidos. Completa o gibi histórias curtas de Brotoeja, Bolota e Riquinho.
Oh, eu ia esquecendo de dar uma advertência: existem dois personagens que tem nome de Sardento no Brasil, mas não são o mesmo personagem, apesar das semelhanças físicas. O amigo do Riquinho que se chama Sardento, irmão de Pee-Wee, tem cabelos castanhos e usa um macacão azul; já o Sardento que faz parte da turma da Tininha é mais travesso, é moreno, usa um suéter laranja e uma coroinha na cabeça (visual parecido com o do Zeca, do clube do Bolinha).
Bem, quando vão aparecer, nos gibis, outros personagens da Harvey, como o diabinho Brasinha e o pato gigante Zezinho?
Cada gibi continua saindo por R$ 3,10. Para crianças e saudosistas – os leitores de quadrinhos mais “sofisticados” podem torcer o nariz.
Para encerrar, duas tiras inéditas (aqui) de Letícia. Tiras de transição entre um arco e outro. Confiram o mais recente arco de tiras no blog dela, http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/.
É isso aí, pessoal.
Até mais!

Nenhum comentário: