segunda-feira, 1 de abril de 2013

RECRUTA ZERO - agora, por seu "pai"

Olá.

Hoje, entramos em um novo mês. Abril. Em termos de lançamentos em banca, março foi um tanto insípido para mim. As revistas que eu gosto demoraram para chegar nas bancas.
Enquanto escrevo, é 1o. de Abril, Dia da Mentira. Mas não é mais mentira: antes que março acabasse, a Pixel Media, selo do grupo Ediouro, largou uma nova leva de seus gibis clássicos. E, finalmente, chegou às bancas o sétimo número do gibi do Recruta Zero!

Para quem ainda não sabe, é um almanaque, lançado pela Pixel Media, com os principais personagens da megacorporação King Features Syndicate. Tiras que ultimamente não estamos vendo muito nos jornais, reunidas em um almanaque de 68 páginas, e alternando com o gibi do Popeye - um mês Recruta Zero, um mês Popeye.
Mas a edição desse mês traz boas e más notícias para os leitores.
A má notícia é que, este mês, só temos tiras de Recruta Zero, Hagar e Zezé & Cia, criações de Mort Walker e Dik Browne (Walker, sozinho, criou o Recruta Zero; Browne, sozinho, o Hagar; e os dois, juntos, Zezé & Cia.). Este mês não temos A Arca dos Bichos, Sam & Silo, Zé Fumaça, Belinda, Popeye, Crock, Krazy Kat, Pinduca ou Touro Sentado.
A boa notícia é que as tiras deste mês são as produzidas por seus criadores. As tiras do Recruta Zero foram desenhadas por Mort Walker, e são as produzidas antes dos anos 90 (dá para saber pela nota de copyright no cantinho das tirinhas); as de Hagar e Zezé & Cia, são desenhadas por Dik Browne, e também foram desenhadas antes de 1989 (ano da morte de Dik). Nos números anteriores, as tiras do Zero foram desenhadas por Mort, com o auxílio do filho Greg Walker; as do Hagar, produzidas pelo filho de Dik, Chris Browne; e as de Zezé & Cia, pelos herdeiros de Mort Walker e Dik Browne, Brian e Greg Walker e Chance Browne. Agora sim, dá pra chamar as tiras do gibi de clássicas!
O gibi, este mês, começa com Recruta Zero. Uma Amizade Sincera retrata o eterno conflito entre o indolente soldado raso e o agressivo sargento Tainha: ora Zero apanha de Tainha por vadiar em serviço; ora os dois assistem televisão, comem seu lanche e saem para a cidade juntos. Não tente entender.
A seguir, Hagar. Em A Patroa Viking, a convivência entre o viking beberrão e sua esposa Helga, a matrona, a única que pode dizer a Hagar o que fazer. Se for contrariada, ele fica sem janta. Se mentir, os chifres de seu chapéu caem.
Em seguida, mais Zero. Em A Rotina no Quartel, Walker mostra a vida dos soldados do Quartel Swampy, o pelotão menos eficiente de todo o Exército dos Estados Unidos.
A seguir, Zezé & Cia. Um Amor de Família traz algumas das situações familiares produzidas por seus criadores. Como era nos anos 80, sem internet nem outra coisa para atrapalhar.
Zero volta no próximo bloco. Dia de Folga no Quartel é o momento que os soldados do Quartel Swampy mais gostam. Mas eles não chegam a aproveitar como a princípio imaginavam. Ainda mais com o Sargento Tainha por perto.
Hagar ocupa o penúltimo bloco. Vikings em Ação mostra situações clássicas do viking e seu ajudante azarado Eddie Sortudo nos saques ao mundo antigo, nas navegações pelo mar, nos bares... Como Dik Browne imaginou, e como Chris Browne soube manter.
E, encerrando, mais Zero. Senta que o General é Manso! traz as desventuras do General Dureza. No quartel, um comandante (mal) compreendido; em casa, pau-mandado da esposa; na rua, um incorrigível... hã... admirador de brotos. Que o diga a secretária gostosinha Dona Tetê.
O gibi continua a R$ 4,50. Vale a pena comprar. Agora vale a pena ter em casa.
Para encerrar, uma nova sequência de Bitifrendis, meus personagens praianos. Recentemente, introduzi um novo personagem, o garoto Guto, priminho de Ionara, a quase-namorada de Carlão e Sidnelson. Atualmente, estou com um pouco de dificuldade em resolver este arco de tiras, mas peço a colaboração de vocês. Continuem acompanhando a série em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
É isso aí.
Até mais!

Nenhum comentário: