quarta-feira, 15 de maio de 2013

Popeye, meio atrasado mas está aí

Olá.
Hoje, mais uma vez, falaremos de gibi clássico.
Em abril, em algumas bancas do país, chegou às bancas uma nova edição do gibi do Popeye, um dos almanaques de quadrinhos clássicos da Pixel Media com os consagrados personagens da megacorporação King Features Syndicate. Entretanto, em algumas bancas brasileiras, o gibi só conseguiu chegar agora, no início de maio. E, pouco depois, o novo gibi do Recruta Zero chegou às bancas.
Mas o importante é que ainda estamos em tempo de completar nossas coleções, né?

Bão. POPEYE E SEUS AMIGOS, que chegou ao seu quinto número, traz, este mês, duas sequências de aventuras com o nosso marinheiro comedor de espinafre favorito. Uma que abre e outra que fecha o gibi. E, no meio, mais sequências de tiras com Hagar, Zé Fumaça, Recruta Zero e Touro Sentado.
Bem, vamos começar logo.
A primeira sequência de aventuras do Popeye, O Vale dos Goons, inclui na coleção personagens que são importantes na mitologia do marinheiro: os simpáticos e monstruosos goons, os seres corpulentos, narigudos, de fala incompreensível e com pelos nos braços e pernas - dessa raça, faz parte a personagem Alice, criada inicialmente como uma vilã. A sequência de tiras, produzida por Bud Sagendorf (genro e sucessor do criador, Elsie Segar, que também concebeu os goons), é uma paródia dos quadrinhos ecologistas. Começa quando Popeye, ao analisar uma das compras feitas por Olívia, descobre um crime terrível: alguém está tirando os pelos dos braços e pernas dos goons para rechear travesseiros! E os goons, depois que são depilados, escondem suas cabeças em buracos, envergonhados, até os pelos crescerem novamente - e correm o risco de morrer de fome nessa espera. Isso motiva a jornada de Popeye, Dudu, Olívia e Gugu até a Ilha dos Goons, um lugar secreto no meio do oceano, com uma montanha em forma de caneca no meio. Nessa jornada, muita coisa acontece até eles descobrirem os culpados pela depilação dos goons, os seres conhecidos como zoids, que esticam como borracha e gostam de apanhar! Para derrotá-los, a única arma... está com Olívia Palito! Uma aventura tediosa em alguns momentos (já que é demasiadamente longa em relação às que saíram anteriormente), mas tão maluca quanto a série sempre foi.
Em seguida, Uma História de Peso marca a presença de Hagar, o Horrível, na revista. As tiras do viking pai de família, gordo e renitente para fazer dieta, levam a assinatura do criador, Dik Browne. Tiras produzidas antes de 1989, ano do falecimento de Dik - e não é demais lembrar que é o filho dele, Chris Browne, quem desenha as tiras hoje.
Depois de uma história curta com o Popeye (Sagendorf de novo), é a vez de Zé Fumaça, por Fred Lasswell (sucessor do criador, Billy de Beck). O típico humor caipira. E já faz tempo que as tiras desenhadas por Lasswell não apareciam na coleção - em alguns números dos gibis do Popeye e do Recruta Zero, foram publicadas tiras desenhadas pelo atual titular, John Rose.
Outro curta de Popeye (sempre Sagendorf), e chega Recruta Zero. Em Tainha de Dieta, novas situações envolvendo o sargento gorducho, e sua eterna luta contra o peso. Por Mort Walker, e só ele (tiras produzidas no início dos anos 90).
A seguir, Touro-Sentado, por Gordon Bess. Em Medicina Alternativa, tiras centradas no curandeiro da aldeia liderada pelo personagem-título. Não fosse o fato de ser um indígena, o curandeiro seria um médico que talvez nós conheçamos.
E, encerrando o gibi, a segunda sequência de tiras de Popeye (por Bud Sagendorf, quem mais?). Popeye e a Volta dos Grunfs é anunciado como uma história detestável. Eu diria apenas... tediosa. É centrada na luta de Popeye contra os grunfs, homens das cavernas nanicos, que vivem embaixo da terra e são mais irritantes do que malvados (eles passam quase o tempo todo embaixo da terra, e o mais que vemos são os balõezinhos de fala saindo da grama). Popeye tenta de tudo para espantá-los. Até que, por intermédio de Gugu, eles fazem uma grande ameaça: ou Popeye se rende a eles, os eles esvaziarão o mar. Pra definir essa narrativa, maluca e tediosa é pouco. Pior: a história sugere que um encontro anterior já ocorrera. Mas esse encontro teria sido produzido por Sagendorf, ou por Segar? Não teremos como saber, infelizmente. Não até a Pixel Media, aparentemente, gastar todo o material produzido por Sagendorf.
O gibi continua a R$ 4,50. Por esse preço, vocês não acham álbuns com esses personagens. E não adianta chorar.
Para encerrar, como faz tempo que não ponho aqui, eis aqui uma sequência recente com meus personagens praianos, os Bitifrendis. Já vai longe de quando esta sequência foi publicada. Confiram as mais recentes em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
E é isso aí.
Em breve, o mais recente gibi do Recruta Zero, aqui no blog. E aí fico em paz.
Até mais!

Nenhum comentário: