segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Estúdio Rafelipe: 10 anos no ar!

Olá.
Os dias que correm estão difíceis; temos recebido mais notícias ruins do que notícias boas.
Hoje, eu vou tentar dar uma notícia boa.
Este blog, o Estúdio Rafelipe, está completando, neste dia 3 de setembro de 2018, 10 anos no ar!
(Vocês, que estão acessando o blog pelo PC, cliquem em "mais informações" para continuar lendo o que tenho para dizer...)



Foi em 3 de setembro de 2018 que eu, Rafael Grasel, resolvi criar um blog para divulgação do meu trabalho como cartunista. Mas também resolvi estender a área de abrangência do blog: também incluiu resenhas de livros, de histórias em quadrinhos, de filmes, de música (eventualmente), de produções eróticas (animes hentai, ui), divulgação de blogs e sites alheios e eventuais opiniões sobre atualidades.
Positivamente e negativamente, até que consegui chamar atenção para meu trabalho, mas, nestes 10 anos, foi pouco o retorno obtido. Chegamos a 10 anos com um princípio de incerteza quanto ao futuro, em um Brasil cada vez mais avesso à cultura de qualidade e mais propenso a aumentar a divisão, por motivos político-ideológicos. Infelizmente, estamos vivendo tempos depressivos. E, quem acompanha este blog, já deve ter percebido: o ritmo das postagens diminuiu muito nos últimos meses. Não tenho encontrado motivos para me animar. Não tenho me animado a resenhar as coisas que eu costumava resenhar. O blog só não permaneceu parado porque, quinzenalmente, ainda estou entregando episódios inéditos de meu folhetim ilustrado para adultos, Macário. Enquanto isso, continuo produzindo as tiras que alimentam os outros blogs da Rede Rafelipe - o Blog da Letícia, o Blog dos Bitifrendis e o Blog do Teixeirão (que, aliás, também fez aniversário recentemente). E, infelizmente, sem muita certeza de que alguém está realmente lendo.
Tenho a sensação que a atividade blogueira se tornou a menos importante do Brasil, com tantas coisas que pensar no momento. Só porque prefiro escapar do engajamento político radical que praticamente todos tomaram parte?!
Às vezes, me dá vontade de parar com tudo, parar de produzir tiras, resenhas, porque elas não estão dando retorno, nem financeiro, nem em forma de curtidas.
Será que devo parar, ou prosseguir?
Será que alguém realmente se importa?!
Por que não se manifestam?!

De todo modo, o blog chega aos seus 10 anos. E, como em todos os anos desde sua criação, há um ritual de passagem: o cabeçalho do blog é mudado.
Pela primeira vez em quase 10 anos, o cabeçalho é retocado e colorido por computador - quase todos os logotipos anteriores eram coloridos a mão, com lápis de cor. E aí, como ficou? Ficou bom? Ruim?
Relembrem agora os logotipos anteriores, desde o primeiro:
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
Muito obrigado a todos que nos acompanharam até aqui, que deixaram eventuais elogios e críticas ao meu trabalho de jornalismo amador.
O que vier, daqui em diante, dependerá dos rumos tomados após as eleições de 2018.
Mas quero sentir que estes 10 anos não foram em vão. Que custa tirar um tempo para deixar um comentário de motivação? Será que ainda sou relevante? Será que o que faço é certo? Será que estou no ramo certo?
Era isso, por enquanto.
Não queria ter preparado a postagem especial de 10 anos em um tom de depressão, mas com as notícias que tem chegado... Afinal, no que um blog contribuirá com relação à política, à situação no Rio de Janeiro, à crise econômica, à crise no mercado de livros e de quadrinhos, à destruição do Museu Nacional do Rio de Janeiro e...?
Desculpem.
Até mais.

Um comentário:

Lucas Cristovam disse...

Rafa!! 10 anos é uma marca imensa, cara! Parabéns!!! Eu me orgulho muito de cada uma das suas tiras (recentemente os dramas dos Bitifrendis têm sido minha parte favorita -- mas nem preciso falar sobre O Açougueiro, né?). Enfim, eu estou muito feliz por essa marca e venho aqui te congratular com muita alegria!!