sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Animação: IKKITOUSEN GREAT GUARDIANS

Olá.
Hoje, afinal, mando para os ares a trilogia sobre a franquia IKKITOUSEN, a grande representante dos animes ecchi, ou "quase-hentai". E apresento a vocês os aspectos sobre GREAT GUARDIANS, a última série da franquia.
IGG tem 12 episódios, foi produzido novamente pelo estúdio ARMS (também responsável pela série anterior, DRAGON DESTINY), em 2008, também sob direção de Koichi Ohata. Mas esse trecho de aventuras não existe no mangá de Yuji Shiozaki. E, pela história, dá para se perceber.
Isso porque a série, em IGG, sai um pouco do seu elemento, os seja, a "adaptação" aos tempos modernos da crônica chinesa Romance dos Três Reinos. Para alguns, seria uma traição aos princípios básicos norteadores da franquia; para outros, apenas uma "arejada básica" na série. A segunda alternativa parece ser a mais verdadeira, na minha opinião, pois esse trecho das aventuras de Sonsaku Hakufu e seus amigos é mais engraçadinho e mais leve. E os personagens secundários já não estão tão "sisudos" quanto antes. Porém, a alma da série - as lutas, as garotas peitudas lutando de saias curtinhas, os closes nas calcinhas e as roupas "estrategicamente" rasgadas continuam a mesma coisa - em time que está ganhando, não se mexe. Mas agora, com muito mais nudez - aparecem mais seios nus aqui que nas outras séries. Eeehh... Ah, mas agora os rasgões nas roupas das meninas estão mais realistas.
De fato, a primeira parte da série é mais dedicada ao humor. Está tudo em paz nesse momento, após a derrota de Sousou Moutoku na "reedição" da batalha de Sekiheki, vista em IDD. Sonsaku Hakufu, que nesse momento está no esplendor de sua... estupidez (ela está mais imbecil aqui que nas outras séries, quase uma criancinha!) é a líder do colégio Nanyou, assessorada pelos devas do colégio, o primo estressado Shyuyu Koukin, o brutamontes Gakushuu e Ryomou Shimei, a garota do tapa-olho branco, mais melancólica que nunca. Tendo contrariado o destino de sua magatama, e por extensão escapado da morte mais uma vez, Sonsaku dedica-se a um sonho: juntar dinheiro para entrar em um grande torneio mundial de lutadores. Para isso, ela procura emprego. Mas, idiota do jeito que é, Hakufu não consegue se fixar nos empregos que arranja - e nem os amigos, Koukin e Ryomou, para quem ela também insiste em arranjar emprego. Além disso, ela também é muito questionada sobre sua posição de líder do colégio, já que ela não tem a inteligência necessária para tomar decisões. Ela própria reconhece, a certa altura, sua incapacidade.
Do lado de Seto, temos uma "trupe feliz": a melancólica Kan'u, a sensível Ryuubi, a invocada Ekitoku, a tranquila espadachim Chou'un e a pequena e sisuda Koumei, que foi incorporada ao grupo. No entanto, ninguém aqui se leva mais a sério: Kan'u acaba descobrindo que está apaixonada por Ryuubi, a quem devotou sua vida para proteger! E, claro, esconde isso de todo mundo, embora busque constantemente uma forma de explicitar sua paixão - todas mal-sucedidas, claro. Serve para tirar um pouco da seriedade de Kan'u, que em IDD era uma das personagens mais sisudas, por causa daquela "cascata" toda de destino guerreiro.
Na verdade, parece que todo mundo, aqui, resolve contrariar o destino de suas magatamas e arejar um pouco a cabeça...
Desta vez, no entanto, os produtores da série resolveram forçar um pouco a barra. Dois fatos de IDD nos fazem pensar que foi pura forçação de barra.
O primeiro fato foi o de Hakufu, de repente, ganhar uma irmã mais nova. Sim, irmã! Sonken Chuubou, a moça em questão, aparece do nada e se apresenta como irmã de Hakufu, provavelmente por parte de pai. Apesar disso, Hakufu e Chuubou não são nada parecidas: esta é fraquinha, educada, inteligente (em quase todos os episódios, ela cita frases de Sun-Tzu, filósofo chinês), sensível, boa cozinheira e recatada (para se ter uma idéia, só vemos a calcinha de Chuubou, por baixo de sua saia comprida, três vezes em toda a série, quando muito). Em suma: o completo oposto de Hakufu, que no entanto aceita sua presença sem perguntar nada - assim como Koukin e Goei, mãe da "baka" (que descobrimos, aqui, gostar de mentir a idade). Também isso nem lhe parece importante. Mas, já no segundo episódio, Chuubou cai numa armadilha de um malvado rapaz de Nanyou, que tenta usá-la para que Hakufu lhes entregue o controle de Nanyou. Claro que o plano do carinha é frustrado por Hakufu e seus amigos, e o carinha não dá nem pro cheiro. Nem volta mais a incomodar. Ah, sim: Chuubou e Koukin acabam se apaixonando um pelo outro, mas sem explicitar nada - eles sempre se viram envergonhados quando trocam olhares carinhosos.
O segundo fato "forçação de barra" foi a ressurreição de um personagem morto: Ryofu Housen, a safádia lutadora que aparece na primeira série. Ex-aluna de Rakuyou (que agora se encontra em ruínas, abandonado), ela era o braço direito do vilão Toutaku, e foi responsável pela morte deste - mas morreu junto. Agora, ela está de volta, vivinha, com seu uniforme decotado e seus charmosos cabelos verdes, porém, sem memória alguma de quem era e de onde veio. Ela é acolhida por sua rival, Ryomou, que tenta ajudá-la a recuperar a memória. Hakufu também entra na história, assim como Chuubou, e acabam fazendo amizade com Ryofu. Mais tarde, Ryuubi e o pessoal de Seto também fazem amizade com Ryofu, estimuladas por Hakufu, é lógico. Aliás, a grande tônica de IDD é o poder da amizade, o ponto de união entre os guerreiros. A ressurreição de Ryofu é, por consequência, o grande mistério da série. Quer dizer, inicialmente Ryofu, sem memória nenhuma, comporta-se inocentemente e educadamente; no entanto, no decorrer da série, ela volta a ser o que era: uma guerreira feroz e devassa, que molesta seus adversários após derrubá-los - e que enche a cabeça de Ryomou de pontos de interrogação.
É nesse momento que conhecemos o grande vilão da série: Saji Genpou. Ou melhor, os vilões, pois existem dois Saji Genpou: o primeiro é o nosso velho conhecido, o que se chama na verdade Ouin Shishi, e que está confundindo a cabeça de Ryomou com suas aparições e desaparições; e a outra Saji se chama mesmo Saji Genpou, uma maga de passado sofrido que almeja derrotar todos os guerreiros, e de uma forma cruel: destruindo a confiança e os laços de amizade que eles têm uns com os outros. E é ela que está por trás dos estranhos acontecimentos da série, tais como a ressurreição de Ryofu. E aliás: qual o interesse de Saji em Ryomou, para querer confundí-la? E qual o interesse de Ouin para se aliar a Saji?
Se a primeira parte da série é mais engraçadinha e não faz o menor sentido à primeira vista - vide o maluquíssimo episódio das pedras shinro, que revelam a verdadeira personalidade de quem as coloca, e que causam uma senhora confusão às meninas de Seto, sobretudo Kan'u e Chou'un - , a coisa começa a esquentar a partir do sétimo episódio, quando Ryofu rapta Ryuubi dentro de um castelo de um parque de diversões. A líder de Seto, após esse encontro, começa a agir de modo estranho, de um modo que ela não age naturalmente, e desperta a desconfiança em Kan'u. Além disso, cada vez mais Ryofu confunde a cabeça de Ryomou ao se encontrar com Ouin. No fim, a garota do tapa-olho acaba raptada por Saji.
E outros personagens antigos retornam, também, como o pessoal do colégio Kyosho: Kakouton, também sem memória nenhuma de quem é, mas que vai recordando de muita coisa após encontrar Hakufu; Kakounen Myousai, aliada a Saji; e, numa rápida aparição, Moutoku.
Até o arrebatador (mas meio água-com-açúcar) final, muita coisa vai acontecer. As coisas não são o que parecem ser. Será que Chuubou é mesmo irmã de Hakufu? Só assistindo para saber qual sua origem.
Para quem se interessou, o site recomendado para baixá-lo, desta vez, é o Anime TNT (http://www.animetnt.com.br/). O motivo é simples: os seis primeiros episódios foram legendados pelo fansubber Anime no Sekai (AnimeNSK), que até o momento não liberou os outros seis; que foram legendados por outro fansubber, o Energy, num trabalho que parece ter sido feito às pressas, mas melhor que nada. Para os que não aguentam esperar para saber o desfecho de IGG, é uma boa pedida.
Ah: também IGG ganhou uma série de OVAs (Original Vídeo Animation), chamada IGG: Battle Tour Club. São episódios de, em média, três minutos, que mostram as meninas da série enfrentando as situações mais absurdas, envolvendo sedução e nudez, naturalmente. E tudo conduzido por Goei, a mamãe de Hakufu. Quem leva a pior nesse desafio, só para adiantar, é Koukin. Até agora, só existem, legendados em português, cinco dos seis episodiozinhos. E todos podem ser baixados no Anime TNT.
E agora, para encerrar a trilogia, resolvi desenhar no meu traço uma das personagens da série, a Ryomou Shimei - a minha favorita dentro da série, por seu conceito deveras interessante. Olhem só: está pouco parecido com ela, não está? Eu tive de fazer de memória... hehehe. Mas deixe assim!

A seguir, também, os esboços que fiz, a lápis, da personagem. Para provar que a atividaqde de um desenhista nem sempre é fácil, por mais simples que seja seu traço. E com isso, encerramos a trilogia IKKITOUSEN. Em breve, mais uma animação analisada aqui, no Estúdio Rafelipe! Até breve!

Nenhum comentário: