domingo, 15 de setembro de 2013

RECRUTA ZERO, com uma personagem "ressuscitada"

Olá.

Hoje, continuamos tratando daqueles assuntos de todo mês. Ou, no caso, de um assunto de cada dois meses. O gibi do Recruta Zero.

Lançado pela Pixel Media, selo do grupo Ediouro. Almanaque com tiras e quadrinhos com os principais personagens da megacorporação King Features Syndicate. Disso todo mundo já sabe.
Há três edições - contando essa - que a diretriz de publicação das histórias de Recruta Zero, Hagar e Zezé & Cia mudou: em vez apenas das tradicionais compilações de tiras, agora o gibi publica histórias mais longas, muitas não-creditadas, possivelmente elaboradas por assistentes de Mort Walker, o criador do Recruta. E, ainda por cima, a grande variedade de personagens presente nas edições anteriores foi diminuída: este mês, só temos Recruta Zero, Hagar o Horrível, Zezé & Cia e A Arca dos Bichos. Não tem mais Belinda, não tem mais Sam & Silo, não tem mais Zé Fumaça... Só espero que o gibi do Popeye não caia no mesmo vício. Hoje o gibi do Recruta está menos atraente, com menos custo-benefício. Para quem não se importa com isso, ainda é um bom entretenimento para a fila do banco ou da lotérica.
Histórias do mês:
Começando com Zero. Os Imitadores mostra que, no discurso, "a grandeza de um homem se mede pela capacidade de rir de si mesmo"; mas, quando os outros riem... é outra conversa.
Depois de um curta de Zero, mais Zero. Em Pernas de Ouro, Zero mostra que é estabanado para algumas coisas, mas para outras pode ter um maior talento. Ou algo assim.
Depois de um curta com a secretária Dona Tetê, dividindo a página com Hagar, o Horrível, mais um longa de Zero. O Tirano, onde Zero, por alguns minutos, testa como é ser como o Sargento Tainha. Melhor pra ele o sargento não ter ouvido.
A seguir, um longa de Zezé & Cia. Em Um Homem de Palavra, Cazuza, o pai, dá um jeito de se livrar de uma tarefa enfadonha, fazendo uso de seu próprio caráter participativo. Motivo para dúvidas.
Depois de outro curta com Zero, mais Zero. Em O Presente, Tainha tenta embrulhar um pacote do jeito dele. Quer ver que o Zero vai dar um jeito de estragar mais o que já está estragado?
Após outro curta com o Sargento Tainha, é a vez de Hagar, o Horrível, por Dik Browne (o criador). Na história longa Chegou a Hora!, um retratinho da falta de higiene do viking pai de família. Coitada da Helga.
Mais Zero a seguir. Em Com um Pé nas Costas, Tainha sente uns efeitos de uma frase dita sem pensar ser usada contra ele.
Na história seguinte do Zero, Direito de Escolha, temos a presença de uma personagem do universo do Recruta que hoje em dia é pouco lembrada: Bunny, ou Mimosa, uma antiga namorada de Zero (recentemente, o recruta assumiu um "namoro" com a estonteante Dona Tetê). A morena era importante nas primeiras décadas de existência da tira, como uma garota que tem de suportar as manias do namorado. No caso da presente história, como a vida no quartel interfere nos programas para a noite com a garota.
Depois de um curta de A Arca dos Bichos, onde o criador, Mort Walker, assina como ele mesmo (e não com o pseudônimo Addison), mais Zero. Em Dedos Molhados, Zero passa por uma verdadeira tortura para esconder um pequeno crime de seus superiores.
Após um curta de Zezé & Cia (assinado pelo co-criador Dik Browne), mais Zero. Em Uma Boa Desculpa, Zero e Quindim vão tentar ajudar o tímido Sargento Tainha a arranjar um jeito de deixar de comparecer a um baile de oficiais. Mas isso vai ser mais dolorido do que ele pensava. É a mais longa história do gibi.
Depois de outro curta com o Zero, Hagar, de Dik Browne, volta na sequência de tiras Vida de Viking. Mais situações do viking em seu "ofício", comandar saques em outros países. Sempre com o "assessor" Eddie Sortudo na cola, para o bem ou para o mal.
Depois de outro curta do Zero, outro longa de Zezé & Cia. O menino Zuzu, em Selo de Aprovação, mostra que sabe valorizar o pai que tem. Não do jeito mais comum, mas...
Depois de outro curta do Sargento Tainha, mais Zero. Em O Caso dos Esfregões Sumidos, os soldados da Companhia "A" (a qual Zero faz parte) tentam reverter uma sacanagem da companhia "B". Mas quando eles pensavam que venceram...
Após um curta de Eddie Sortudo (Dik Browne), mais Zero. Em Todo Soldado é Surdo, o soldado enche a paciência do sargento Tainha e do Capitão Durindana, mesmo sem querer.
E o gibi termina com outro curta de Zero. E acabou.
O preço continua R$ 4,50. Não temos disponíveis no mercado, com mais facilidade, coletâneas melhores. Melhor que nada.
Para encerrar, mais uma sequência de tiras dos meus personagens praianos, os Bitifrendis. Ainda não inclui aqui a tira número 200, que inicia uma nova fase na vida deles. Mas você pode conferir essa nova fase em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
É isso aí.
Ah: antes de encerrar de vez: confiram, no blog pessoal do Henrique Madeira (co-autor do Cruzaltino) a homenagem que eu fiz para o Cruzaltino (que já foi publicada há algum tempo atrás aqui). Por um momento achei que ele tinha esquecido!
Até mais!

Nenhum comentário: