domingo, 11 de setembro de 2011

10 anos do 11 do 7 do 01

Olá.

Hoje, no momento em que escrevo, é dia 11 de setembro. E hoje fazem 10 anos do maior atentado da história mundial: o ataque às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, EUA.



Eu tinha 17 anos quando cheguei em casa, na manhã deste dia, e meu primo Luís Felipe me perguntou: "Sabe as torres gêmeas de Nova York?" "O World Trade Center?" perguntei. E ele respondeu: "Não existem mais". Daí foi só ligar a televisão para confirmar: o século XXI tinha realmente começado. E entraram em nosso vocabulário termos como "fundamentalismo", "guerra santa", "guerra ao terror", etc.

Passados 10 anos da tragédia, a histeria anti-islâmica passou um pouco. Osama Bin Laden, o mentor desse evento inimaginável até então, está morto. Mas ainda há a memória. O espaço vazio de Nova York que nesse momento está sendo preenchido por novos edifícios.

Até agora, no blog, só tratei diretamente dos atentados uma vez. Deve tê-los citado uma vez ou outra, mas diretamente, só tratei dos atentados uma vez. Veja aqui.

(Hoje, os desenhos que ilustram o post são os mais apropriados à ocasião).

Hoje tenho a intenção apenas de fazer um texto breve, pois muita gente já falou do que estou falando. Até porque o assunto já resumi no desenho acima.

Mas abaixo vai outro desenho: uma tira inédita dos meus personagens Os Dois. Traduzindo a situação atual dos Estados Unidos, que desde 2001 poucas vezes foram os mesmos que eram, em termos econômicos, no século XX: a potência majoritária mundial. Pois veio a guerra, que consumiu muito dinheiro e vidas, e a crise econômica de 2008, e os Estados Unidos estão enfrentando uma recessão semelhante à ocorrida no Brasil em 1992-1993. Enquanto isso, aqui no Brasil, o problema que temos para preencher os postos de trabalho é mesmo a falta de qualificação da mão-de-obra. Temos, portanto, de investir maciçamente em educação.
O mundo dá voltas. As torres caem um dia.

Até mais!

Nenhum comentário: