sábado, 9 de outubro de 2010

Notícias de Santa Maria 2

Olá.
Esta semana, recebi boas notícias vindas de Santa Maria, RS.
Por intermédio de meu professor do curso de História da UFSM, Diorge Alceno Konrad, recebi algo que estava sendo muito aguardado: o terceiro volume da coleção de livros Uma História a Cada Filme!
Esta coleção é parte das atividades dos Ciclos de Cinema Histórico, evento que o Curso de História da UFSM promoveu, com organização de Alexandre Maccari Ferreira, Diorge Alceno Konrad e Rogério Ferrer Koff. O objetivo desses ciclos é relacionar a História e as Ciências Humanas com o cinema.
Em vários ciclos temáticos, organizados desde 2005, grandes clássicos do cinema mundial, entre filmes raros, sucessos de bilheteria e filmes cult, foram exibidos e comentados por acadêmicos e especialistas. Cada filme também foi analisado através de artigos escritos pelos palestrantes, e os melhores ganharam as páginas dos livros, publicados pela FACOS - UFSM, e vendidos exclusivamente em Santa Maria, RS, na Universidade. É um material de apoio excelente para professores e cinéfilos que gostam de discutir temas junto com o cinema.
Eu, Rafael Grasel, participei de vários desses ciclos de 2005 a 2008, e fui palestrante em dois deles. No primeiro, em fevereiro de 2007, Animados pela História, falei do desenho Metrópolis de Osamu Tezuka, de Rintaro (mais detalhes aqui); e no segundo, de outubro de 2007, Umas Épocas e Certas Revoluções, falei do filme Capitão Blood, de Michael Curtiz, em parceria com o colega Rodrigo Emanuel Prestes Lopes.
Bem, já faz três anos que co-escrevi o artigo sobre Capitão Blood, porém só recentemente, em 2010, ele veio a público.
Bem, agora as imagens: eis a capa do novo livro da coleção...
...e a contracapa, com uma contribuição exclusiva do Sr. Rafael Grasel: uma tira do Rato, especialmernte desenhada para a ocasião, a pedido do Alexandre Maccari. Eu, que já fiz várias ilustrações para os Ciclos de Cinema, fiquei muito feliz ao ver essa minha colaboração vindo a público!Abaixo, a versão ampliada da tira, tirada de meus arquivos.E, abaixo, a primeira página do Artigo sobre Capitão Blood.No livro, também estão presentes outros artigos escritos pelos meus grandes colegas de faculdade: Camila dos Santos, Oscar de Oliveira Siqueira, Ícaro Bittencourt, André Jobim, Viviane Bandinelli, Cirilo Nunes da Silva, Bruno Emílio Moraes, Jaisson Oliveira da Silva, Rafael Lameira, Alexandre Maccari e muitos outros; e pelos professores também: Vítor Biasoli, Diorge Konrad, André Fertig, Júlio Quevedo. A todos um forte abraço! Os anos de faculdade realmente fizeram bem para mim.
Os artigos fazem parte de seis ciclos temáticos: Nos Tempos do Faroeste, sobre faroestes; Ao Som da História, sobre filmes musicais; O Brasil em Close-Up, sobre filmes brasileiros; Mundos do Trabalho... E Do Cinema, sobre filmes que tematizam o mundo dos trabalhadores; Umas Épocas & Certas Revoluções, de filmes de época que retratam períodos históricos de revoluções; e Lugares do Cinema, Espaços na História, que foi dividido em duas partes: na primeira, documentários; na segunda, filmes cult, alguns dos mais importantes da história da sétima arte.
O livro tem 686 páginas, e inclui ainda uma lista complementar de filmes relacionados aos temas.
Aproveitando o ensejo, eis aqui a capa do volume 2 da coleção, onde eu também colaborei...
...e as duas primeiras páginas do meu artigo.
Esse volume 2, lançado em 2007, traz cinco ciclos: A História de Caso com a Máfia, sobre filmes de mafiosos; Intolerância e Resistência, de filmes de conteúdo político; Relíquias Cinematográficas da Antiguidade, de filmes cujas histórias se passam na Idade Antiga; Dos Tomos às Telas, de adaptações de obras literárias; e Animados pela História, de longas de animação. Este volume tem 520 páginas, e tem a mesma estrutura, os mesmos colaboradores (e mais alguns) e também apresenta a lista complementar de filmes relacionados.
Mais agradecimentos ao professor Diorge Konrad por me enviar o material. Ainda enviarei a ele os dois exemplares da revista Altos da Serra que prometi a ele. E autografados. Ah: ele também me enviou a camiseta dos Ciclos, com a estampa desenhada por mim! Bem, agora eu estou famoso!
Da camiseta falamos depois.
E um abraço especial ao Alexandre Maccari, pelos Ciclos de Cinema. Saudades de Santa Maria, do clima de descontração e de criatividade proporcionados pela universidade, e dos amigos que fiz! E Alexandre, se você estiver lendo esta postagem... você não vai mais atualizar seu blog?!
Até mais!

Nenhum comentário: