sexta-feira, 8 de março de 2019

Livro: DIVAS ABANDONADAS

Olá.

Depois de mais de dois meses sem escrever resenhas, hoje volto a falar de livro neste blog. Tentar voltar a movimentá-lo.
Neste Dia Internacional da Mulher (ainda é 8 de março enquanto escrevo), acabei escolhendo um livro mais que apropriado. Porque esse livro trata de mulheres famosas – e sofredoras.
Hoje então tratarei de DIVAS ABANDONADAS.


DIVAS ABANDONADAS, da jornalista Teté Ribeiro, foi lançado em 2011, pela editora Jaboticaba. Em saborosas 240 páginas, a jornalista brasileira, que, na época da publicação, segundo seus dados biográficos, residia nos Estados Unidos, e também é radialista e psicopedagoga (saibam mais no seu site pessoal: http://teteribeiro.com.br/)  relata, com breves dados biográficos e em linguagem que evidentemente visa o público feminino leitor de revistas como Cláudia, Vogue e Nova, a trajetória de sete mulheres famosas, consideradas as grandes divas do século XX, suas alegrias, sofrimentos e como elas lidaram com as pressões da fama.
O livro conta com texto de orelha do novelista Manoel Carlos e com prefácio da modista Costanza Pascolato. Cada capítulo do livro abre com uma caricatura das retratadas, no traço de Rodrigo Leão (também responsável pela capa acima). E quase todos os capítulos terminam com dez curiosidades sobre as retratadas.
Teté (atualmente grafando Tetê, com acento circunflexo) Ribeiro escolheu sete personalidades femininas que não apenas ganharam enorme notoriedade e se tornaram modelos para outras mulheres (e quase todas tiveram suas vidas amplamente esgravatadas pela imprensa, em vida) como lidaram ao seu modo com as pressões da mídia, crises depressivas e, principalmente, com as traições de seus cônjuges – algumas casaram mais de uma vez, mas, em comum, não conseguiram encontrar a felicidade em seus próprios lares, tendo ficado em mãos de homens que, em grande parte de suas vidas, fizeram o que bem entenderam com elas. A saber: a princesa inglesa Lady Di; a ex-primeira dama dos Estados Unidos Jackie O.; a poetisa americana Sylvia Plath; a soprano greco-americana Maria Callas; a cantora americana Tina Turner; a atriz sueco-americana Ingrid Bergman; e a também atriz americana Marilyn Monroe. Os destinos de três delas chegaram a se cruzar, por intermédio de seus respectivos homens; e, de todas elas, apenas uma, no momento em que escrevo, ainda está viva, e muito bem de vida.
O primeiro capítulo é dedicado a Diana Frances Spencer, nome de solteira de Lady Di (1961 – 1997), a infeliz esposa – posteriormente, ex-esposa – do príncipe herdeiro da Inglaterra, Charles. Sua vida foi considerada um legítimo conto de fadas de final trágico, foi tão amplamente dissecada pela mídia mundial que ela acabou se tornando o exemplo máximo de diva abandonada. E sua morte trágica, em um acidente de automóvel, por muitos anos tornou maldito, em todo o mundo, o ofício de paparazzo (fotógrafo “predador” de celebridades). O Príncipe Charles, até o momento, é o único “traidor” da lista que está impune, ao lado da mulher que realmente ama.
O segundo capítulo trata de Jacqueline Lee Bouvier, posteriormente Jackie Kennedy e, mais tarde, Jacqueline Onassis (1929 – 1994), grande representante do que, nos anos 1960 a 1980, se chamava de “jet set”. Tal como Lady Di, ela já era uma aristocrata antes da fama – enquanto que as outras retratadas tiveram origens mais humildes. Bastante conhecida como a mais elegante primeira-dama que os Estados Unidos já teve, a “viúva da nação” sofreu tanto aos dores de ver seu marido, o mítico John (Jack) Kennedy traindo-a com várias mulheres (incluindo uma das retratadas nesse livro) como vendo-o ser assassinado, diante de seus olhos, em 1963, no mais famoso caso de conspiração da história desse país. Porém, ela chocou o mundo ao se casar, em 1968, com o armador (empresário do ramo de navegação) grego Aristóteles Onassis – casamento que foi mais por interesse, já que Onassis era um dos homens mais ricos da época.
Da escolha da autora das personalidades que fazem parte do livro, talvez a da poetisa Sylvia Plath (1932 – 1963) seja a mais difícil de entender, visto que, dentre todas, esta teve o padrão de vida mais modesto, não teve sua vida coberta pela mídia, e ficou famosa, mesmo, após o seu suicídio, e seu último livro foi publicado postumamente. O ofício de escritora e o casamento com o também poeta Ted Hughes lhe trouxeram mais crises de depressão do que dinheiro e fama em vida – mas Teté Ribeiro meio que alivia a parte da culpa que Hughes teve na série de fatores que determinaram a morte da poetisa. E seu capítulo foge do regramento dos demais: ele se encerra com um de seus poemas, ao invés da lista de dez curiosidades.
A seguir, temos a soprano Maria Anna Sophie Cecilia Kalogeropoulos, vulgo Maria Callas (1923 – 1977), nascida nos Estados Unidos, filha de imigrantes gregos, mas que viveu boa parte de sua vida na Grécia (onde teve sua carreira controlada pela mãe) e depois na Itália, para, posteriormente, fazer carreira no outro lado do Atlântico. Conhecida tanto pelo talento como cantora lírica quanto pelos seus constantes ganhos e perdas de peso, bem como seu temperamento difícil (sua apresentação no Brasil foi a mais conturbada de sua carreira), ela conseguira, com sua fama, apagar uma mancha de seu passado – a de ter colaborado com a ocupação fascista na Grécia, na época da Segunda Guerra Mundial, mais por necessidade que convicção. Ela ficou famosa, também, pela tentativa frustrada de seduzir o cineasta italiano e homossexual Luchino Visconti e pelo seu dramático romance com Aristóteles Onassis, antes e depois do casamento deste com Jackie O. Ah: Callas e Jackie só se encontraram pessoalmente uma única vez, mas foi amistosamente, e antes do dito casamento.
Em seguida, o livro prossegue com a vida e a carreira de Anna Mae Bullock, vulgo Tina Turner (1939 - ), cantora e, eventualmente, atriz. Esta teve uma vida marcada por uma estonteante carreira musical feita de ascensão, queda e uma impressionante volta por cima, que praticamente superou o sofrimento nas mãos de seu marido, Ike Turner, que a violentava e estuprava no período em que os dois formavam a famosa dupla Ike & Tina Turner – situação que piorou quando Ike viciou-se em cocaína. Ike bem que tentou se redimir, mas não colou. Hoje, a cantora, que abandonou os palcos em 2000, reside na Alemanha, e ainda tem sua popularidade assegurada.
Em seguida, é a vez de Ingrid Bergman (1915 – 1982), uma das maiores atrizes de Hollywood dos anos dourados (os cinéfilos lembram, principalmente, de sua atuação em Casablanca). Iniciou sua carreira ainda na terra natal, a Suécia, a seguir descoberta por Hollywood; sua carreira quase foi arruinada quando resolveu largar seu marido e empresário, Petter Lindstrom, para viver com o cineasta italiano Roberto Rossellini, por quem se apaixonou não de tê-lo encontrado pessoalmente, mas depois de ter visto um de seus filmes. Por causa disso, Bergman foi considerada uma “maldita” por Hollywood, mas ela conseguiu dar a volta por cima. Sua semelhança com Tina Turner vem do fato de seu primeiro marido ter controlado, em boa parte do tempo, seus passos e seu dinheiro antes da separação – que também foi ruidosa.
E, encerrando o livro, temos a história de Norma Jean Mortensen, vulgo Marilyn Monroe (1926 – 1962), uma das maiores sex-symbols de Hollywood, e cuja morte, supostamente acidental devido a abuso de remédios, é tão cercada de teorias conspiratórias quanto a de seu mais famoso amante, John Kennedy (muito embora os dois só tenham se encontrado uma vez, ao contrário do que o senso comum prega). Tal como Lady Di e Sylvia Plath, sua vida também foi marcada por constantes crises de depressão. Em três capítulos do livro, Teté Ribeiro faz referência ao famoso “Parabéns a Você” cantado por Marilyn para Kennedy, em 1962, durante uma convenção no Madison Square Garden, em Nova York.
O livro de Teté Ribeiro só peca por algumas barrigadas na pesquisa histórica, na repetição desnecessária de informações já dadas antes e pela omissão de algumas informações. Por exemplo, ela passa por alto o trabalho de caridade e ativismo de Lady Di, que a tornou querida no mundo todo – a autora se concentra mais em sua vida pessoal, marcada por crises de bulimia e de desentendimentos com a Família Real Inglesa; e omite que Jackie O. teve um terceiro casamento. Aliás, o capítulo sobre Jackie O. parece ter acabado abruptamente, após o seu casamento com Onassis, para depois ele ser “continuado” no capítulo sobre Maria Callas, contando como foi conturbado o relacionamento de Jackie e Onassis.
De toda forma, a leitura de DIVAS ABANDONADAS prova que dinheiro e fama não são garantia de felicidade, principalmente para as mulheres, que, quando se tornam famosas, são mais cobradas que as celebridades masculinas – se você cria uma imagem para o público, você dificilmente pode se desviar dela, que o digam Jackie O. e Ingrid Bergman. Por outro lado, se algo ruim lhe acontecer, você pode fazer a mídia jogar a seu favor – que o digam Tina Turner e Lady Di.
Claro que o século XX teve muitos outros exemplos de divas que bem poderiam substituir Sylvia Plath nesse grupo, como Greta Garbo, Grace Kelly ou Ava Gardner, e ainda mais levando em conta que a autora priorizou divas do hemisfério norte, Estados Unidos e Europa, mas respeitamos as escolhas da autora.
Por ser recente, não é um livro difícil de ser encontrado em livrarias e bibliotecas. Se um homem recomenda a leitura de um livro de, para e sobre mulheres, então vocês não vão se arrepender.
Para encerrar, estava meio que matutando o que eu poderia colocar como ilustração para a ocasião do Dia Internacional da Mulher. Acabei optando por uma ilustração rápida da personagem Manequinha, do grupo do meu personagem Teixeirão (https://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/). Fiz esta ilustração pensando na representatividade da mulher dentro da música gaúcha, modesta porém significativa (ainda é muito baixo o número de mulheres que se arriscam no universo da música nativista gaúcha). Tenho, inclusive, uma prima que é gaiteira em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
A ilustração foi finalizada em esferográfica azul, e fica aí, para imprimir, colorir e oferecer como cartão. Quis fazer algo mais otimista nestes dias atuais com esse aumento nos casos de feminicídio no Brasil...
E, bem. É isso. Feliz Dia Internacional da Mulher às leitoras deste blog.
E até mais!

Nenhum comentário: