quarta-feira, 18 de março de 2015

Lembranças do meu roupeiro... (parte 1)

Olá.
Hoje, não tendo muito sobre o que falar nestes dias, hoje vou falar sobre alguns trabalhos que fiz há algum tempo atrás. Já devo ter falado em alguma ocasião destes trabalhos, mas, agora que ganhei um smartphone com câmera fotográfica embutida, ficou mais fácil para falar destes trabalhos. Já explico.
O foco, neste caso, são as camisetas que ganhei ao longo da vida.

Vou começar falando das camisetas que ganhei fazendo trabalhos de desenho. Ainda tenho-as no meu roupeiro, em ótimo estado de conservação.
Já devo ter falado sobre isso. Claro que já falei.
Certa vez, quando eu ainda residia em Santa Maria - RS, por intermédio do meu amigo Fabrício Réquia Parzianello, o Bício, do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., entrei em contato com o pessoal da Casa Treze de Maio, de Santa Maria, que prestava serviços de orientação a jovens sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Foi em 2006. Na época, eu produzia, ainda meio que por diversão, uma série de cartuns intitulada "Somente com Camisinha", que foca, é claro, o uso de preservativo "naquela" hora.
Bão. Com essa amostra de trabalho, consegui um servicinho junto ao pessoal da Casa Treze de Maio: elaborar um folder educativo em linguagem dos quadrinhos. Foi o que fiz. Saiba mais sobre esse trabalho aqui.
E, como pagamento, eu recebi uma camiseta temática, estampa remetendo ao tema do folder. Olha ela aqui embaixo, nas fotos, frente, costas e detalhes de cada lado:
Para a Casa Treze de Maio, fiz outros trabalhos, entre eles, um leque para o carnaval. Por um terceiro trabalho, uma série de cartuns sobre preservativos e AIDS para uma campanha de conscientização, recebi outra camiseta. Olha ela aqui, frente, verso e detalhes:
Bem, nesse terceiro trabalho, os outros integrantes do Quadrinhos S. A. também participaram com cartuns, impressos para serem distribuídos nas ruas, em forma de panfletaço.
Mas o melhor trabalho de desenho feito até agora rendeu até camiseta! Foi para um evento promovido pelo Curso de História da UFSM, os Ciclos de Cinema Histórico. Devo ter falado, em várias ocasiões, dos eventos promovidos pelo meu colega Alexandre Maccari, que discutem filmes do ponto de vista da História e da Filosofia.
Em algumas oportunidades, colaborei com a "jóia" da experiência, a série de livros "Uma História a Cada Filme", reunião dos artigos dos colaboradores do projeto (saiba mais aqui). O Alexandre pediu-me algumas ilustrações que já foram usadas em cartazes, com o intuito de promoção dos Ciclos. Mas duas ilustrações feitas foram estampadas... em uma camiseta! Ela ficou pronta em 2010, junto com o terceiro volume da série. Olha ela aqui, frente, costas e detalhes.
A ilustração da frente é um caubói norte-americano confrontando um cangaceiro, simbolizado a luta do cinema nacional para se firmar frente ao cinema estrangeiro.
No verso, uma caricatura de Charles Chaplin.
E estas foram "remunerações" que recebi por trabalhos desenvolvidos em Santa Maria. Foram boas experiências, em um ambiente culturalmente rico. Perdoem a possível baixa qualidade das fotos, fotos tiradas de celular são assim...
Na próxima postagem, falarei de outras camisetas ganhas ao longo da vida.
Até mais!

Nenhum comentário: