domingo, 29 de abril de 2012

Quadrinho novo: GAROTO VIVO NA VILLA CEMITÉRIO

Olá.

Hoje, continuando a série de postagens sobre os vencedores do primeiro prêmio Abril de Personagens, realizado em 2010, hoje falarei do segundo vencedor.
Na última postagem, falei sobre UFFO – Uma Família Fora de Órbita, de Lucas e Lílian Lima. Hoje é a vez de GAROTO VIVO, de Fabrício Pretti.

GAROTO VIVO NA VILLA CEMITÉRIO, nome completo do quadrinho, foi criado por Fabrício Pretti (roteiro e arte), do Estúdio Triboulet. Conheçam o estúdio acessando o blog oficial: http://tribouletblog.blogspot.com/. Infelizmente, está desatualizado, mas está ativo.
O quadrinho investe na linha do terrir, ou o terror engraçado, para rir. Nos dias que correm, os zumbis e mortos-vivos estão na moda, e GAROTO VIVO pega carona nessa onda. Mas é um terror voltado para as crianças – afinal, a faixa etária dos gibis concorrentes ao concurso é dos 7 a 12 anos.
Outra série com título autoexplicativo: GAROTO VIVO trata das aventuras de Caio, um menino normal, que, por ter aprontado todas na escola, é enviado pelos pais para passar as férias em um acampamento. Entretanto, ele pega o ônibus errado, e vai parar em um estranho acampamento habitado por... mortos-vivos, é claro! Daí o título: Caio é o único garoto vivo do local.
Mas esse fator do engano não é esclarecido na primeira história da série – é como se Caio estivesse indo para o acampamento fantasma desde o início, e não enganado. Mas deixe estar, porque o restante das histórias não decepciona.
Caio, naturalmente, desperta curiosidade dos outros acampados – que apesar de estarem mortos, mantém a personalidade de quando eram vivos, diferenciando-se, assim, dos zumbis, que não tem alma. E, logo de cara, Caio faz um amigo, o tímido e atrapalhado esqueleto Eduardo, e um inimigo, o gordo e valentão cadáver Podrão.
Eduardo se presta tanto como amigo e como guia de Caio no acampamento. E algumas histórias giram em torno do conflito entre Caio e Podrão e sua gangue. À medida que se adapta ao local, Caio mostra ser um garoto que não tem medo do perigo, e as coisas repugnantes que os campistas fazem acabam se tornando habituais para ele.
Outros personagens importantes da série são: o monitor do acampamento, o paternal morto-vivo Juca; Raul, uma criatura aquática (é verde e com barbatanas, inclusive) que sempre se dá bem; Amélia, uma fantasma meio depressiva; e o morto-vivo meio pateta Hugo.
Sendo um terrir, um fator que é explorado ao máximo em GAROTO VIVO é a ironia. Caio tem um pouco de dificuldade de se adaptar, por exemplo, à comida servida no lugar, que é repugnante para os vivos mas que os mortos comem com gosto; por outro lado, os mortos acham repugnante o fato de Caio cheirar bem após o banho e usar perfumes. Tudo isso é motivo para tirar risadas do leitor com a ironia, tão comum no gênero. Ah: a história do número 2 em que Caio é perseguido por um zumbi enqwuanto procura uma bolinha na floresta investe no clássico enredo das perseguições frustradas, uma vez que o tal zumbi quebra-se todo ao tentar devorar os miolos de Caio.
Na parte da arte, a série agrada bastante: a impressão que temos é que, ao invés de os quadrinhos terem sido desenhados na folha, são fotos de um desenho animado que estamos vendo, tal a qualidade da colorização do Estúdio Triboulet. E, pra ser sincero, a arte nem chega a ser repugnante conforme o roteiro pede, afinal é para crianças, e se elas se assustarem, o quadrinho não vende.
GAROTO VIVO, em suma, tem tudo para agradar. E já são dois números nas bancas! O primeiro chegou em janeiro de 2012, e o segundo, em março. E isso que a data de lançamento original seria agosto de 2011! Apoiem mais esta iniciativa do quadrinho nacional: ainda mais que o preço é de R$ 1,95! Por esse preço, você não compra nem a capa dos gibis da Mônica!
Acessem também o site oficial do quadrinho (http://www.garotovivo.com.br/) e saibam mais sobre a série. Ah: GAROTO VIVO também ganhou uma pequena série de tiras semanais na revista Recreio, da mesma editora Abril! Algumas podem ser lidas no blog do Triboulet.
É isso aí.
Na próxima postagem, para encerrar a série, GEMINI 8, a menção honrosa do concurso.
Para encerrar, hoje resolvi fazer uma ilustração. Como zumbis estão na moda, eu fiz uns zumbis – ou melhor, gente vestida de zumbi para ir a uma dessas festas Zombie Walk. Personagens de uma futura série que deve sair em breve – já tenho o roteiro da história na cabeça.
Ah: e o prazo para participação no Segundo Prêmio Abril de Personagens está acabando! Saibam como participar em www.premioabrildepersonagens.com.br/. Nem que seja preciso varar a noite trabalhando!
Até mais!

Nenhum comentário: