domingo, 19 de junho de 2011

VULTO - ENCHENTES - brutal ironia do destino

Olá.
Da nova leva de revistas que recentemente adquiri da editora Júpiter 2, do teimoso José Salles, um deles é de um personagem conhecido do público alternativo.
Sim: nesse momento, o VULTO, o herói criado pelo mineiro Wellington Santos, chega ao seu quinto número!
Lembrando: o Vulto, criado em 1990 por Well (como o autor é conhecido), foi publicado pela primeira vez em um gibi lançado pelo autor em 2005. Em 2007, o herói ganha um gibi pela editora Júpiter 2, com três números lançados até agora. As edições não são numeradas, mas têm títulos. Enquanto o quinto VULTO não saía, Well também colaborou com ilustrações e capas para as revistas da Júpiter 2.
VULTO – ENCHENTES, lançado no início de junho de 2011, é diferente das demais edições lançadas, em termos artísticos. Mas peraí, vamos por partes.

Para começar, tal como aconteceu com a edição Vulto – 20 anos, VULTO – ENCHENTES apresenta duas histórias: a primeira, produzida pelo próprio Well, e a segunda, por autores diferentes. Desta vez, a segunda historia não foi nem roteirizada por Well.
A história principal, Enchentes, é diferente das demais produzidas por Well. Primeiro, porque nela não vemos as tradicionais aplicações dos tons de conza vistos nos capítulos anteriores – muito embora vejamos a arte forte e detalhada do autor. Segundo, porque Well testa aqui um novo visual para o herói Vulto: desta vez, seu traje apresenta mangas compridas, e impermeável – o autor justifica: esse novo traje é baseado em uma ilustração do herói feita pelo mestre Júlio Shimamoto – essa ilustração foi publicada na edição Vulto – Um Estranho na Cidade. Terceiro, porque, nessa história, o Vulto, desta vez, não sai caçar bandidos, como até então fazia.
Em Enchentes, o alter-ego do herói, Nelson Montenegro, após fechar negócio com um amigo para salvar a academia deste, decide vestir o uniforme para auxiliar pessoas assoladas pelas chuvas que atingem a cidade natal do herói, Belo Horizonte. No decorrer da história, ele salva pessoas presas em áreas de risco, socorre famílias ilhadas dentro de carro arrastados pela correnteza, auxilia o trabalho dos bombeiro e até resgata o irmãozinho de um traficante! Um desafio tanto para o Vulto quanto para Well, principalmente nas cenas sob as chuvas. A falta dos tons de cinza por dificultar um pouco a visualização de algumas cenas, e, além disso, a história ainda sofre do vício dos textos abundantes, espalhados e alguns desnecessários no decorrer da trama. Mas o interessante é a sintonia com a realidade, visto que no início deste ano o Brasil viu cenas de enchentes em vários pontos do país – a situação mais grave foi a da região serrana do Rio de Janeiro. Detalhe: a aventura começou a ser produzida, segundo Well informa no texto introdutório, em setembro de 2010! Uma brutal ironia do destino?
A segunda aventura, A Grande Recompensa, foi escrita por José Salles – que, além de editor, também é roteirista – e desenhada por Zilson Costa, o Zeck. Nesta narrativa bastante simples em termos de roteiro, o Vulto salva um rapaz, membro do coral de uma igreja (que vemos cantando no início da trama), do ataque de bandidos. A grande sacada da trama é responder: qual é a grande motivação do Vulto para continuar na sua atividade contra o crime? A história é impregnada da visão cristã do autor – mas que funcionou bem – e o traço de Zeck, apesar de meio caricatural, é muito bom. É bom sair da rotina às vezes, e esse exercício de trabalho com o personagem teve um saldo positivo.
Completam a edição ilustrações pin-up de Raimundo Gomes e Raul Guilherme e de Caio Majado. Capa de Well, com cores de Raimundo Gomes. E Well também ilustra o anúncio da Júpiter 2 da quarta capa – vejam a forma como ele interpreta todos os personagens publicados pela editora: Meteoro, Máscara Noturna, Tormenta, O Gaúcho, Rajada, Benjamin Peppe, Krahomin, Gabi, Raio Negro, Blenq...
Mais uma publicação dos selos WHQ e Júpiter 2! Adquiram o seu ao preço de R$ 4,00, escrevendo para: smeditora@yahoo.com.br (com Salles) ou para vultohq@yahoo.com.br (com Well). Conheçam outros lançamentos da editora em http://jupiter2editora.blogspot.com/.
Para encerrar, eis aqui um material produzido há algum tempo atrás: uma historinha cômica do Vulto. É uma forma de homenagear o caçador de bandidos, tirando-o daquela sisudez característica.
Todo apoio ao quadrinho nacional!
Até mais!

Nenhum comentário: