sábado, 15 de novembro de 2008

Animação: BERSERK

Olá.
Hoje, inauguro uma "seção especial" dentro do Estúdio Rafelipe para falar de desenhos animados. O que estou assistindo no momento, o que recomendo e algum comentário extra.
Gosto muito das animações japonesas, com suas histórias quase sempre muito densas e bem escritas e a animação bem feita - mas sem desmerecer as animações feitas em outros países.
Pois bem. Hoje vou falar de Berserk, um dos animes mais belos e violentos que eu já assisti. Bom, é consenso que os desenhos animados japoneses são muito violentos, mas é conhecido o fato de que o Japão possui baixa criminalidade, apesar da alta violência de suas séries.
Berserk é, até o presente instante, a mais violenta que eu tive acesso. Trata-se de uma série que se passa supostamente na Idade Média, numa época cheia de batalhas sangrentas, temor a demônios e onde todos os homens não tinham como mudar seus destinos, mesmo que tentassem - a origem de sangue contava tanto quanto seu caráter. É nesse mundo que acompanhamos as aventuras de Guts, Griffith e dos membros do Exército do Falcão.
Berserk é baseado no mangá de Kentaro Miura, publicado em 1989 - felizmente, o mangá está disponível no Brasil, pela Editora Panini.
Bom, o que eu sabia dessa série, antes de assistí-la, era que nela foram cortados alguns personagens do mangá, como Skull Knight e Puck, tudo para que a primeira temporada do anime coubesse em 25 episódios, e que a série não possui uma segunda temporada - os fatos páram no episódio 25. Assim, não temos como saber o que acontece após a cerimônia do Eclipse, quando Griffith é transformado em demônio. Só lendo o mangá, é claro, que tem a continuação da história - ele é publicado até hoje no Japão.



Bom. O personagem principal de Berserk é Guts, um guerreiro muito forte, sempre portando uma espada enorme, que teoricamente serve para cortar o cavaleiro e o cavalo de um só golpe. E podem ver que, no decorrer da série, ele chega a massacrar exércitos inteiros praticamente sozinho! No início, ele é mostrado atuando como o Espadachim Negro, caçando demônios - a batalha com um deles, logo no primeiro episódio, é eletrizante. O passado sofrido de Guts é contado aos poucos, de como ele tem tido de sobreviver, desde cedo, de como ele matou o próprio tutor, até o momento em que ele entra para o Exército do Falcão. Na verdade, contra a sua vontade, após perder um combate contra o líder do grupo, o belo e carismático Griffith.
Este, aliás, é um dos personagens mais enigmáticos da série. Estrategista excelente, de origem humilde, ambicioso, ele rapidamente, no decorrer da série, consegue galgar altas posições dentro da corte de Midland, através das sucessivas vitórias do Exército do Falcão contra os inimigos do reino - para inveja dos membros da corte, que vez por outra tramam golpes contra ele. Griffith tem uma alta consideração por Guts, a quem faz seu braço direito. Ah: Griffith porta consigo uma estranha jóia chamada Behelit, ou "ovo do rei", que salva sua vida várias vezes - a importância do artefato para a série é explicada nos episódios finais, durante a tal Cerimônia do Eclipse.
Bom, mas nem só de Guts e Griffith é feito o Exército do Falcão: outros personagens de interesse dentro do grupo são o grandalhão Pippin, o mais quietão da série; o sarcástico Corkus; o confiante Judeau; o pequeno Ricket; e, é claro, Caska, a única mulher no grupo, que no decorrer da série troca muitas farpas com Guts, mas no fim acaba se tornando o grande amor da vida do brutamontes.
A série de TV, exibida no Japão em 1997, produzida pelo estúdio OLM (Oriental Light& Magic), com direção de Naohito Takahashi, é sangrenta, mas belíssima: as cenas de batalha são muito bem animadas, o clima é sombrio, sem nenhuma possibilidade de final feliz ou convencional; é realmente uma boa representação do clima repressivo e melancólico da Idade Média européia, a "Idade das Trevas". A trilha sonora também é belíssima, com os temas de abertura e encerramento em inglês - a versão que aportou aqui provavelmente passou pelos EUA antes de ser legendada aqui no Brasil por Fansubbers. Pena que o final, inconcluso, seja angustiante. Não ficamos sabendo, por exemplo, como Guts e Caska sobrevivem à Cerimônia do Eclipse - só procurando o mangá...
Para quem se interessou, a série está disponível para download em diversos sites, como o Anime Shade (http://www.animeshade.com/). As legendas da série são do fansubber #Anbr. Eu recomendo: é o melhor da animação japonesa disponível graças a essa intrometida, a Internet.
Para encerrar a postagem, vou colocar aqui uma ilustração, a lápis, de uns personagens de uma heroína medieval que criei certa vez, mas ainda não escrevi histórias para ela. Quem sabe, em breve...

Nenhum comentário: