sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mais um 20 de setembro

Olá.
Hoje é dia 20 de setembro. Feriado aqui no Rio Grande do Sul, mas por um motivo nobre.
O dia 20 de setembro foi estabelecido como o Dia do Gaúcho pois, nesse dia, iniciou-se a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835 - 1845), evento que praticamente separou o Rio Grande do Sul do resto do Brasil por alguns anos, num protesto contra uma injusta política econômica adotada pelo Império brasileiro.

Hoje, o dia lembra o gaúcho, tido como um tipo humano corajoso, sempre disposto a defender o seu chão, a se colocar em defesa do Brasil, defender o que é certo para todos.
Para os outros estados, o gaúcho é visto como alguém à parte. Alguém com uma cultura muito diferente. E disposto a não deixar sua cultura ser engolida pela "globalização" da cultura dos outros estados, onde Sudeste e Nordeste estão ditando moda. Consequentemente, veem o gaúcho como um tipo estranho, mas não menos digno de admiração.
Foi pensando nisso que fiz a ilustração de hoje. Meio que uma versão de um cartum do Cruzaltino (http://cruzaltino.blogspot.com.br/), mas a ideia geral é essa. Nos orgulhamos muito de nossa cultura, de nosso jeito de ser. Não temos o cacife suficiente para ditar moda no restante do país, mas ao menos não digam que somos só mais um povo a receber, subservientemente, uma cultura já pronta, mais uma Coca-Cola da vida.
A imagem também pode ser vista no Blog do Teixeirão (http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/), já que o meu gauchão, que sai toda quinta-feira, é o meu porta-voz gaudério. A versão para colorir desta imagem pode ser encontrada no blog Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/). Especialmente para os educadores do Rio Grande.
É isso aí, gurizada. Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!
Viva o Rio Grande do Sul! E outras frases semelhantes de exaltação a esse povo do lado de baixo do Trópico de Capricórnio!
Até mais!

Nenhum comentário: