quarta-feira, 13 de março de 2013

O novo Papa

Olá.
Depois da postagem anterior, profana por ser a de número 666, o blog, na postagem 667, volta ao terreno do sagrado.
Nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, o mundo, depois de um início de ano decididamente maluco - renúncia de um Papa, morte do Hugo Chavez, etc. - ganhou um novo chefe da Igreja Católica.
Jorge Bergoglio, cardeal argentino, foi eleito Papa. Vai se chamar Francisco. Papa Francisco.
O mais surpreendente, mesmo, foi o fato de o Papa ser argentino, o primeriro da América Latina. E foi realmente a zebra desse conclave: Bergoglio nem estava entre os preferiti, os mais cotados a serem eleitos Papa. Ganhou até dos brasileiros que estavam concorrendo.

Bem, nada contra o fato de ele ser argentino. O maior temor, nesse momento, são os argentinos usarem o Papa como motivo de superioridade em discussão com os brasileiros - como motivo de provocação.
A Argentina, de bom para o Brasil, já nos deu o Quino, o Carlos Gardel, o Rodolfo Zalla e os chocolates Arcor. Ainda não entendo o que os brasileiros têm contra os argentinos. Tá certo, no futebol... mas eles deram ao mundo o Lionel Messi. E agora, o novo Papa.
Desejamos ao novo Pontífice um pontificado de muito sucesso, e que a Igreja Católica seja beneficiada enormemente com isso. Deus, inclusive.
Como homenagem ao novo Papa, hoje eu fiz um desenho especial.
É uma ilustração baseada no saudoso Papa João Paulo II. Digo, em uma fotografia dele.
Olha aqui a foto original, extraída da internet:
Bem, não tenho muito costume de copiar fotos em meu traço. Prefiro criar as posições que meus bonecos vão assumir, mesmo quando caricaturizo personalidades. Mas acho essa foto muito bonita, o efeito da capa do Papa jogada para o lado, esvoaçante, o Papa apoiado no cajado como que enfraquecido por um grande esforço físico, ficou muito interessante.
Pode não ser uma boa imagem de boas-vindas ao novo Papa. Mas agora já foi.
Além disso, João Paulo II foi, na minha opinião, um dos Papas mais carismáticos que já vi. Esse é o Papa Pop.
O Papa Francisco já é o terceiro Papa que conheço na vida. João Paulo II estava em atividade quando eu nasci em 1984, aí em 2001 ele faleceu, e Bento XVI subiu ao posto.
Quantos Papas ainda verei até o final da vida? Só o tempo dirá.
Até mais!

Nenhum comentário: