sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Animação: IKKITOUSEN DRAGON DESTINY

Olá.
Conforme o prometido, continuo aqui a trilogia sobre IKKITOUSEN, o anime símbolo do gênero ecchi, ou "quase-hentai", que mistura lutas com garotas em poses comprometedoras. Hoje falaremos da segunda série da franquia baseada no mangá de Yuji Shiozaki: DRAGON DESTINY.
A "continuação" de IKKITOUSEN foi produzida por um estúdio diferente: enquanto que a primeira série foi feita pelo estúdio JCStaff - Genco, IDD foi produzido pelo estúdio ARMS, em 2007, sob direção de Koichi Ohata, em 12 episódios - um a menos que a série anterior. O diferencial em relação à primeira série pode ser notado inclusive no desenho dos personagens, que mudou muito. Inúmeros personagens novos são incluídos, muitos de passagem meteórica. Mas a trama continua a mesma - a adaptação para os tempos modernos do Romance dos três Reinos, uma importante crônica histórica chinesa. E os personagens... nem tanto. Mas os combates entre garotas, com seus closes de seus seios exageradamente enormes, suas calcinhas sob as sainhas curtinhas e suas roupas "estrategicamente" rasgadas em combate continuam iguais. Afinal, é a "alma" da série.
A trama:
Na primeira série, vimos que sete colégios disputam o poder, tendo em suas fileiras lutadores poderosos, que são reencarnações de famosos guerreiros da China da era dos Três Reinos. Nesse contexto, insere-se a bela e imbecil Sonsaku Hakufu, a "mestre dos mestres". Com o fim do reinado de Toutaku, do colégio Rakuyou, que morreu assassinado na primeira série, agora três dos sete colégios detém o poder da região de Kanton: o colégio Nanyou, o colégio Kyosho e o colégio Seto, que exercem certo domínio sobre todos os outros. Desse modo, recria-se assim a história dos três Reinos da China (Wu, Shu e Wei). Os líderes desses colégios possuem características bem distintas.
Comecemos por Kyosho: seu líder, Sousou Moutoku, aparece na primeira série, mas não move um dedo para nada. Em IDD, ele luta. Aliás, ele está sendo, aos poucos, consumido por um terrível dragão interno, e pela alma de um terrível "rei demônio", tal como ele foi na outra reencarnação, sedento de sangue e poder. Por isso, Moutoku, todos os dias, assassina inimigos para saciar a sede de sangue, transformando-se num verdadeiro psicopata. Quanto à sede de poder, ele comanda a conquista das escolas através da violência - as únicas que resistem bravamente são Nanyou e Seto. Seus subordinados são: o fortão Kakuka, a conselheira Kaku, de Rakuyou (que passou a viver em Kyosho após a morte de Toutaku, simbolizando a subordinação de Rakuyou a Kyosho, e, desde então, atua como conselheira de Moutoku e amante de Kakuka) e Kakouton, o simpático lutador de rua que, em IDD, está mais sério e parece ter jogado às favas os "princípios" que defendia - principalmente depois de perder um dos olhos em combate. Além de uma "turma" de verdadeiros assassinos profissionais, na qual se inclui a misteriosa Kakounen Myousai e seu charmoso uniforme chinês. Esses personagens que citei, exceto por Myousai, que é nova, são conhecidos até agora.
De Seto, vem mais personagens novos: na primeira série, só conhecemos uma de suas alunas, a gostosona, poderosa e melancólica Kan'u Unchou (seu nome se escreve assim, mesmo; mas na primeira série, grafava-se Kanwu - o apóstrofo é importante, frise-se). Mas a líder de Seto (por assim dizer) é Ryuubi Gentoku, uma garota meiga, inocente, que adora ler, detesta lutar e ver seus amigos brigando por ela. Kan'u protege Ryuubi a todo custo. E tem como "ajudante" a corajosa, invocada e inconsequente Chochi Ekitoku, que gosta muito de implicar com Ryuubi por sua líder ser fraca - mesmo assim, as três são muito amigas, inseparáveis. Ah: Ryuubi também possui um dragão interno, mas o despertar do mesmo provoca-lhes muito sofrimento, pois, assim como Moutoku, ela não consegue controlá-lo. Ainda em Seto, vive a misteriosa Chou'un, a espadachim de olhos fechados (na minha imaginação, ela é cega) e cabelo branco. São Kan'u, Ryuubi e Ekitoku que concentram quase todas as atenções da série, pois elas aparecem mais - praticamente deixando Hakufu em segundo plano.
E, finalmente, de Nanyou, temos vários personagens conhecidos: Hakufu, forte e imbecil como sempre (mas agora, a líder máxima de Nanyou, após a morte de Enjutsu); Koukin, ainda mais medroso e hesitante, mas descobrindo suas forças no decorrer da série (e pasmem, agora com poderes!); Gakushuu, de visual novo, mas finalmente dando demonstrações coerentes de sua enorme força; e Ryomou Shimei, a garota do tapa-olho branco. É a primeira personagem que aparece na série (seguida por Myousai, com quem trava um feroz combate), pois no primeiro episódio, Ryomou protagoniza um ousado roubo, em Hong Kong, de uma misteriosa jóia, a Jóia do Dragão, em torno da qual a série começa a girar. Ah: é em IDD que finalmente sabemos o motivo porque Ryomou usa o tapa-olho - por causa de uma maldição contida em seu olho esquerdo, o tapa-olho contém um talismã, implantado por um médico, para conter o mesmo.
