sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Luluzinha e Bolinha, junto e misturado

Olá.
No momento em que escrevo, o Dia de Finados se encaminha pro seu final. Você já visitou seus entes queridos que não se encontram mais no plano físico, como diriam os espíritas?
Bom. Hoje então, antes que seja tarde, vou falar dos novos gibis de Luluzinha e Bolinha. Chegaram esta semana, bem antes do mês de outubro acabar. E não teve um segundo especial de halloween.
Fazemos votos para que neste mês, o mercado editorial brasileiro não esteja tão bagunçado quanto no outro. Sim, porque o gibi do Riquinho não chegou às bancas (Só o do Gasparzinho). Nem o segundo número do gibi do Popeye, nem o quinto do Recruta Zero. Certamente o pessoal da Pixel Media, selo do grupo Ediouro que publica todos os gibis citados, não estava de bom humor.
Bem. Mas chegou mais dois números dos gibis clássicos da Luluzinha e do Bolinha, meio que acompanhando a mudança pela qual o gibi da versão adolescente da personagem passou recentemente.

Talvez o que prejudique os gibis clássicos seja o fato de as histórias não estarem saindo em ordem cronológica de lançamento, pois é nítido que as histórias misturam os diferentes estilos dos desenhistas que cuidaram da série. Dá pra reparar em detalhes como, por exemplo, os cabelos da Aninha, que na fase inicial (a fase John Stanley e Irv Tripp) eram bem mais arrepiados que os já conhecidos. A tradução também: quem já leu as versões anteriores publicadas nos gibis da Abril e da O Cruzeiro, pode achar a tradução antiga das histórias muito melhor.
Destaques do mês:
LULUZINHA no. 20 traz as seguintes histórias: Armadilha de Urso, muitas confusões quando Lulu vai fazer uma cobrança, em favor do Bolinha, na mansão do esnobe Plínio Raposo, e a casa, de repente, é invadida por assaltantes; O Disfarce Disfarçado, Lulu fazendo de tudo para que os meninos não faltem às aulas - até mesmo ela mesma se disfarçar de menino! A Peruca Eleitoral, um candidato à prefeito, mais preocupado com a aparência, abusando da boa vontade da Lulu; O Disco do Alvinho, seu Jorge tentando fazer de tudo para recuperar a tranquilidade que o Alvinho está lhe roubando (a tradução antiga era muito melhor); Perdida no Deserto, Lulu se encrencando para matar a sede - e nessa feita, ela acaba ficando careca; Meméia e o Parque de Diversões, uma nova história surreal de Lulu para Alvinho; e Cuidando de Ovos, Lulu fazendo de tudo para levar ovos para casa sem quebrá-los, sob a neve. O gibi se completa com uma história curta de Bolota, a menina comilona da Harvey Comics (de Gasparzinho e Riquinho). Como tanto a Luluzinha quanto os personagens da Harvey são distribuídos por uma mesma empresa, a Classic Media... Não parece ter nada de errado. Ou estarei errado?
BOLINHA no. 18 traz as seguintes histórias: Esconde-esconde, Bolinha caindo em uma peça de Plínio Raposo, e fazendo um homem praticamente enlouquecer e demolir a própria casa; O Conquistador, os meninos do clubinho suspeitando do comportamento de Bolinha,que está a ponto de ser expulso da "instituição" por pajear uma menina com dinheiro do caixa do clube (nessa história, um achado: Carequinha usando gravata!); O acampamento atrapalhado, mil encrencas quando Bolinha e Juca decidem acampar no quintal de casa; O Feijão Saltitante Humano, o marciano Mino ajudando Bolinha a se dar bem com a Glorinha - e, frise-se, Plínio Raposo se sai muito mal nessa história; O Menino Selvagem, os meninos do clubinho procurando salvar uma macieira da ação predatória das meninas (aqui, o defeito é a colorização, que não deixou o Bolinha coberto de lama como mandava o roteiro original); Passeio de Trenó, Plínio explorando seu mordomo - mas este se divertindo mais que o patrão, graças à Lulu e à Aninha; e O Primo Pedrinho, Bolinha tendo de aturar mais um primo tão terrível quanto o Carlinhos (já conhecemos outro primo do gordinho, o Jéferson, na edição 15).
O preço dos gibis continua em R$ 3,10 cada. E esperamos que seja sempre assim. 
Para encerrar, como não tive tempo de fazer uma ilustração temática - e minhas canetinhas estão no fim, vou ter de comprar outras na segunda-feira - , hoje trago a vocês mais algumas tiras do mais recente arco dos meus personagens praianos, os Bitifrendis. E aproxima-se o momento em que os personagens ganharão sua tira número 100. Continuem acompanhando a saga em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
Aguardem novidades!
Até mais!

Nenhum comentário: