quarta-feira, 13 de junho de 2018

BENJAMIN PEPPE # 10 - O surfista político


Olá.
A Copa do Mundo, no momento em que escrevo, vai começar. As atenções de boa parte dos brasileiros estão voltadas para a atuação da Seleção Brasileira. A atenção de outra parte dos brasileiros está concentrada na política. E a do Estúdio Rafelipe, neste momento em que escrevo, está concentrada nos quadrinhos independentes brasileiros.
Como já devo ter informado anteriormente, o personagem Benjamin Peppe, criação do meu amigo Paulo Miguel dos Anjos, completou 45 anos em maio de 2018. O criador continua tocando o Projeto Benjamin Peppe, que visa o licenciamento do personagem para outras mídias (em tempos recentes, começou a ser produzida até uma série de animações do Benjamin Peppe, por um colaborador independente!). Entretanto, faltou algo para marcar a comemoração... uma nova edição do seu gibi.
Foi com atraso, mas veio: BENJAMIN PEPPE # 10, pela Universo Editora Independente, que publica os gibis desde 2015.

A revista chega cerca de seis meses após a última edição (Benjamin Peppe # 9 saiu em novembro de 2017) - algo compreensível porque a elaboração e o lançamento das edições dependem dos recursos do autor e das colaborações que recebe dos outros autores. E chega quase um mês depois do aniversário do personagem, em 3 de maio. Mas está aí, uma edição caprichada de 40 páginas (contando capa), totalmente colorida, em papel couché, como tem sido desde o número 7 – um dos serviços atualmente disponibilizados pela editora de Gil Mendes, que está lançando material novo e próprio nesta temporada também – novos gibis de seu personagem Lorde Kramus.
Claro que eu, Rafael Grasel, há tempos colaborador do Projeto Benjamin Peppe (fui eu quem produziu as duas HQs longas dos números 7 e 9, já contei isso?), mas desta vez divido espaço com vários talentos das HQ nacionais, entre figuras conhecidas veteranas e iniciantes.
O presente gibi apresenta uma novidade: a estreia de um novo personagem na turma do surfista-skatista-ecologista. Benjamin Peppe ganhou um novo bicho de estimação! Agora, além da Tia Lily e do esperto gato Hawaii – criação do cartunista Eduardo Santana Santos – o surfista divide a casa com um cachorro, o Benjamaicão. O cachorro foi presente de outro cartunista, Léo Vieira (redator do agora extinto blog Coliseu dos Quadrinhos). O Benjamaicão é um cachorro ligado em três coisas: em surfe, em reggae e em comida. Fora este último aspecto, o Benjamaicão se mostra um perfeito parceiro para o Benjamin Peppe, tanto que ganhou dele até um gorro vermelho.
Voltando ao gibi, que volta ao caráter de almanaque – uma coletânea de HQs e ilustrações elaboradas por diversos colaboradores das HQ brasileiras. Começando pelas HQ – são três histórias longas.
A primeira nos traz um Benjamin Peppe fiel à cartilha do criador: Corrida de Skate no Asfalto, roteiro e desenhos de Eduardo Santana Santos (também responsável pela capa acima). Na história, vemos Benjamin Peppe e seus amigos tomando parte de mais um campeonato de esportes radicais – neste caso, skate. Os antagonistas da vez voltam a ser os pitboys Badbad e Maumau, que armam uma trapaça para vencer Benjamin Peppe, usando de sua maior fraqueza: poluição do ambiente ao redor. No entanto, Benjamin Peppe vai contar com dois “anjos da guarda” que lhe garantirão a chance de vitória na competição: o gato Hawaii e o cachorro Benjamaicão, empenhados em desmontar o plano nefasto dos pitboys. Na sua colaboração da vez, Eduardo Santos foi fiel tanto ao seu próprio traço quanto ao mundo do personagem, criando uma boa interação entre ambos – e sabendo utilizar a participação dos novos membros, e também dos antigos membros da turma. Lembra as HQ criadas pelo próprio Anjos, publicadas nos gibis da série da editora Júpiter 2.
A segunda história é polêmica: S.O.S. Reservas Indígenas, texto e arte de Bira Dantas (que já havia presenteado Paulo Miguel dos Anjos com o novo logotipo). A história é um segundo crossover entre o Benjamin Peppe e o anti-herói Tatuman, de Bira (o primeiro foi publicado no gibi número 3 da série da Universo Editora, de janeiro de 2016). Mas, desta vez, os dois personagens estão envolvidos com questões muito mais sérias, já que o conteúdo envolve inclusive política – algo que nunca teríamos imaginado para o personagem. Tatuman, seu parceiro Espelho e o Benjamin Peppe, junto com seus amigos, se envolvem na luta de uma comunidade indígena para não perder a sua terra para os poderes político e econômico. A causa da história é boa - chamar a atenção para os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas no contexto atual do Brasil -, e ela é bem desenvolvida, tanto em texto quanto em desenhos, mas a polêmica é que Bira, que também é sindicalista, esquerdista radical e pró-Lula, a utiliza para fustigar o presidente Michel Temer e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – portanto, boa parte da trama acaba recaindo para o partidarismo maniqueísta, ainda mais que estamos em época de eleição, e a parte educativa é baseada em opiniões eminentemente pessoais de seu autor. Decidam vocês se valeu a pena.
E a terceira HQ longa, Esse Amigo Dá Onda, de Léo Vieira, é justamente a HQ de estreia do Benjamaicão. Em um traço bem rústico – como se o artista tivesse desenhado diretamente com o mouse do computador – nos é contado como Benjamin Peppe conheceu o cachorro, e como o próprio cachorro convenceu-o a adotá-lo.
Depois disso, o restante da revista é de ilustrações com o personagem, em estilos variados. Colaboraram com pin-ups do personagem: Chagas Lima (inédita do criador do Icfire), Danielle Barros, Franco de Rosa (sim, o lendário artista e editor), Gazy Andraus, Gil Mendes, Gisele Henriques, Júlio Shimamoto (desta vez, uma colorida do samurai das HQB), Lafaiete Nascimento, Marcos Venceslau (com duas ilustrações), Miguel Mendes (o Mig), Paulo Roberto de Lima (Paulo 18, o Capilé), Rafael Grasel (eu, com duas também), Paulo Miguel dos Anjos e Primaggio Mantovi (o criador do palhaço Sacarrolha).
A revista já se encontra à venda junto à editora (escrevam para universoeditoraindependente@gmail.com), ou com o próprio Anjos (anjospaulo@zipmail.com.br ou benjaminpeppe@gmail.com). Acessem o site oficial (www.benjaminpeppe.webnode.pt) e saibam mais sobre o Projeto Benjamin Peppe – todo material audiovisual produzido também já está lá.
Colaborem com o quadrinho brasileiro produzido com a melhor das intenções!
Para encerrar, uma ilustração inédita.
Acho que vocês não sabiam que o Paulo Miguel dos Anjos tem um super-herói no seu currículo: o Esqueleto Vingador. No entanto, o próprio Anjos informa que esse herói, criado no passado, teve todos os seus registros perdidos, exceto algumas ilustrações conceituais, então, nada se sabe a respeito dele.
Ainda assim, me arrisco a fazer, da minha maneira, uma ilustração do tal Esqueleto Vingador. Quem sabe no futuro não se resolva investir nele também?
E, como diria Anjos, tudo HQB para vocês.
Agora, já podemos voltar a pensar em Copa e/ou em política.
Até mais!

Um comentário:

Diva Rubia Ungari disse...

Valeu,Rafael Grasel!
Benjamin Peppe: 45 anos - uma vida cheia de muitas estórias, aventuras, sonhos, realizações, amigos, admiradores, fãs... Parabéns,Paulo Miguel Dos Anjos e a todos os artistas participantes e colaboradores do seu lindo projeto para divulgação da preservação do meio ambiente e conscientização de uma vida mais saudável e esportiva!