Moutoku, Ryuubi e Hakufu têm dragões ferozes dentro de si. O de Hakufu conhecemos desde a primeira série, claro. E a Jóia do Dragão, segundo consta, serve para controlar esses dragões e contrariar o terrível destino contido neles - a morte precoce de seus portadores. No entanto, ao tomar conhecimento de que tal preciosidade encontra-se em Kanton, os agentes de Kyosho incluem essa Jóia como objetivo em sua guerra. É aí que entra em cena a outra vilã da série, Shiba'i, aparentemente paralítica e uma estrategista cruel (Kaku acaba sendo dispensada quando Shiba'i entra em cena). Consequentemente, a Jóia passa de mão em mão - das mãos de Ryomou, vai parar em Seto, a seguir em Nanyou, e... Mas tem mais gente orquestrando a guerra.
E essa "gente" aparece sob a forma de Koumei, uma garotinha (!) de inteligência viva e muito séria (na aparência, ela lembra outro célebre personagem dos animes, Sasami, de Tenchi Muyo - mas só na aparência). Koumei vive em um templo nas montanhas, onde Kan'u, Ryuubi e Ekitoku penetram. Levada para Seto, começa a orquestrar o ataque definitivo a Kyosho, a fim de frear a sanha de dominação deste. Isso implica recriar a famosa batalha de Chibi (Sekiheki), que é temida por Moutoku, pois sua encarnação do passado foi derrotada nessa batalha. E é imaginada, inclusive, a aliança entre Seto e Nanyou, que se realiza a muito custo - principalmente depois que uma aluna de Seto mata Kakuka, jogando a culpa em Nanyou - o que descontrola ainda mais o dragão de Moutoku. É aí que podemos perceber que a grande amizade entre os personagens (Moutoku-Kakouton-Kakuka; Kan'u-Ryuubi-Ekitoku; Hakufu-Koukin-Ryomou) é determinante tanto no controle quanto no despertar dos dragões. (é a base dos mangás shounen: a velha fórmula "amizade-perseverança-superação")
Mas o ponto mais dramático da série se dá quando Hakufu, após ver Ryomou gravemente ferida em uma batalha contra um agente de Seto, e de ver Nanyou quase destruída por um ataque de Myousai, vai tirar satisfações com Moutoku e acaba desaparecendo após o combate que se segue. Ah: outro ponto dramático se dá quando Kan'u rende-se e é aprisionada por agentes de Kyosho - o objetivo é sempre proteger Ryuubi. E os mistérios da série: por que Ryomou roubou a Jóia do Dragão? Para onde foi parar Hakufu? E, principalmente: poderá ela driblar o destino?
Sem falar que Ryuubi começa a evoluir no decorrer da série, indo de uma simples menininha medrosa até a líder determinada. Mas não por muito tempo...
E assim a guerra prossegue, até o arrebatador final da série, com a batalha final entre Kyosho e a aliança Nanyou-Seto. E vários outros personagens antigos retornam, como Ukitsu e Saji Genpou (seu verdadeiro nome é Ouin Shishi, mas a turma o conhece como Saji), em aparições meteóricas, mas importantes. E ausência de outros - como Kannei, que é apenas citado na série, e Ryofu, o que é compreensível - no final da primeira série, ela morre.
IDD é a mais soturna e violenta série da franquia - é como ter lido uma aventura de Superman pré-Crise nas Infinitas Terras e, em seguida, ler uma de Batman pós-O Cavaleiro das Trevas. O grande grau de violência pode ser constatado na cruenta luta no cemitério entre Ryomou e Ten'i, a fanática religiosa agente de Kyosho, na qual aquela quase perde a vida, numa batalha de arrepiar. Os personagens são mais sérios e sisudos - as exceções são Ryuubi e sua choradeira, Ekitoku e seu mau humor e Hakufu e sua burrice. Destaque também para os rápidos flashbacks que mostram um pouco sobre o passado de várias personagens - como Myousai, Ten'i e Koukin. Mas, a seu modo, é apreciável. No entanto, existem fatos contraditórios com a primeira série - como o flashback da morte de Toutaku.
Ah, sim: para quem quiser sair um pouco da terrível seriedade de IDD, esta série também tem uma cômica série de seis OVAs (Original Video Animation), com episódios de, em média, quatro minutos cada. É a animação mais safádia da franquia, pois se passa em uma casa de banho - assim, é inevitável apreciar todas as garotas da série nuas ou ficando nuas aos poucos (o ápice é o episódio final, que reúne todas as garotas da série, inclusive as mortas), numa série de loucuras comandadas por Goei, a mãe de Hakufu - que, aliás, tem importância reduzida em relação à primeira série. (Já ficaram interessados, hein, cuecas de plantão?!)
Para quem quiser conferir, pode-se baixar a série no Anime House (www.an-house.net/) ou no Anime Forces (http://animeforces.com/ - procurem em Área Leecher). Foram esses os sites onde baixei, pelo menos. Mas tem vários outros.
A legendagem da série é do fansubber Anime no Sekai, a melhor das três séries! Isso porque as legendas incluem os nomes dos personagens em chinês e dá explicações sobre alguns aspectos dos animes, como fatos históricos e as relações entre personagens. Algo bastante sofisticado para os padrões. E muito bem-feitinho, por sinal!
E uma ilustração para terminar:
Em breve, a última parte da trilogia, IKKITOUSEN GREAT GUARDIANS.

Nenhum comentário: