sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MENINAS PERFEITAS - Sexo limpo no fundo sujo

Olá.
Hoje, continuando a minha série de postagens sobre mídias eróticas japonesas recentemente descobertas, teremos mais um mangá erótico recentemente editado no Brasil. Recentemente mesmo: foi lançado em outubro último! E por uma editora que só em tempos recentes está se dedicando a quadrinhos.
Então, eis aqui MENINAS PERFEITAS.

MENINAS PERFEITAS (Shoujo Hakkei) é de autoria de Sorahiko Mizushima, autor praticamente desconhecido no Brasil – até onde consegui apurar, é a primeira obra dele editada no Brasil. Não consegui encontrar informações adicionais sobre o autor. Como eu disse, o mangá foi lançado em outubro último, pela editora Astral Comics, selo de quadrinhos da editora Alto Astral – no Japão, MENINAS PERFEITAS foi lançado em 2012.
A Alto Astral é uma editora veterana – há anos publica diversos títulos de revistas de artesanato, culinária, informativas, infantis... Essa editora tem, na verdade, como carros-chefes, as revistas de horóscopo, principalmente as do astrólogo João Bidu. Somente no início de 2014 entrou para o arriscado mercado dos quadrinhos, editando séries estrangeiras. Começou com as HQ de Robocop, baseadas no recente filme, de 2014, dirigido pelo brasileiro José Padilha. A seguir, começou a editar, em forma de álbuns, as HQ de Hellraiser, a célebre série de terror baseada na obra de Clive Barker, e as HQ do universo do jogo de videogame Assassin’s Creed. Logo depois, começou a se arriscar nos mangás japoneses, e começou com uma série quase desconhecida, Omega Complex, em três volumes.
MENINAS PERFEITAS é o terceiro título de mangá da Astral Comics – junto com este, no mesmo mês, a editora lançou Anomal, de Nukuharu, pertencente ao selo GEN de mangás independentes.
A bem da verdade, o título em japonês, Shoujo-Hakkei, significa Oito Meninas, e isso aparece inclusive na capa acima, mas a editora optou por adaptar um título mais atraente a um mangá praticamente desconhecido, e que lida com o erotismo. MENNAS PERFEITAS é uma reunião de oito histórias, que lidam com o fim da inocência (“O que acontece no momento em que uma garota se transforma em mulher?”, diz o slogan na contracapa).
MENINAS PERFEITAS prima pelo erotismo, com cenas de nudez e sexo semiexplícito, mas quase todas as histórias possuem uma pegada de romantismo. As MENINAS PERFEITAS do título são jovens, inocentes, mal sabem sobre a vida, e buscam, antes do prazer, o romance, a melhor maneira de deixar o outro feliz, a ocasião ideal. Desse modo, o sexo ocorre nas ocasiões mais propícias, seja uma menina que entra inesperadamente no quarto, seja convidando o rapaz para sair, seja olhando as estrelas em uma noite de verão. Mas, sendo as histórias curtas, seus roteiros são um tanto rasos, mas o melhor possível conduzidos. Mas o pior do gibi é a arte.
A menos que a revista tenha vindo com problemas de impressão (e olha que o volume é impresso em papel offset, de boa qualidade, e capa cartonada que dá-lhe uma boa aparência), a arte de Mizushima é fortemente prejudicada pela má colocação das retículas – grande parte dos mangakás aplica tons de cinza com o uso de folhas adesivas com tramas de pontinhos, as retículas. Pois o que prejudica a arte de Mizushima, além das linhas de contorno um tanto apagadas, são as retículas mal colocadas, que sujam as páginas, cobrem detalhes do desenho e tornam as cenas de sexo broxantes. Aliás, Mizushima reza pela cartilha dos mangás adultos: omite a genitália dos personagens, apenas sugerindo o que acontece em cena. Ah: as garotas da série são desenhadas em um estilo pessoal, um pouco desajeitado e simplificado, puxando para o estilo shoujo, em um estilo menos detalhista, e fazendo uso das “expressões exageradas”, cômicas, tão comuns em outros mangás, em alguns momentos. A melhor virtude ainda é a quadrinização, que, apesar dos quadrinhos de formas tortuosas, separa as cenas e evita que detalhes das histórias se misturem, criando o essencial ponto de descanso para os olhos do leitor. Pena que esse ponto de descanso acaba, muitas vezes, sujo pelas retículas. Infelizmente, o leitor vai se sentir frustrado, e com a sensação que perdeu os R$ 14,90 que o mangá custa.
Pelo que sei, MENINAS PERFEITAS é edição única, embora a editora tenha colocado “No. 1” na capa.
Bão. As oito histórias. Na primeira, O Papai Noel Repousa em Casa, um rapaz encontra um saco preso a uma árvore e o leva para casa. Mais tarde, encontra em seu quarto uma linda garota vestida como Mamãe Noel, dizendo ser ajudante de Papai Noel e pedindo o saco de volta. Mas o rapaz impõe algumas condições para devolver o saco... pior pra ele!
A segunda, Calma, Shiraishi!, conta a história de uma tímida e atrapalhada ajudante de enfermagem, que seduz e é seduzida por um amigo internado no hospital.
Na terceira, Procurando Emprego, um rapaz recém-formado e que já teve seu currículo recusado em diversas empresas reencontra uma colega da faculdade, e os dois resolvem sair, conversar sobre a vida, e aí pinta um clima...
Minha Vizinha Kanade é a próxima. Um vestibulando que até então só tinha olhos para os estudos encontra uma oportunidade de se distrair quando começa a sair com sua colega de classe. A relação fica mais quente quando os dois vão passar o dia em um parque aquático. E a história confirma a tese: qualquer garota fica mais bonita quando está de biquíni.
Em Os Atletas, a próxima narrativa, dois colegas da equipe de atletismo se tornam muito próximos a partir de uma série de acidentes. A paixão explode na enfermaria da escola.
Uma Gota de Verão também se passa em uma escola. Dois colegas de classe que quase não se falavam tem um encontro muito quente na sala de aula, escondidos embaixo de uma mesa ao fugirem do inspetor.
Embaixo das Estrelas é a penúltima história. Dois amigos de infância, separados pelas circunstâncias do destino, se reencontram para cumprir uma promessa de infância: voltar a ver o céu estrelado à noite. E ali mesmo ocorre a sedução que leva à explosão da paixão...
E, encerrando o volume, A Reunião com a Chefe. Um funcionário de empresa, namorado de sua chefe, uma mulher severa, tem a tal reunião com ela... em um cinema, onde, no auge do rala-e-rola, ela acaba revelando uma face até então desconhecida... E ainda dá desculpas.
Esperamos que a Astral Comics, em seus próximos lançamentos, lance um título mais célebre, e, de preferência, com uma impressão melhor. É possível que ela tenha no catálogo um mangá mais famoso, a ser lançado em breve, mas para compra-lo teve de adquirir um pacote com outros títulos menos conhecidos, e está sendo obrigada a lançar esses títulos para recuperar o investimento. Aguardemos os próximos meses.
Para encerrar, mais uma narrativa de minha nova série, Pequenos Relatos, minha tentativa de produzir histórias adultas. Desta vez, venho com uma narrativa mais ousada. E estou a ponto de ter o blog censurado por causa disso! Mas vou na cara e na coragem apresentar uma história de sedução e de um tratamento médico inusitado, que não exatamente prima pela correção política ou pelas recomendações médicas aceitáveis. Mas, em se tratando de quadrinhos eróticos, quem liga para isso, não é mesmo?
Na próxima postagem, mais um anime hentai, encerrando um ciclo.

Até mais! 

Nenhum comentário: