domingo, 5 de maio de 2013

MONSTER PRISON 2 - maior e recauchutado

Olá.

Hoje, volto a falar de fanzine.
Depois de quase um ano, finalmente chegou o segundo número do fanzine MONSTER PRISON, de Fernan Pires (roteiro) e Alexandre Menezes (arte), os mais novos membros do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A.. Os dois também participaram da última Quadrante X, já comentada no post anterior. O lançamento foi em abril passado, durante o evento Shin Anime Dreamers, evento de cultura pop japonesa realizado em Santa Maria, RS.

Bão. O número 1 deu o que falar. O número 2 certamente não ficará atrás. Principalmente depois das mudanças que foram operadas no mesmo.
Para começar, o número de páginas aumentou: o número 2 tem 36 páginas (contando capa), contra apenas 12 do número anterior. E, pela capa, que vocês veem acima, a arte de Alexandre Menezes também deu uma evoluída.
A continuação das aventuras do estranho ser conhecido apenas como Novato, que no número 1 provocou o maior tumulto na prisão de monstros Dr. John Fish, está mais carregada de drama e de violência. Não há mais aquele humor que foi observado no primeiro capítulo. A arte caricatural dos personagens foi substituída por um desenho mais realista - podem reparar que até o Novato ganhou um novo desenho, substituindo o semi-SD do primeiro capítulo (pernas curtas, um jeito "fofo e malvado").
E, nesta edição, não temos a presença da criatura-tartaruga que tentou fazer amizade com Novato. Isso porque o atual episódio é dominado por um flashback.
Depois de ser colocado em sua cela, Novato, amargurado depois de ver sua "diversão" cortada pelas forças policiais da prisão, se recorda de seu passado, quando a vila onde morava, habitada por uma raça de homens que se transformam em lobisomens em momentos de raiva, sofre um ataque covarde de um grupo de caçadores. Os lobisomens são poderosos - possuem força, agilidade sobre-humana e um uivo poderoso -, mas os caçadores são astutos e estão em grande número. O combate é emocionante, e por isso o capítulo é extenso. E um dos caçadores, justamente o que deu fim ao pai do Novato e seu irmão mais velho, está dentro da prisão...
Como eu disse, a arte de Menezes está mais refinada, mais detalhista, a diagramação dos balões está melhor, também. Mas entra, de certa forma, em conflito com a arte do primeiro capítulo - talvez deva ser necessário refazer o primeiro capítulo, para as artes de um e outro entrarem de acordo. E o roteiro de Fernan Pires promete muitas revelações. Nesse não precisa mexer.
O que será que nos espera assim que o terceiro número do fanzine sair? Vai depender da dupla. Mas desde já estamos no aguardo. Essa história não pode paralisar, custe o que custar. Nem que precisemos esperar quase um ano para que o número 3 saia!
Oh: a edição ainda se completa com fanarts - desenhos de leitores do fanzine. Estão aqui desenhos de Eduardo Evangelista, Cristina Eiko, os irmãos Lu e Vitor Cafaggi, Milton Soares (do Quadrinhos S. A.), Yushiro, Yuri Medeiros e... eu, Rafael Grasel!
Olhem aqui o meu desenho. Não lembro se já publiquei aqui antes, mas...
Para adquirirem o seu exemplar, saibam como escrevendo para: fernandeoliveira@hotmail.com. Visitem também o blog do roteirista: http://borrachabinaria.blogspot.com.br/.
É isso aí.

OBITUÁRIO
Na sexta-feira, 3 de maio, faleceu um de nossos colegas do Quadrinhos S. A.: o veterano artista e poeta Edmilson Paim Pedroso, o Kiko Paim, criador do personagem Guapito - ele colaborou em alguns números da revista Quadrante X. O falecimento se deu por problemas de saúde devido à idade avançada.
Kiko Paim era um dos mais assíduos frequentadores da sede do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria. Não era dos mais ativos desenhistas, mas era uma grande companhia da hora do cafezinho.
Nossas condolências aos familiares desse saudoso colaborador.
Esteja onde estiver, Kiko, nós continuaremos lembrando de você!
Até mais.

Nenhum comentário: